Teacher Training for Prevention and Management of School Bullying Situations: A Systematic Literature Review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Panosso, Mariana Gomide
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Kienen, Nádia, Brino, Rachel de Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22123
Resumo: This article presents a systematic review of empirical studies on teacher training in school bullying through goal analysis, research design, participants, dependent and independent variables, taught content and skills, training results, and research limitations. Ten databases were consulted, with 12 articles being selected. Although the studies involve teachers as participants, teacher training in bullying has not yet been the subject of study itself, as only four of the analyzed studies evaluated the effect of training in relation to the teacher. The lack of a detailed description of training contents, study procedures and lack of baseline and follow-up were important limitations. Possibilities for future research are discussed.
id UNB-4_28714f229f66f4de06270915e51a63e6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22123
network_acronym_str UNB-4
network_name_str Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
repository_id_str
spelling Teacher Training for Prevention and Management of School Bullying Situations: A Systematic Literature ReviewCapacitação docente para prevenção e manejo do bullying: revisão sistemática de literaturaCapacitação docente para prevenção e manejo do bullying: revisão sistemática de literaturaTreinamento de Professores para Prevenção e Manejo de Situações de Bullying Escolar: Uma Revisão Sistemática de LiteraturaBullying, Teacher training, Teacher capacity, Building, Systematic reviewBullying, Capacitação de professores, Treinamentos de professores, Revisão sistemáticaThis article presents a systematic review of empirical studies on teacher training in school bullying through goal analysis, research design, participants, dependent and independent variables, taught content and skills, training results, and research limitations. Ten databases were consulted, with 12 articles being selected. Although the studies involve teachers as participants, teacher training in bullying has not yet been the subject of study itself, as only four of the analyzed studies evaluated the effect of training in relation to the teacher. The lack of a detailed description of training contents, study procedures and lack of baseline and follow-up were important limitations. Possibilities for future research are discussed.Este artigo apresenta uma revisão sistemática de pesquisas com o objetivo de investigar características e limitações dos estudos que capacitaram professores a intervir sobre bullying escolar. Buscou-se artigos em 10 bases de dados com os descritores: bullying OR bully AND “teacher training”; “bullying prevention” AND “teacher training” e “bullying prevention” e seus respectivos termos em português. Foram recuperados 1043 artigos, restando dez para a análise. Quatro estudos avaliaram o efeito da capacitação sobre o desempenho dos participantes e, destes, somente dois investigaram a habilidade/comportamento do professor. As capacitações limitam-se a transmitir informações ao invés de desenvolver comportamentos para professores serem hábeis a manejar situações de bullying escolar. Discute-se as limitações dos estudos e possibilidades para futuras intervenções.Este artigo apresenta uma revisão sistemática de pesquisas com o objetivo de investigar características e limitações dos estudos que capacitaram professores a intervir sobre bullying escolar. Buscou-se artigos em 10 bases de dados com os descritores: bullying OR bully AND “teacher training”; “bullying prevention” AND “teacher training” e “bullying prevention” e seus respectivos termos em português. Foram recuperados 1043 artigos, restando dez para a análise. Quatro estudos avaliaram o efeito da capacitação sobre o desempenho dos participantes e, destes, somente dois investigaram a habilidade/comportamento do professor. As capacitações limitam-se a transmitir informações ao invés de desenvolver comportamentos para professores serem hábeis a manejar situações de bullying escolar. Discute-se as limitações dos estudos e possibilidades para futuras intervenções.Este artigo apresenta uma revisão sistemática de estudos empíricos sobre treinamento de professores em bullying escolar por meio da análise de objetivos, delineamento da pesquisa, participantes, variáveis dependentes e independentes, conteúdos e habilidades ensinadas, resultados do treinamento e limitações das pesquisas. Foram consultadas 10 bases de dados, sendo selecionados 12 artigos. Apesar dos estudos envolverem professores como participantes, a capacitação docente em bullying ainda não tem sido objeto de estudo em si, pois apenas quatro das pesquisas analisadas avaliaram o efeito do treinamento em relação ao professor. A falta de descrição detalhada dos conteúdos das capacitações, dos procedimentos dos estudos e a ausência de linha de base e de follow up foram limitações importantes encontradas. Discutem-se possibilidades para pesquisas futuras.Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília2023-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/2212310.1590/0102.3772e39310.ptPsicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 39 (2023)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 39 (2023)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 39 (2023)Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 39 (2023)1806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporenghttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22123/37706https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22123/37707Copyright (c) 2023 Mariana Gomide Panosso, Nádia Kienen, Rachel de Faria Brinohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPanosso, Mariana GomideKienen, NádiaBrino, Rachel de Faria2023-07-18T14:31:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22123Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/oairevistaptp@gmail.com1806-34460102-3772opendoar:2023-07-18T14:31:18Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Teacher Training for Prevention and Management of School Bullying Situations: A Systematic Literature Review
Capacitação docente para prevenção e manejo do bullying: revisão sistemática de literatura
Capacitação docente para prevenção e manejo do bullying: revisão sistemática de literatura
Treinamento de Professores para Prevenção e Manejo de Situações de Bullying Escolar: Uma Revisão Sistemática de Literatura
title Teacher Training for Prevention and Management of School Bullying Situations: A Systematic Literature Review
spellingShingle Teacher Training for Prevention and Management of School Bullying Situations: A Systematic Literature Review
Panosso, Mariana Gomide
Bullying, Teacher training, Teacher capacity, Building, Systematic review
Bullying, Capacitação de professores, Treinamentos de professores, Revisão sistemática
title_short Teacher Training for Prevention and Management of School Bullying Situations: A Systematic Literature Review
title_full Teacher Training for Prevention and Management of School Bullying Situations: A Systematic Literature Review
title_fullStr Teacher Training for Prevention and Management of School Bullying Situations: A Systematic Literature Review
title_full_unstemmed Teacher Training for Prevention and Management of School Bullying Situations: A Systematic Literature Review
title_sort Teacher Training for Prevention and Management of School Bullying Situations: A Systematic Literature Review
author Panosso, Mariana Gomide
author_facet Panosso, Mariana Gomide
Kienen, Nádia
Brino, Rachel de Faria
author_role author
author2 Kienen, Nádia
Brino, Rachel de Faria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Panosso, Mariana Gomide
Kienen, Nádia
Brino, Rachel de Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying, Teacher training, Teacher capacity, Building, Systematic review
Bullying, Capacitação de professores, Treinamentos de professores, Revisão sistemática
topic Bullying, Teacher training, Teacher capacity, Building, Systematic review
Bullying, Capacitação de professores, Treinamentos de professores, Revisão sistemática
description This article presents a systematic review of empirical studies on teacher training in school bullying through goal analysis, research design, participants, dependent and independent variables, taught content and skills, training results, and research limitations. Ten databases were consulted, with 12 articles being selected. Although the studies involve teachers as participants, teacher training in bullying has not yet been the subject of study itself, as only four of the analyzed studies evaluated the effect of training in relation to the teacher. The lack of a detailed description of training contents, study procedures and lack of baseline and follow-up were important limitations. Possibilities for future research are discussed.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22123
10.1590/0102.3772e39310.pt
url https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22123
identifier_str_mv 10.1590/0102.3772e39310.pt
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22123/37706
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22123/37707
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Mariana Gomide Panosso, Nádia Kienen, Rachel de Faria Brino
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Mariana Gomide Panosso, Nádia Kienen, Rachel de Faria Brino
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 39 (2023)
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 39 (2023)
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 39 (2023)
Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 39 (2023)
1806-3446
0102-3772
reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
collection Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv revistaptp@gmail.com
_version_ 1800211714732457984