The Impact of Leadership on Work Teams Learning Behaviors
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22793 |
Resumo: | Teams have been consolidated as strategic units in organizations, as well as their learning behaviors as one of the most effective group processes for results achievement; and the leader has exercised a fundamental role. The aim of this study was to analyze the predictive role of transactional and transformational leadership styles on the team learning behaviors. The testing was conducted with 79 teams, mean of 10 people per team, members of six companies, which responded to instruments about leadership styles and learning behaviors in a face-to-face collection. The results, meso level, revealed that leadership explains 18,4% of learning behaviors. It is understandable, then, the importance of the leader for creating adequate environment for sharing and learning of the teams. |
id |
UNB-4_a884610796f9e9a27c2cd28db1e142eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22793 |
network_acronym_str |
UNB-4 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The Impact of Leadership on Work Teams Learning BehaviorsO Impacto da Liderança nos Comportamentos de Aprendizagem das Equipes de TrabalhoO Impacto da Liderança nos Comportamentos de Aprendizagem das Equipes de TrabalhoO Impacto da Liderança nos Comportamentos de Aprendizagem das Equipes de Trabalho*Teams, Team learning, LeadershipEquipes, Aprendizagem de equipes, LiderançaTeams have been consolidated as strategic units in organizations, as well as their learning behaviors as one of the most effective group processes for results achievement; and the leader has exercised a fundamental role. The aim of this study was to analyze the predictive role of transactional and transformational leadership styles on the team learning behaviors. The testing was conducted with 79 teams, mean of 10 people per team, members of six companies, which responded to instruments about leadership styles and learning behaviors in a face-to-face collection. The results, meso level, revealed that leadership explains 18,4% of learning behaviors. It is understandable, then, the importance of the leader for creating adequate environment for sharing and learning of the teams. As equipes têm se consolidado como unidades estratégicas nas organizações, assim como seus comportamentos de aprendizagem consolidam-se como um dos processos grupais mais efetivos para atingimento de resultados; o líder tem exercido papel fundamental nesta relação. O objetivo deste estudo foi mensurar o papel preditivo dos estilos de liderança transacional e transformacional sobre os comportamentos de aprendizagem da equipe. A testagem empírica foi realizada com 79 equipes, integrantes de 6 empresas do varejo, que responderam à instrumentos sobre estilo de liderança e comportamentos de aprendizagem em uma coleta presencial. Os resultados revelaram que a liderança explica 18,4% dos comportamentos de aprendizagem. Depreende-se, então, a importância do líder para criação de ambiente propícios ao compartilhamento e aprendizagem de equipes. As equipes têm se consolidado como unidades estratégicas nas organizações, assim como seus comportamentos de aprendizagem consolidam-se como um dos processos grupais mais efetivos para atingimento de resultados; o líder tem exercido papel fundamental nesta relação. O objetivo deste estudo foi mensurar o papel preditivo dos estilos de liderança transacional e transformacional sobre os comportamentos de aprendizagem da equipe. A testagem empírica foi realizada com 79 equipes, integrantes de 6 empresas do varejo, que responderam à instrumentos sobre estilo de liderança e comportamentos de aprendizagem em uma coleta presencial. Os resultados revelaram que a liderança explica 18,4% dos comportamentos de aprendizagem. Depreende-se, então, a importância do líder para criação de ambiente propícios ao compartilhamento e aprendizagem de equipes. As equipes têm se consolidado como unidades estratégicas nas organizações, assim como seus comportamentos de aprendizagem consolidam-se como um dos processos grupais mais efetivos para atingimento de resultados, com o líder exercendo papel fundamental. O objetivo deste estudo foi mensurar o papel preditivo dos estilos de liderança transacional e transformacional sobre os comportamentos de aprendizagem da equipe. A testagem foi realizada com 79 equipes, média de 10 pessoas por equipe, integrantes de seis empresas, que responderam instrumentos sobre estilo de liderança e comportamentos de aprendizagem, presencialmente. Os resultados, nível meso, revelaram que a liderança explica 18,4% dos comportamentos de aprendizagem. Depreende-se, então, a importância do líder para criação de ambiente propícios ao compartilhamento e aprendizagem de equipes. Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília2023-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/2279310.1590/0102.3772e39509.ptPsicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 39 (2023)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 39 (2023)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 39 (2023)Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 39 (2023)1806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22793/38639Copyright (c) 2023 Rafaella de Andrade Vieira, Katia Elizabeth Puente-Palacioshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Rafaella de AndradePuente-Palacios, Katia Elizabeth2023-10-09T12:13:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22793Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/oairevistaptp@gmail.com1806-34460102-3772opendoar:2023-10-09T12:13:54Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The Impact of Leadership on Work Teams Learning Behaviors O Impacto da Liderança nos Comportamentos de Aprendizagem das Equipes de Trabalho O Impacto da Liderança nos Comportamentos de Aprendizagem das Equipes de Trabalho O Impacto da Liderança nos Comportamentos de Aprendizagem das Equipes de Trabalho* |
title |
The Impact of Leadership on Work Teams Learning Behaviors |
spellingShingle |
The Impact of Leadership on Work Teams Learning Behaviors Vieira, Rafaella de Andrade Teams, Team learning, Leadership Equipes, Aprendizagem de equipes, Liderança |
title_short |
The Impact of Leadership on Work Teams Learning Behaviors |
title_full |
The Impact of Leadership on Work Teams Learning Behaviors |
title_fullStr |
The Impact of Leadership on Work Teams Learning Behaviors |
title_full_unstemmed |
The Impact of Leadership on Work Teams Learning Behaviors |
title_sort |
The Impact of Leadership on Work Teams Learning Behaviors |
author |
Vieira, Rafaella de Andrade |
author_facet |
Vieira, Rafaella de Andrade Puente-Palacios, Katia Elizabeth |
author_role |
author |
author2 |
Puente-Palacios, Katia Elizabeth |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Rafaella de Andrade Puente-Palacios, Katia Elizabeth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teams, Team learning, Leadership Equipes, Aprendizagem de equipes, Liderança |
topic |
Teams, Team learning, Leadership Equipes, Aprendizagem de equipes, Liderança |
description |
Teams have been consolidated as strategic units in organizations, as well as their learning behaviors as one of the most effective group processes for results achievement; and the leader has exercised a fundamental role. The aim of this study was to analyze the predictive role of transactional and transformational leadership styles on the team learning behaviors. The testing was conducted with 79 teams, mean of 10 people per team, members of six companies, which responded to instruments about leadership styles and learning behaviors in a face-to-face collection. The results, meso level, revealed that leadership explains 18,4% of learning behaviors. It is understandable, then, the importance of the leader for creating adequate environment for sharing and learning of the teams. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22793 10.1590/0102.3772e39509.pt |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22793 |
identifier_str_mv |
10.1590/0102.3772e39509.pt |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22793/38639 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rafaella de Andrade Vieira, Katia Elizabeth Puente-Palacios http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rafaella de Andrade Vieira, Katia Elizabeth Puente-Palacios http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 39 (2023) Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 39 (2023) Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 39 (2023) Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 39 (2023) 1806-3446 0102-3772 reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaptp@gmail.com |
_version_ |
1800211714796421120 |