A Design Science como metodologia para a criação de um modelo de Gestão da Informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2471 |
Resumo: | O artigo apresenta a estruturação metodológica de uma pesquisa científica na área de Gestão da informação e do conhecimento. Faz-se uma contextualização e detalhamento do problema de pesquisa, bem como de seus objetivos com base na metodologia Design Science. Dessa maneira, ilustra-se, com um exemplo, a importância da Design Science para o campo da ciência da informação. O objetivo é apresentar essa metodologia de uma maneira didática e simples de forma a encorajar mais pesquisadores a adotarem a DS em seus trabalhos. Como método exemplificou-se, no artigo, como foi estruturada uma pesquisa de doutorado em andamento, segundo os preceitos da DS. Ficou claro o quão importante é para a ciência da informação desenvolver metodologias e métodos mais adequados à sua missão de caráter prescritivo que é prover orientações para incrementar o acesso à informação. Conclui-se que tal desenvolvimento é fundamental, principalmente dentro da linha de pesquisa Gestão da informação e do conhecimento, em que muitas pesquisas prescrevem artefatos como modelos e sistemas de informação e onde as metodologias mais clássicas têm alcance limitado. |
id |
UNB-7_ee069065c941dc5befa1c11513d3a214 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2471 |
network_acronym_str |
UNB-7 |
network_name_str |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
A Design Science como metodologia para a criação de um modelo de Gestão da Informação para o contexto da avaliação de cursos de graduaçãoavaliação de ensinocursos de graduaçãodesign sciencegestão da informaçãomodelo de gestão da informaçãoevaluación de enseñanzacursos de graduacióndesign sciencegestión de la informaciónmodelo de gestión de la informacióndesign scienceeducational evaluationinformation managementinformation management modelsundergraduate coursesO artigo apresenta a estruturação metodológica de uma pesquisa científica na área de Gestão da informação e do conhecimento. Faz-se uma contextualização e detalhamento do problema de pesquisa, bem como de seus objetivos com base na metodologia Design Science. Dessa maneira, ilustra-se, com um exemplo, a importância da Design Science para o campo da ciência da informação. O objetivo é apresentar essa metodologia de uma maneira didática e simples de forma a encorajar mais pesquisadores a adotarem a DS em seus trabalhos. Como método exemplificou-se, no artigo, como foi estruturada uma pesquisa de doutorado em andamento, segundo os preceitos da DS. Ficou claro o quão importante é para a ciência da informação desenvolver metodologias e métodos mais adequados à sua missão de caráter prescritivo que é prover orientações para incrementar o acesso à informação. Conclui-se que tal desenvolvimento é fundamental, principalmente dentro da linha de pesquisa Gestão da informação e do conhecimento, em que muitas pesquisas prescrevem artefatos como modelos e sistemas de informação e onde as metodologias mais clássicas têm alcance limitado.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/247110.26512/rici.v10.n1.2017.2471Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 10 No. 1 (2017); 32-48Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 10 Núm. 1 (2017); 32-48Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 10 n. 1 (2017); 32-481983-521310.26512/rici.v10.n1.2017reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2471/2201Copyright (c) 2021 Daniel Mendes Barbosa, Marcello Baxhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Daniel MendesBax, Marcello2021-03-29T22:49:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2471Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2021-03-29T22:49:49Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Design Science como metodologia para a criação de um modelo de Gestão da Informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação |
title |
A Design Science como metodologia para a criação de um modelo de Gestão da Informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação |
spellingShingle |
A Design Science como metodologia para a criação de um modelo de Gestão da Informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação Barbosa, Daniel Mendes avaliação de ensino cursos de graduação design science gestão da informação modelo de gestão da informação evaluación de enseñanza cursos de graduación design science gestión de la información modelo de gestión de la información design science educational evaluation information management information management models undergraduate courses |
title_short |
A Design Science como metodologia para a criação de um modelo de Gestão da Informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação |
title_full |
A Design Science como metodologia para a criação de um modelo de Gestão da Informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação |
title_fullStr |
A Design Science como metodologia para a criação de um modelo de Gestão da Informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação |
title_full_unstemmed |
A Design Science como metodologia para a criação de um modelo de Gestão da Informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação |
title_sort |
A Design Science como metodologia para a criação de um modelo de Gestão da Informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação |
author |
Barbosa, Daniel Mendes |
author_facet |
Barbosa, Daniel Mendes Bax, Marcello |
author_role |
author |
author2 |
Bax, Marcello |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Daniel Mendes Bax, Marcello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação de ensino cursos de graduação design science gestão da informação modelo de gestão da informação evaluación de enseñanza cursos de graduación design science gestión de la información modelo de gestión de la información design science educational evaluation information management information management models undergraduate courses |
topic |
avaliação de ensino cursos de graduação design science gestão da informação modelo de gestão da informação evaluación de enseñanza cursos de graduación design science gestión de la información modelo de gestión de la información design science educational evaluation information management information management models undergraduate courses |
description |
O artigo apresenta a estruturação metodológica de uma pesquisa científica na área de Gestão da informação e do conhecimento. Faz-se uma contextualização e detalhamento do problema de pesquisa, bem como de seus objetivos com base na metodologia Design Science. Dessa maneira, ilustra-se, com um exemplo, a importância da Design Science para o campo da ciência da informação. O objetivo é apresentar essa metodologia de uma maneira didática e simples de forma a encorajar mais pesquisadores a adotarem a DS em seus trabalhos. Como método exemplificou-se, no artigo, como foi estruturada uma pesquisa de doutorado em andamento, segundo os preceitos da DS. Ficou claro o quão importante é para a ciência da informação desenvolver metodologias e métodos mais adequados à sua missão de caráter prescritivo que é prover orientações para incrementar o acesso à informação. Conclui-se que tal desenvolvimento é fundamental, principalmente dentro da linha de pesquisa Gestão da informação e do conhecimento, em que muitas pesquisas prescrevem artefatos como modelos e sistemas de informação e onde as metodologias mais clássicas têm alcance limitado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2471 10.26512/rici.v10.n1.2017.2471 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2471 |
identifier_str_mv |
10.26512/rici.v10.n1.2017.2471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2471/2201 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Daniel Mendes Barbosa, Marcello Bax https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Daniel Mendes Barbosa, Marcello Bax https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 10 No. 1 (2017); 32-48 Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 10 Núm. 1 (2017); 32-48 Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 10 n. 1 (2017); 32-48 1983-5213 10.26512/rici.v10.n1.2017 reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
collection |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rici@unb.br |
_version_ |
1800210998339043328 |