Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/891 |
Resumo: | Artigo que registra uma trajetória de estudos e pesquisas de 1998 a 2007, sobre o tema Informação, Cognição e Mediação em diferentes contextos, tais como comunidade (uso de estratégias para preservar a cidadania numa festa popular de São João), escola de Ensino Médio (integração de estratégia cognitiva inovadora ao currículo), escola de Ensino Superior (análise de necessidades de novas estratégias metodológicas para a leitura de textos complexos para se chegar à ciência) e de cotidiano profissional (tomada de consciência do uso de estratégias cognitivas quando em situações de atendimento ao usuário). Registra-se, com isso, o potencial de teorias de aprendizagem cognitivista e interacionista para acionar leituras de mundo, leitura de textos científicos e leitura de construção e desconstrução do conhecimento, subsidiando a autonomia do pensar, exigência dos novos avanços tecnológicos e científicos. |
id |
UNB-7_fbbb9106aaeda36543139e5d9cf22109 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/891 |
network_acronym_str |
UNB-7 |
network_name_str |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextosinformaçãocogniçãomediaçãoleiturainformacióncogniciónmediaciónlecturainformationcognitionmedaitionreadingArtigo que registra uma trajetória de estudos e pesquisas de 1998 a 2007, sobre o tema Informação, Cognição e Mediação em diferentes contextos, tais como comunidade (uso de estratégias para preservar a cidadania numa festa popular de São João), escola de Ensino Médio (integração de estratégia cognitiva inovadora ao currículo), escola de Ensino Superior (análise de necessidades de novas estratégias metodológicas para a leitura de textos complexos para se chegar à ciência) e de cotidiano profissional (tomada de consciência do uso de estratégias cognitivas quando em situações de atendimento ao usuário). Registra-se, com isso, o potencial de teorias de aprendizagem cognitivista e interacionista para acionar leituras de mundo, leitura de textos científicos e leitura de construção e desconstrução do conhecimento, subsidiando a autonomia do pensar, exigência dos novos avanços tecnológicos e científicos.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2011-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/89110.26512/rici.v1.n1.2008.891Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 1 No. 1 (2008); 21-45Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 1 Núm. 1 (2008); 21-45Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 1 n. 1 (2008); 21-451983-521310.26512/rici.v1.n1.2008reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/891/773Varela, Aidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-27T11:39:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/891Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2019-08-27T11:39:55Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos |
title |
Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos |
spellingShingle |
Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos Varela, Aida informação cognição mediação leitura información cognición mediación lectura information cognition medaition reading |
title_short |
Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos |
title_full |
Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos |
title_fullStr |
Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos |
title_full_unstemmed |
Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos |
title_sort |
Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos |
author |
Varela, Aida |
author_facet |
Varela, Aida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Varela, Aida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
informação cognição mediação leitura información cognición mediación lectura information cognition medaition reading |
topic |
informação cognição mediação leitura información cognición mediación lectura information cognition medaition reading |
description |
Artigo que registra uma trajetória de estudos e pesquisas de 1998 a 2007, sobre o tema Informação, Cognição e Mediação em diferentes contextos, tais como comunidade (uso de estratégias para preservar a cidadania numa festa popular de São João), escola de Ensino Médio (integração de estratégia cognitiva inovadora ao currículo), escola de Ensino Superior (análise de necessidades de novas estratégias metodológicas para a leitura de textos complexos para se chegar à ciência) e de cotidiano profissional (tomada de consciência do uso de estratégias cognitivas quando em situações de atendimento ao usuário). Registra-se, com isso, o potencial de teorias de aprendizagem cognitivista e interacionista para acionar leituras de mundo, leitura de textos científicos e leitura de construção e desconstrução do conhecimento, subsidiando a autonomia do pensar, exigência dos novos avanços tecnológicos e científicos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/891 10.26512/rici.v1.n1.2008.891 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/891 |
identifier_str_mv |
10.26512/rici.v1.n1.2008.891 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/891/773 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 1 No. 1 (2008); 21-45 Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 1 Núm. 1 (2008); 21-45 Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 1 n. 1 (2008); 21-45 1983-5213 10.26512/rici.v1.n1.2008 reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
collection |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rici@unb.br |
_version_ |
1800210997231747072 |