O uso de técnicas de pesquisa participatória na comunicação da informação em comunidades, levando em conta letramento informacional e trabalho colaborativo para desenvolvimento de cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Rosemeire Barbosa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2087
Resumo: Esta pesquisa apresenta os resultados da investigação realizada na Candangolândia, Brasília, Brasil. A proposta da investigação foi demonstrar que uma investigação que utiliza a comunicação multidirecional e interativa, aplicando técnicas de pesquisa participatória, pode contribuir para desenvolver habilidades voltadas ao letramento informacional e atitudes voltadas para o trabalho colaborativo que, juntas, promovem o desenvolvimento de cidadania. A pesquisa aplica técnicas que, a partir da análise de um problema social identificado, possibilita às pessoas atuar colaborativamente para identificar suas necessidades de informação e, a seguir, apontar soluções de informação. Participatory Research and Action ”“ PRA é a metodologia escolhida. Foram adotadas diversas técnicas para coleta de dados, dispostas em dezoito atividades, ao longo de seis reuniões. Os resultados indicaram que é possível usar PRA para levantamento de necessidade de informação. Os participantes foram capazes de identificar, categorizar e classificar informações, além de acessar e usar essas informações para analisar o problema social selecionado e apontar soluções. A intervenção ajudou a desenvolver habilidades para solucionar problemas de forma colaborativa e ampliar a noção de cidadania
id UNB-7_42823b43d25343dc2b6b1edf5a2c3090
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2087
network_acronym_str UNB-7
network_name_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository_id_str
spelling O uso de técnicas de pesquisa participatória na comunicação da informação em comunidades, levando em conta letramento informacional e trabalho colaborativo para desenvolvimento de cidadaniaAlfabetização informacional;Brasil;Cidadania;Competência informacional;Comportamento informacional;Comunicação multidirecional e interativa;Estudo de usuários;Informação em comunidades;Letramento informacional;Necessidade de informação;PesquisaEsta pesquisa apresenta os resultados da investigação realizada na Candangolândia, Brasília, Brasil. A proposta da investigação foi demonstrar que uma investigação que utiliza a comunicação multidirecional e interativa, aplicando técnicas de pesquisa participatória, pode contribuir para desenvolver habilidades voltadas ao letramento informacional e atitudes voltadas para o trabalho colaborativo que, juntas, promovem o desenvolvimento de cidadania. A pesquisa aplica técnicas que, a partir da análise de um problema social identificado, possibilita às pessoas atuar colaborativamente para identificar suas necessidades de informação e, a seguir, apontar soluções de informação. Participatory Research and Action ”“ PRA é a metodologia escolhida. Foram adotadas diversas técnicas para coleta de dados, dispostas em dezoito atividades, ao longo de seis reuniões. Os resultados indicaram que é possível usar PRA para levantamento de necessidade de informação. Os participantes foram capazes de identificar, categorizar e classificar informações, além de acessar e usar essas informações para analisar o problema social selecionado e apontar soluções. A intervenção ajudou a desenvolver habilidades para solucionar problemas de forma colaborativa e ampliar a noção de cidadaniaUniversidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2015-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2087Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 No. 2 (2015); 260Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 Núm. 2 (2015); 260Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 8 n. 2 (2015); 2601983-521310.26512/rici.v8.n2.2015reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2087/1844https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2087/6060Tavares, Rosemeire Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-23T02:56:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2087Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2017-09-23T02:56:50Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de técnicas de pesquisa participatória na comunicação da informação em comunidades, levando em conta letramento informacional e trabalho colaborativo para desenvolvimento de cidadania
title O uso de técnicas de pesquisa participatória na comunicação da informação em comunidades, levando em conta letramento informacional e trabalho colaborativo para desenvolvimento de cidadania
spellingShingle O uso de técnicas de pesquisa participatória na comunicação da informação em comunidades, levando em conta letramento informacional e trabalho colaborativo para desenvolvimento de cidadania
Tavares, Rosemeire Barbosa
Alfabetização informacional;
Brasil;
Cidadania;
Competência informacional;
Comportamento informacional;
Comunicação multidirecional e interativa;
Estudo de usuários;
Informação em comunidades;
Letramento informacional;
Necessidade de informação;
Pesquisa
title_short O uso de técnicas de pesquisa participatória na comunicação da informação em comunidades, levando em conta letramento informacional e trabalho colaborativo para desenvolvimento de cidadania
title_full O uso de técnicas de pesquisa participatória na comunicação da informação em comunidades, levando em conta letramento informacional e trabalho colaborativo para desenvolvimento de cidadania
title_fullStr O uso de técnicas de pesquisa participatória na comunicação da informação em comunidades, levando em conta letramento informacional e trabalho colaborativo para desenvolvimento de cidadania
title_full_unstemmed O uso de técnicas de pesquisa participatória na comunicação da informação em comunidades, levando em conta letramento informacional e trabalho colaborativo para desenvolvimento de cidadania
title_sort O uso de técnicas de pesquisa participatória na comunicação da informação em comunidades, levando em conta letramento informacional e trabalho colaborativo para desenvolvimento de cidadania
author Tavares, Rosemeire Barbosa
author_facet Tavares, Rosemeire Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Rosemeire Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização informacional;
Brasil;
Cidadania;
Competência informacional;
Comportamento informacional;
Comunicação multidirecional e interativa;
Estudo de usuários;
Informação em comunidades;
Letramento informacional;
Necessidade de informação;
Pesquisa
topic Alfabetização informacional;
Brasil;
Cidadania;
Competência informacional;
Comportamento informacional;
Comunicação multidirecional e interativa;
Estudo de usuários;
Informação em comunidades;
Letramento informacional;
Necessidade de informação;
Pesquisa
description Esta pesquisa apresenta os resultados da investigação realizada na Candangolândia, Brasília, Brasil. A proposta da investigação foi demonstrar que uma investigação que utiliza a comunicação multidirecional e interativa, aplicando técnicas de pesquisa participatória, pode contribuir para desenvolver habilidades voltadas ao letramento informacional e atitudes voltadas para o trabalho colaborativo que, juntas, promovem o desenvolvimento de cidadania. A pesquisa aplica técnicas que, a partir da análise de um problema social identificado, possibilita às pessoas atuar colaborativamente para identificar suas necessidades de informação e, a seguir, apontar soluções de informação. Participatory Research and Action ”“ PRA é a metodologia escolhida. Foram adotadas diversas técnicas para coleta de dados, dispostas em dezoito atividades, ao longo de seis reuniões. Os resultados indicaram que é possível usar PRA para levantamento de necessidade de informação. Os participantes foram capazes de identificar, categorizar e classificar informações, além de acessar e usar essas informações para analisar o problema social selecionado e apontar soluções. A intervenção ajudou a desenvolver habilidades para solucionar problemas de forma colaborativa e ampliar a noção de cidadania
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2087
url https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2087/1844
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2087/6060
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 No. 2 (2015); 260
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 Núm. 2 (2015); 260
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 8 n. 2 (2015); 260
1983-5213
10.26512/rici.v8.n2.2015
reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
collection Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv ||rici@unb.br
_version_ 1800210997775958016