Convencionalidade na Aquisição de Verbos:: Estudo Comparativo das Análises Dicotômicas e Contínuas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17555 |
Resumo: | Conventionality is a pragmatic principle of lexical acquisition which makes the adequacy of words to thecontext possible. The aim of this study was to compare dichotomic and continuous analysis in the classification of this pragmaticprinciple. The data were obtained by an actions naming task composed of 17 brief videos, applied to 37 children aged between2:0 and 3:0 and 43 children aged between 3:1 and 4:5. Two analyses were compared: (1) dichotomic - verbs classified as nonconventional or conventional; and (2) continuous, scores between 1 and 5, obtained using a Likert scale. The results showedthat the two kinds of analysis distinguish the age groups, although the continuous analysis presents advantages, revealing moredetails about the verbs lexical development. |
id |
UNB-4_8e6e8238ac98d4d798921f3372997422 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17555 |
network_acronym_str |
UNB-4 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Convencionalidade na Aquisição de Verbos:: Estudo Comparativo das Análises Dicotômicas e ContínuasPsicologia; Psicolinguística cognitivaConvencionalidadeAquisição lexicalVerbosCriançasEscala LikertConventionalityLexical acquisitionVerbsChildrenLikert scaleConventionality is a pragmatic principle of lexical acquisition which makes the adequacy of words to thecontext possible. The aim of this study was to compare dichotomic and continuous analysis in the classification of this pragmaticprinciple. The data were obtained by an actions naming task composed of 17 brief videos, applied to 37 children aged between2:0 and 3:0 and 43 children aged between 3:1 and 4:5. Two analyses were compared: (1) dichotomic - verbs classified as nonconventional or conventional; and (2) continuous, scores between 1 and 5, obtained using a Likert scale. The results showedthat the two kinds of analysis distinguish the age groups, although the continuous analysis presents advantages, revealing moredetails about the verbs lexical development.A convencionalidade é um princípio pragmático da aquisição lexical, segundo o qual os falantes esperam que determinada palavra seja utilizada em determinado contexto, de acordo com parâmetros de sua comunidade linguística. O objetivo deste estudo foi comparar a convencionalidade dos verbos em 80 crianças com idades entre 2:0 e 4:5, divididas em 2 grupos etários. As crianças responderam a uma tarefa de nomeação de ações, composta por 17 vídeos breves. Foram comparadas duas análises: (1) dicotômica ”“ verbos classificados como não convencionais ou convencionais; e (2) contínua ”“ escores variando entre 1 e 5, obtidos por escala likert. Os resultados mostraram que as duas formas de análises são válidas para diferenciar os grupos, embora a análise contínua apresente vantagens conceituais e práticas.Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília2012-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17555Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 28 No. 1 (2012): Revista Psicologia Teoria e pesquisa; 77-85Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 28 Núm. 1 (2012): Revista Psicologia Teoria e pesquisa; 77-85Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 28 No. 1 (2012): Revista Psicologia Teoria e pesquisa; 77-85Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 28 n. 1 (2012): Revista Psicologia Teoria e pesquisa; 77-851806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17555/16067https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17555/16888Rodrigues, Jaqueline de CarvalhoTonietto, LaurenSperb, Tania MaraParente, Maria Alice de Mattos Pimentainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-25T15:02:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17555Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/oairevistaptp@gmail.com1806-34460102-3772opendoar:2018-10-25T15:02:35Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Convencionalidade na Aquisição de Verbos:: Estudo Comparativo das Análises Dicotômicas e Contínuas |
title |
Convencionalidade na Aquisição de Verbos:: Estudo Comparativo das Análises Dicotômicas e Contínuas |
spellingShingle |
Convencionalidade na Aquisição de Verbos:: Estudo Comparativo das Análises Dicotômicas e Contínuas Rodrigues, Jaqueline de Carvalho Psicologia; Psicolinguística cognitiva Convencionalidade Aquisição lexical Verbos Crianças Escala Likert Conventionality Lexical acquisition Verbs Children Likert scale |
title_short |
Convencionalidade na Aquisição de Verbos:: Estudo Comparativo das Análises Dicotômicas e Contínuas |
title_full |
Convencionalidade na Aquisição de Verbos:: Estudo Comparativo das Análises Dicotômicas e Contínuas |
title_fullStr |
Convencionalidade na Aquisição de Verbos:: Estudo Comparativo das Análises Dicotômicas e Contínuas |
title_full_unstemmed |
Convencionalidade na Aquisição de Verbos:: Estudo Comparativo das Análises Dicotômicas e Contínuas |
title_sort |
Convencionalidade na Aquisição de Verbos:: Estudo Comparativo das Análises Dicotômicas e Contínuas |
author |
Rodrigues, Jaqueline de Carvalho |
author_facet |
Rodrigues, Jaqueline de Carvalho Tonietto, Lauren Sperb, Tania Mara Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta |
author_role |
author |
author2 |
Tonietto, Lauren Sperb, Tania Mara Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Jaqueline de Carvalho Tonietto, Lauren Sperb, Tania Mara Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia; Psicolinguística cognitiva Convencionalidade Aquisição lexical Verbos Crianças Escala Likert Conventionality Lexical acquisition Verbs Children Likert scale |
topic |
Psicologia; Psicolinguística cognitiva Convencionalidade Aquisição lexical Verbos Crianças Escala Likert Conventionality Lexical acquisition Verbs Children Likert scale |
description |
Conventionality is a pragmatic principle of lexical acquisition which makes the adequacy of words to thecontext possible. The aim of this study was to compare dichotomic and continuous analysis in the classification of this pragmaticprinciple. The data were obtained by an actions naming task composed of 17 brief videos, applied to 37 children aged between2:0 and 3:0 and 43 children aged between 3:1 and 4:5. Two analyses were compared: (1) dichotomic - verbs classified as nonconventional or conventional; and (2) continuous, scores between 1 and 5, obtained using a Likert scale. The results showedthat the two kinds of analysis distinguish the age groups, although the continuous analysis presents advantages, revealing moredetails about the verbs lexical development. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17555 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17555/16067 https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17555/16888 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 28 No. 1 (2012): Revista Psicologia Teoria e pesquisa; 77-85 Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 28 Núm. 1 (2012): Revista Psicologia Teoria e pesquisa; 77-85 Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 28 No. 1 (2012): Revista Psicologia Teoria e pesquisa; 77-85 Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 28 n. 1 (2012): Revista Psicologia Teoria e pesquisa; 77-85 1806-3446 0102-3772 reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaptp@gmail.com |
_version_ |
1800211712269352960 |