A Design Science como metodologia para a criação de um modelo de Gestão da Informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Daniel Mendes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bax, Marcello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2471
Resumo: O artigo apresenta a estruturação metodológica de uma pesquisa científica na área de Gestão da informação e do conhecimento. Faz-se uma contextualização e detalhamento do problema de pesquisa, bem como de seus objetivos com base na metodologia Design Science. Dessa maneira, ilustra-se, com um exemplo, a importância da Design Science para o campo da ciência da informação. O objetivo é apresentar essa metodologia de uma maneira didática e simples de forma a encorajar mais pesquisadores a adotarem a DS em seus trabalhos. Como método exemplificou-se, no artigo, como foi estruturada uma pesquisa de doutorado em andamento, segundo os preceitos da DS. Ficou claro o quão importante é para a ciência da informação desenvolver metodologias e métodos mais adequados à sua missão de caráter prescritivo que é prover orientações para incrementar o acesso à informação. Conclui-se que tal desenvolvimento é fundamental, principalmente dentro da linha de pesquisa Gestão da informação e do conhecimento, em que muitas pesquisas prescrevem artefatos como modelos e sistemas de informação e onde as metodologias mais clássicas têm alcance limitado.
id UNB-7_ee069065c941dc5befa1c11513d3a214
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2471
network_acronym_str UNB-7
network_name_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository_id_str
spelling A Design Science como metodologia para a criação de um modelo de Gestão da Informação para o contexto da avaliação de cursos de graduaçãoavaliação de ensinocursos de graduaçãodesign sciencegestão da informaçãomodelo de gestão da informaçãoevaluación de enseñanzacursos de graduacióndesign sciencegestión de la informaciónmodelo de gestión de la informacióndesign scienceeducational evaluationinformation managementinformation management modelsundergraduate coursesO artigo apresenta a estruturação metodológica de uma pesquisa científica na área de Gestão da informação e do conhecimento. Faz-se uma contextualização e detalhamento do problema de pesquisa, bem como de seus objetivos com base na metodologia Design Science. Dessa maneira, ilustra-se, com um exemplo, a importância da Design Science para o campo da ciência da informação. O objetivo é apresentar essa metodologia de uma maneira didática e simples de forma a encorajar mais pesquisadores a adotarem a DS em seus trabalhos. Como método exemplificou-se, no artigo, como foi estruturada uma pesquisa de doutorado em andamento, segundo os preceitos da DS. Ficou claro o quão importante é para a ciência da informação desenvolver metodologias e métodos mais adequados à sua missão de caráter prescritivo que é prover orientações para incrementar o acesso à informação. Conclui-se que tal desenvolvimento é fundamental, principalmente dentro da linha de pesquisa Gestão da informação e do conhecimento, em que muitas pesquisas prescrevem artefatos como modelos e sistemas de informação e onde as metodologias mais clássicas têm alcance limitado.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/247110.26512/rici.v10.n1.2017.2471Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 10 No. 1 (2017); 32-48Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 10 Núm. 1 (2017); 32-48Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 10 n. 1 (2017); 32-481983-521310.26512/rici.v10.n1.2017reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2471/2201Copyright (c) 2021 Daniel Mendes Barbosa, Marcello Baxhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Daniel MendesBax, Marcello2021-03-29T22:49:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2471Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2021-03-29T22:49:49Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A Design Science como metodologia para a criação de um modelo de Gestão da Informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação
title A Design Science como metodologia para a criação de um modelo de Gestão da Informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação
spellingShingle A Design Science como metodologia para a criação de um modelo de Gestão da Informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação
Barbosa, Daniel Mendes
avaliação de ensino
cursos de graduação
design science
gestão da informação
modelo de gestão da informação
evaluación de enseñanza
cursos de graduación
design science
gestión de la información
modelo de gestión de la información
design science
educational evaluation
information management
information management models
undergraduate courses
title_short A Design Science como metodologia para a criação de um modelo de Gestão da Informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação
title_full A Design Science como metodologia para a criação de um modelo de Gestão da Informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação
title_fullStr A Design Science como metodologia para a criação de um modelo de Gestão da Informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação
title_full_unstemmed A Design Science como metodologia para a criação de um modelo de Gestão da Informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação
title_sort A Design Science como metodologia para a criação de um modelo de Gestão da Informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação
author Barbosa, Daniel Mendes
author_facet Barbosa, Daniel Mendes
Bax, Marcello
author_role author
author2 Bax, Marcello
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Daniel Mendes
Bax, Marcello
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação de ensino
cursos de graduação
design science
gestão da informação
modelo de gestão da informação
evaluación de enseñanza
cursos de graduación
design science
gestión de la información
modelo de gestión de la información
design science
educational evaluation
information management
information management models
undergraduate courses
topic avaliação de ensino
cursos de graduação
design science
gestão da informação
modelo de gestão da informação
evaluación de enseñanza
cursos de graduación
design science
gestión de la información
modelo de gestión de la información
design science
educational evaluation
information management
information management models
undergraduate courses
description O artigo apresenta a estruturação metodológica de uma pesquisa científica na área de Gestão da informação e do conhecimento. Faz-se uma contextualização e detalhamento do problema de pesquisa, bem como de seus objetivos com base na metodologia Design Science. Dessa maneira, ilustra-se, com um exemplo, a importância da Design Science para o campo da ciência da informação. O objetivo é apresentar essa metodologia de uma maneira didática e simples de forma a encorajar mais pesquisadores a adotarem a DS em seus trabalhos. Como método exemplificou-se, no artigo, como foi estruturada uma pesquisa de doutorado em andamento, segundo os preceitos da DS. Ficou claro o quão importante é para a ciência da informação desenvolver metodologias e métodos mais adequados à sua missão de caráter prescritivo que é prover orientações para incrementar o acesso à informação. Conclui-se que tal desenvolvimento é fundamental, principalmente dentro da linha de pesquisa Gestão da informação e do conhecimento, em que muitas pesquisas prescrevem artefatos como modelos e sistemas de informação e onde as metodologias mais clássicas têm alcance limitado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2471
10.26512/rici.v10.n1.2017.2471
url https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2471
identifier_str_mv 10.26512/rici.v10.n1.2017.2471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2471/2201
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Daniel Mendes Barbosa, Marcello Bax
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Daniel Mendes Barbosa, Marcello Bax
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 10 No. 1 (2017); 32-48
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 10 Núm. 1 (2017); 32-48
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 10 n. 1 (2017); 32-48
1983-5213
10.26512/rici.v10.n1.2017
reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
collection Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv ||rici@unb.br
_version_ 1800210998339043328