The Impact of Leadership on Work Teams Learning Behaviors

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Rafaella de Andrade
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Puente-Palacios, Katia Elizabeth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22793
Resumo: Teams have been consolidated as strategic units in organizations, as well as their learning behaviors as one of the most effective group processes for results achievement; and the leader has exercised a fundamental role. The aim of this study was to analyze the predictive role of transactional and transformational leadership styles on the team learning behaviors. The testing was conducted with 79 teams, mean of 10 people per team, members of six companies, which responded to instruments about leadership styles and learning behaviors in a face-to-face collection. The results, meso level, revealed that leadership explains 18,4% of learning behaviors. It is understandable, then, the importance of the leader for creating adequate environment for sharing and learning of the teams.  
id UNB-4_a884610796f9e9a27c2cd28db1e142eb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22793
network_acronym_str UNB-4
network_name_str Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
repository_id_str
spelling The Impact of Leadership on Work Teams Learning BehaviorsO Impacto da Liderança nos Comportamentos de Aprendizagem das Equipes de TrabalhoO Impacto da Liderança nos Comportamentos de Aprendizagem das Equipes de TrabalhoO Impacto da Liderança nos Comportamentos de Aprendizagem das Equipes de Trabalho*Teams, Team learning, LeadershipEquipes, Aprendizagem de equipes, LiderançaTeams have been consolidated as strategic units in organizations, as well as their learning behaviors as one of the most effective group processes for results achievement; and the leader has exercised a fundamental role. The aim of this study was to analyze the predictive role of transactional and transformational leadership styles on the team learning behaviors. The testing was conducted with 79 teams, mean of 10 people per team, members of six companies, which responded to instruments about leadership styles and learning behaviors in a face-to-face collection. The results, meso level, revealed that leadership explains 18,4% of learning behaviors. It is understandable, then, the importance of the leader for creating adequate environment for sharing and learning of the teams.   As equipes têm se consolidado como unidades estratégicas nas organizações, assim como seus comportamentos de aprendizagem consolidam-se como um dos processos grupais mais efetivos para atingimento de resultados; o líder tem exercido papel fundamental nesta relação. O objetivo deste estudo foi mensurar o papel preditivo dos estilos de liderança transacional e transformacional sobre os comportamentos de aprendizagem da equipe. A testagem empírica foi realizada com 79 equipes, integrantes de 6 empresas do varejo, que responderam à instrumentos sobre estilo de liderança e comportamentos de aprendizagem em uma coleta presencial. Os resultados revelaram que a liderança explica 18,4% dos comportamentos de aprendizagem. Depreende-se, então, a importância do líder para criação de ambiente propícios ao compartilhamento e aprendizagem de equipes.   As equipes têm se consolidado como unidades estratégicas nas organizações, assim como seus comportamentos de aprendizagem consolidam-se como um dos processos grupais mais efetivos para atingimento de resultados; o líder tem exercido papel fundamental nesta relação. O objetivo deste estudo foi mensurar o papel preditivo dos estilos de liderança transacional e transformacional sobre os comportamentos de aprendizagem da equipe. A testagem empírica foi realizada com 79 equipes, integrantes de 6 empresas do varejo, que responderam à instrumentos sobre estilo de liderança e comportamentos de aprendizagem em uma coleta presencial. Os resultados revelaram que a liderança explica 18,4% dos comportamentos de aprendizagem. Depreende-se, então, a importância do líder para criação de ambiente propícios ao compartilhamento e aprendizagem de equipes.  As equipes têm se consolidado como unidades estratégicas nas organizações, assim como seus comportamentos de aprendizagem consolidam-se como um dos processos grupais mais efetivos para atingimento de resultados, com o líder exercendo papel fundamental. O objetivo deste estudo foi mensurar o papel preditivo dos estilos de liderança transacional e transformacional sobre os comportamentos de aprendizagem da equipe. A testagem foi realizada com 79 equipes, média de 10 pessoas por equipe, integrantes de seis empresas, que responderam instrumentos sobre estilo de liderança e comportamentos de aprendizagem, presencialmente. Os resultados, nível meso, revelaram que a liderança explica 18,4% dos comportamentos de aprendizagem. Depreende-se, então, a importância do líder para criação de ambiente propícios ao compartilhamento e aprendizagem de equipes.  Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília2023-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/2279310.1590/0102.3772e39509.ptPsicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 39 (2023)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 39 (2023)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 39 (2023)Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 39 (2023)1806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22793/38639Copyright (c) 2023 Rafaella de Andrade Vieira, Katia Elizabeth Puente-Palacioshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Rafaella de AndradePuente-Palacios, Katia Elizabeth2023-10-09T12:13:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22793Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/oairevistaptp@gmail.com1806-34460102-3772opendoar:2023-10-09T12:13:54Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv The Impact of Leadership on Work Teams Learning Behaviors
O Impacto da Liderança nos Comportamentos de Aprendizagem das Equipes de Trabalho
O Impacto da Liderança nos Comportamentos de Aprendizagem das Equipes de Trabalho
O Impacto da Liderança nos Comportamentos de Aprendizagem das Equipes de Trabalho*
title The Impact of Leadership on Work Teams Learning Behaviors
spellingShingle The Impact of Leadership on Work Teams Learning Behaviors
Vieira, Rafaella de Andrade
Teams, Team learning, Leadership
Equipes, Aprendizagem de equipes, Liderança
title_short The Impact of Leadership on Work Teams Learning Behaviors
title_full The Impact of Leadership on Work Teams Learning Behaviors
title_fullStr The Impact of Leadership on Work Teams Learning Behaviors
title_full_unstemmed The Impact of Leadership on Work Teams Learning Behaviors
title_sort The Impact of Leadership on Work Teams Learning Behaviors
author Vieira, Rafaella de Andrade
author_facet Vieira, Rafaella de Andrade
Puente-Palacios, Katia Elizabeth
author_role author
author2 Puente-Palacios, Katia Elizabeth
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Rafaella de Andrade
Puente-Palacios, Katia Elizabeth
dc.subject.por.fl_str_mv Teams, Team learning, Leadership
Equipes, Aprendizagem de equipes, Liderança
topic Teams, Team learning, Leadership
Equipes, Aprendizagem de equipes, Liderança
description Teams have been consolidated as strategic units in organizations, as well as their learning behaviors as one of the most effective group processes for results achievement; and the leader has exercised a fundamental role. The aim of this study was to analyze the predictive role of transactional and transformational leadership styles on the team learning behaviors. The testing was conducted with 79 teams, mean of 10 people per team, members of six companies, which responded to instruments about leadership styles and learning behaviors in a face-to-face collection. The results, meso level, revealed that leadership explains 18,4% of learning behaviors. It is understandable, then, the importance of the leader for creating adequate environment for sharing and learning of the teams.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22793
10.1590/0102.3772e39509.pt
url https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22793
identifier_str_mv 10.1590/0102.3772e39509.pt
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22793/38639
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Rafaella de Andrade Vieira, Katia Elizabeth Puente-Palacios
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Rafaella de Andrade Vieira, Katia Elizabeth Puente-Palacios
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 39 (2023)
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 39 (2023)
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 39 (2023)
Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 39 (2023)
1806-3446
0102-3772
reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
collection Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv revistaptp@gmail.com
_version_ 1800211714796421120