Convencionalidade na aquisição de verbos : estudo comparativo das análises dicotômicas e contínuas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Jaqueline de Carvalho
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Tonietto, Lauren, Sperb, Tania Mara, Pimenta, Maria Alice de Mattos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98965
Resumo: A convencionalidade é um princípio pragmático da aquisição lexical que possibilita a adequação das palavras ao contexto. O objetivo deste estudo foi comparar dois tipos de análise – dicotômica e contínua – da convencionalidade dos verbos, obtidos por meio de uma tarefa de nomeação de ações composta por 17 vídeos breves, aplicada a 37 crianças com idades entre 2:0 e 3:0 e 43 crianças entre 3:1 e 4:5. Foram comparadas duas análises: (1) dicotômica – verbos classificados como não convencionais ou convencionais; e (2) contínua – escores entre 1 e 5, obtidos por escala likert. Os resultados mostraram que as duas formas de análise diferenciam os grupos etários, embora a análise contínua apresente vantagens, revelando mais detalhes do desenvolvimento do léxico de verbos.
id UFRGS-2_39dce14e872427413f2462af7cf699e8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98965
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Jaqueline de CarvalhoTonietto, LaurenSperb, Tania MaraPimenta, Maria Alice de Mattos2014-07-30T02:04:44Z20120102-3772http://hdl.handle.net/10183/98965000859797A convencionalidade é um princípio pragmático da aquisição lexical que possibilita a adequação das palavras ao contexto. O objetivo deste estudo foi comparar dois tipos de análise – dicotômica e contínua – da convencionalidade dos verbos, obtidos por meio de uma tarefa de nomeação de ações composta por 17 vídeos breves, aplicada a 37 crianças com idades entre 2:0 e 3:0 e 43 crianças entre 3:1 e 4:5. Foram comparadas duas análises: (1) dicotômica – verbos classificados como não convencionais ou convencionais; e (2) contínua – escores entre 1 e 5, obtidos por escala likert. Os resultados mostraram que as duas formas de análise diferenciam os grupos etários, embora a análise contínua apresente vantagens, revelando mais detalhes do desenvolvimento do léxico de verbos.Conventionality is a pragmatic principle of lexical acquisition which makes the adequacy of words to the context possible. The aim of this study was to compare dichotomic and continuous analysis in the classification of this pragmatic principle. The data were obtained by an actions naming task composed of 17 brief videos, applied to 37 children aged between 2:0 and 3:0 and 43 children aged between 3:1 and 4:5. Two analyses were compared: (1) dichotomic - verbs classified as non conventional or conventional; and (2) continuous, scores between 1 and 5, obtained using a Likert scale. The results showed that the two kinds of analysis distinguish the age groups, although the continuous analysis presents advantages, revealing more details about the verbs lexical development.application/pdfporPsicologia : Teoria e Pesquisa. Brasilia. Vol. 28, n.1 (jan./mar. 2012), p.Desenvolvimento da linguagemPsicolinguísticaCriançasConventionalityLexical acquisitionVerbsChildrenLikert scaleConvencionalidade na aquisição de verbos : estudo comparativo das análises dicotômicas e contínuasConventionality in verb acquisition : a comparative study of dichotomic and continuous analysisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000859797.pdf000859797.pdfTexto completoapplication/pdf425653http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98965/1/000859797.pdfdcbf7a0198d99761c87fbd2b5cb0f347MD51TEXT000859797.pdf.txt000859797.pdf.txtExtracted Texttext/plain46417http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98965/2/000859797.pdf.txt378ccf6ee7667cd17ebeb0bf59db04f4MD52THUMBNAIL000859797.pdf.jpg000859797.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98965/3/000859797.pdf.jpg937d4bbe2a786138f864bfc50fe15d1bMD5310183/989652018-11-29 02:46:16.820296oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98965Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-29T04:46:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Convencionalidade na aquisição de verbos : estudo comparativo das análises dicotômicas e contínuas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Conventionality in verb acquisition : a comparative study of dichotomic and continuous analysis
title Convencionalidade na aquisição de verbos : estudo comparativo das análises dicotômicas e contínuas
spellingShingle Convencionalidade na aquisição de verbos : estudo comparativo das análises dicotômicas e contínuas
Rodrigues, Jaqueline de Carvalho
Desenvolvimento da linguagem
Psicolinguística
Crianças
Conventionality
Lexical acquisition
Verbs
Children
Likert scale
title_short Convencionalidade na aquisição de verbos : estudo comparativo das análises dicotômicas e contínuas
title_full Convencionalidade na aquisição de verbos : estudo comparativo das análises dicotômicas e contínuas
title_fullStr Convencionalidade na aquisição de verbos : estudo comparativo das análises dicotômicas e contínuas
title_full_unstemmed Convencionalidade na aquisição de verbos : estudo comparativo das análises dicotômicas e contínuas
title_sort Convencionalidade na aquisição de verbos : estudo comparativo das análises dicotômicas e contínuas
author Rodrigues, Jaqueline de Carvalho
author_facet Rodrigues, Jaqueline de Carvalho
Tonietto, Lauren
Sperb, Tania Mara
Pimenta, Maria Alice de Mattos
author_role author
author2 Tonietto, Lauren
Sperb, Tania Mara
Pimenta, Maria Alice de Mattos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Jaqueline de Carvalho
Tonietto, Lauren
Sperb, Tania Mara
Pimenta, Maria Alice de Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento da linguagem
Psicolinguística
Crianças
topic Desenvolvimento da linguagem
Psicolinguística
Crianças
Conventionality
Lexical acquisition
Verbs
Children
Likert scale
dc.subject.eng.fl_str_mv Conventionality
Lexical acquisition
Verbs
Children
Likert scale
description A convencionalidade é um princípio pragmático da aquisição lexical que possibilita a adequação das palavras ao contexto. O objetivo deste estudo foi comparar dois tipos de análise – dicotômica e contínua – da convencionalidade dos verbos, obtidos por meio de uma tarefa de nomeação de ações composta por 17 vídeos breves, aplicada a 37 crianças com idades entre 2:0 e 3:0 e 43 crianças entre 3:1 e 4:5. Foram comparadas duas análises: (1) dicotômica – verbos classificados como não convencionais ou convencionais; e (2) contínua – escores entre 1 e 5, obtidos por escala likert. Os resultados mostraram que as duas formas de análise diferenciam os grupos etários, embora a análise contínua apresente vantagens, revelando mais detalhes do desenvolvimento do léxico de verbos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-30T02:04:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98965
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-3772
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000859797
identifier_str_mv 0102-3772
000859797
url http://hdl.handle.net/10183/98965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia : Teoria e Pesquisa. Brasilia. Vol. 28, n.1 (jan./mar. 2012), p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98965/1/000859797.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98965/2/000859797.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98965/3/000859797.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dcbf7a0198d99761c87fbd2b5cb0f347
378ccf6ee7667cd17ebeb0bf59db04f4
937d4bbe2a786138f864bfc50fe15d1b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224843291525120