Relationships Between Parental Support and Recognition of Emotional Facial Expressions in Pre-Adolescents

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loos, Victória Niebuhr
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lopes, Fernanda Machado, Menezes, Carolina Baptista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22755
Resumo: This study analyzed the relationship between parental support and the ability to recognize emotional facial expressions in pre-adolescents through an integrative review of empirical research in the last ten years. Twelve publications were found, which mainly used computerized tasks to evaluate the recognition of facial expressions, most of which were cross-sectional studies. There was an association of positive parental practices with better ability to recognize children's facial expressions, as well as negative aspects of parenting were associated with worse recognition of facial expressions and favoring the recognition of negative expressions, with some of these results presenting contradictions. It discusses the importance of this ability for the development of youth, highlights methodological gaps and suggestions to advance studies in the area.
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spelling Relationships Between Parental Support and Recognition of Emotional Facial Expressions in Pre-AdolescentsRelações Entre Suporte Parental e Reconhecimento de Expressões Faciais Emocionais em Pré-AdolescentesRelações Entre Suporte Parental e Reconhecimento de Expressões Faciais Emocionais em Pré-AdolescentesRelações Entre Suporte Parental e Reconhecimento de Expressões Faciais Emocionais em Pré-AdolescentesParental support, Emotional facial expression, pre-adolescence, integrative reviewSuporte parental, Expressões faciais emocionais, pré-adolescentes, revisão integrativaThis study analyzed the relationship between parental support and the ability to recognize emotional facial expressions in pre-adolescents through an integrative review of empirical research in the last ten years. Twelve publications were found, which mainly used computerized tasks to evaluate the recognition of facial expressions, most of which were cross-sectional studies. There was an association of positive parental practices with better ability to recognize children's facial expressions, as well as negative aspects of parenting were associated with worse recognition of facial expressions and favoring the recognition of negative expressions, with some of these results presenting contradictions. It discusses the importance of this ability for the development of youth, highlights methodological gaps and suggestions to advance studies in the area. Este estudo analisou a relação entre suporte parental e habilidade de reconhecer expressões faciais emocionais em pré-adolescentes através de uma revisão integrativa de pesquisas empíricas dos últimos dez anos. Foram encontradas 12 publicações, as quais utilizaram principalmente tarefas computadorizadas para avaliar o reconhecimento de expressões faciais, sendo a maioria estudos transversais. Houve uma associação de práticas parentais positivas com uma melhor habilidade de reconhecimento de expressões faciais dos filhos, assim como aspectos negativos da parentalidade estiveram associados a um pior reconhecimento de expressões faciais e a um favorecimento do reconhecimento de expressões negativas, sendo que alguns resultados foram contraditórios. Discute-se a importância desta habilidade para o desenvolvimento infanto-juvenil e destacam-se lacunas metodológicas e sugestões para avançar os estudos na área.   Este estudo analisou a relação entre suporte parental e habilidade de reconhecer expressões faciais emocionais em pré-adolescentes através de uma revisão integrativa de pesquisas empíricas dos últimos dez anos. Foram encontradas 12 publicações, as quais utilizaram principalmente tarefas computadorizadas para avaliar o reconhecimento de expressões faciais, sendo a maioria estudos transversais. Houve uma associação de práticas parentais positivas com uma melhor habilidade de reconhecimento de expressões faciais dos filhos, assim como aspectos negativos da parentalidade estiveram associados a um pior reconhecimento de expressões faciais e a um favorecimento do reconhecimento de expressões negativas, sendo que alguns resultados foram contraditórios. Discute-se a importância desta habilidade para o desenvolvimento infanto-juvenil e destacam-se lacunas metodológicas e sugestões para avançar os estudos na área.  Este estudo analisou a relação entre suporte parental e habilidade de reconhecer expressões faciais emocionais em pré-adolescentes através de uma revisão integrativa de pesquisas empíricas dos últimos dez anos. Foram encontradas 12 publicações, as quais utilizaram principalmente tarefas computadorizadas para avaliar o reconhecimento de expressões faciais, sendo a maioria estudos transversais. Houve uma associação de práticas parentais positivas com uma melhor habilidade de reconhecimento de expressões faciais dos filhos, assim como aspectos negativos da parentalidade estiveram associados a um pior reconhecimento de expressões faciais e a um favorecimento do reconhecimento de expressões negativas, sendo que alguns resultados foram contraditórios. Discute-se a importância desta habilidade para o desenvolvimento infanto-juvenil e destacam-se lacunas metodológicas e sugestões para avançar os estudos na área.Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília2023-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/2275510.1590/0102.3772e39201.ptPsicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 39 (2023)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 39 (2023)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 39 (2023)Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 39 (2023)1806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22755/36989Copyright (c) 2023 Victória Niebuhr Loos, Fernanda Machado Lopes, Carolina Baptista Menezeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLoos, Victória NiebuhrLopes, Fernanda MachadoMenezes, Carolina Baptista2023-07-18T14:31:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22755Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/oairevistaptp@gmail.com1806-34460102-3772opendoar:2023-07-18T14:31:18Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
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