Teacher Training for Prevention and Management of School Bullying Situations: A Systematic Literature Review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22123 |
Resumo: | This article presents a systematic review of empirical studies on teacher training in school bullying through goal analysis, research design, participants, dependent and independent variables, taught content and skills, training results, and research limitations. Ten databases were consulted, with 12 articles being selected. Although the studies involve teachers as participants, teacher training in bullying has not yet been the subject of study itself, as only four of the analyzed studies evaluated the effect of training in relation to the teacher. The lack of a detailed description of training contents, study procedures and lack of baseline and follow-up were important limitations. Possibilities for future research are discussed. |
id |
UNB-4_28714f229f66f4de06270915e51a63e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22123 |
network_acronym_str |
UNB-4 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Teacher Training for Prevention and Management of School Bullying Situations: A Systematic Literature ReviewCapacitação docente para prevenção e manejo do bullying: revisão sistemática de literaturaCapacitação docente para prevenção e manejo do bullying: revisão sistemática de literaturaTreinamento de Professores para Prevenção e Manejo de Situações de Bullying Escolar: Uma Revisão Sistemática de LiteraturaBullying, Teacher training, Teacher capacity, Building, Systematic reviewBullying, Capacitação de professores, Treinamentos de professores, Revisão sistemáticaThis article presents a systematic review of empirical studies on teacher training in school bullying through goal analysis, research design, participants, dependent and independent variables, taught content and skills, training results, and research limitations. Ten databases were consulted, with 12 articles being selected. Although the studies involve teachers as participants, teacher training in bullying has not yet been the subject of study itself, as only four of the analyzed studies evaluated the effect of training in relation to the teacher. The lack of a detailed description of training contents, study procedures and lack of baseline and follow-up were important limitations. Possibilities for future research are discussed.Este artigo apresenta uma revisão sistemática de pesquisas com o objetivo de investigar características e limitações dos estudos que capacitaram professores a intervir sobre bullying escolar. Buscou-se artigos em 10 bases de dados com os descritores: bullying OR bully AND “teacher training”; “bullying prevention” AND “teacher training” e “bullying prevention” e seus respectivos termos em português. Foram recuperados 1043 artigos, restando dez para a análise. Quatro estudos avaliaram o efeito da capacitação sobre o desempenho dos participantes e, destes, somente dois investigaram a habilidade/comportamento do professor. As capacitações limitam-se a transmitir informações ao invés de desenvolver comportamentos para professores serem hábeis a manejar situações de bullying escolar. Discute-se as limitações dos estudos e possibilidades para futuras intervenções.Este artigo apresenta uma revisão sistemática de pesquisas com o objetivo de investigar características e limitações dos estudos que capacitaram professores a intervir sobre bullying escolar. Buscou-se artigos em 10 bases de dados com os descritores: bullying OR bully AND “teacher training”; “bullying prevention” AND “teacher training” e “bullying prevention” e seus respectivos termos em português. Foram recuperados 1043 artigos, restando dez para a análise. Quatro estudos avaliaram o efeito da capacitação sobre o desempenho dos participantes e, destes, somente dois investigaram a habilidade/comportamento do professor. As capacitações limitam-se a transmitir informações ao invés de desenvolver comportamentos para professores serem hábeis a manejar situações de bullying escolar. Discute-se as limitações dos estudos e possibilidades para futuras intervenções.Este artigo apresenta uma revisão sistemática de estudos empíricos sobre treinamento de professores em bullying escolar por meio da análise de objetivos, delineamento da pesquisa, participantes, variáveis dependentes e independentes, conteúdos e habilidades ensinadas, resultados do treinamento e limitações das pesquisas. Foram consultadas 10 bases de dados, sendo selecionados 12 artigos. Apesar dos estudos envolverem professores como participantes, a capacitação docente em bullying ainda não tem sido objeto de estudo em si, pois apenas quatro das pesquisas analisadas avaliaram o efeito do treinamento em relação ao professor. A falta de descrição detalhada dos conteúdos das capacitações, dos procedimentos dos estudos e a ausência de linha de base e de follow up foram limitações importantes encontradas. Discutem-se possibilidades para pesquisas futuras.Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília2023-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/2212310.1590/0102.3772e39310.ptPsicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 39 (2023)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 39 (2023)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 39 (2023)Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 39 (2023)1806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporenghttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22123/37706https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22123/37707Copyright (c) 2023 Mariana Gomide Panosso, Nádia Kienen, Rachel de Faria Brinohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPanosso, Mariana GomideKienen, NádiaBrino, Rachel de Faria2023-07-18T14:31:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22123Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/oairevistaptp@gmail.com1806-34460102-3772opendoar:2023-07-18T14:31:18Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teacher Training for Prevention and Management of School Bullying Situations: A Systematic Literature Review Capacitação docente para prevenção e manejo do bullying: revisão sistemática de literatura Capacitação docente para prevenção e manejo do bullying: revisão sistemática de literatura Treinamento de Professores para Prevenção e Manejo de Situações de Bullying Escolar: Uma Revisão Sistemática de Literatura |
title |
Teacher Training for Prevention and Management of School Bullying Situations: A Systematic Literature Review |
spellingShingle |
Teacher Training for Prevention and Management of School Bullying Situations: A Systematic Literature Review Panosso, Mariana Gomide Bullying, Teacher training, Teacher capacity, Building, Systematic review Bullying, Capacitação de professores, Treinamentos de professores, Revisão sistemática |
title_short |
Teacher Training for Prevention and Management of School Bullying Situations: A Systematic Literature Review |
title_full |
Teacher Training for Prevention and Management of School Bullying Situations: A Systematic Literature Review |
title_fullStr |
Teacher Training for Prevention and Management of School Bullying Situations: A Systematic Literature Review |
title_full_unstemmed |
Teacher Training for Prevention and Management of School Bullying Situations: A Systematic Literature Review |
title_sort |
Teacher Training for Prevention and Management of School Bullying Situations: A Systematic Literature Review |
author |
Panosso, Mariana Gomide |
author_facet |
Panosso, Mariana Gomide Kienen, Nádia Brino, Rachel de Faria |
author_role |
author |
author2 |
Kienen, Nádia Brino, Rachel de Faria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Panosso, Mariana Gomide Kienen, Nádia Brino, Rachel de Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying, Teacher training, Teacher capacity, Building, Systematic review Bullying, Capacitação de professores, Treinamentos de professores, Revisão sistemática |
topic |
Bullying, Teacher training, Teacher capacity, Building, Systematic review Bullying, Capacitação de professores, Treinamentos de professores, Revisão sistemática |
description |
This article presents a systematic review of empirical studies on teacher training in school bullying through goal analysis, research design, participants, dependent and independent variables, taught content and skills, training results, and research limitations. Ten databases were consulted, with 12 articles being selected. Although the studies involve teachers as participants, teacher training in bullying has not yet been the subject of study itself, as only four of the analyzed studies evaluated the effect of training in relation to the teacher. The lack of a detailed description of training contents, study procedures and lack of baseline and follow-up were important limitations. Possibilities for future research are discussed. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22123 10.1590/0102.3772e39310.pt |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22123 |
identifier_str_mv |
10.1590/0102.3772e39310.pt |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22123/37706 https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22123/37707 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Mariana Gomide Panosso, Nádia Kienen, Rachel de Faria Brino http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Mariana Gomide Panosso, Nádia Kienen, Rachel de Faria Brino http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 39 (2023) Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 39 (2023) Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 39 (2023) Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 39 (2023) 1806-3446 0102-3772 reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaptp@gmail.com |
_version_ |
1800211714732457984 |