Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, Aida
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/891
Resumo: Artigo que registra uma trajetória de estudos e pesquisas de 1998 a 2007, sobre o tema Informação, Cognição e Mediação em diferentes contextos, tais como comunidade (uso de estratégias para preservar a cidadania numa festa popular de São João), escola de Ensino Médio (integração de estratégia cognitiva inovadora ao currículo), escola de Ensino Superior (análise de necessidades de novas estratégias metodológicas para a leitura de textos complexos para se chegar à ciência) e de cotidiano profissional (tomada de consciência do uso de estratégias cognitivas quando em situações de atendimento ao usuário). Registra-se, com isso, o potencial de teorias de aprendizagem cognitivista e interacionista para acionar leituras de mundo, leitura de textos científicos e leitura de construção e desconstrução do conhecimento, subsidiando a autonomia do pensar, exigência dos novos avanços tecnológicos e científicos.
id UNB-7_fbbb9106aaeda36543139e5d9cf22109
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/891
network_acronym_str UNB-7
network_name_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextosinformaçãocogniçãomediaçãoleiturainformacióncogniciónmediaciónlecturainformationcognitionmedaitionreadingArtigo que registra uma trajetória de estudos e pesquisas de 1998 a 2007, sobre o tema Informação, Cognição e Mediação em diferentes contextos, tais como comunidade (uso de estratégias para preservar a cidadania numa festa popular de São João), escola de Ensino Médio (integração de estratégia cognitiva inovadora ao currículo), escola de Ensino Superior (análise de necessidades de novas estratégias metodológicas para a leitura de textos complexos para se chegar à ciência) e de cotidiano profissional (tomada de consciência do uso de estratégias cognitivas quando em situações de atendimento ao usuário). Registra-se, com isso, o potencial de teorias de aprendizagem cognitivista e interacionista para acionar leituras de mundo, leitura de textos científicos e leitura de construção e desconstrução do conhecimento, subsidiando a autonomia do pensar, exigência dos novos avanços tecnológicos e científicos.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2011-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/89110.26512/rici.v1.n1.2008.891Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 1 No. 1 (2008); 21-45Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 1 Núm. 1 (2008); 21-45Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 1 n. 1 (2008); 21-451983-521310.26512/rici.v1.n1.2008reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/891/773Varela, Aidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-27T11:39:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/891Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2019-08-27T11:39:55Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos
title Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos
spellingShingle Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos
Varela, Aida
informação
cognição
mediação
leitura
información
cognición
mediación
lectura
information
cognition
medaition
reading
title_short Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos
title_full Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos
title_fullStr Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos
title_full_unstemmed Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos
title_sort Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos
author Varela, Aida
author_facet Varela, Aida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Varela, Aida
dc.subject.por.fl_str_mv informação
cognição
mediação
leitura
información
cognición
mediación
lectura
information
cognition
medaition
reading
topic informação
cognição
mediação
leitura
información
cognición
mediación
lectura
information
cognition
medaition
reading
description Artigo que registra uma trajetória de estudos e pesquisas de 1998 a 2007, sobre o tema Informação, Cognição e Mediação em diferentes contextos, tais como comunidade (uso de estratégias para preservar a cidadania numa festa popular de São João), escola de Ensino Médio (integração de estratégia cognitiva inovadora ao currículo), escola de Ensino Superior (análise de necessidades de novas estratégias metodológicas para a leitura de textos complexos para se chegar à ciência) e de cotidiano profissional (tomada de consciência do uso de estratégias cognitivas quando em situações de atendimento ao usuário). Registra-se, com isso, o potencial de teorias de aprendizagem cognitivista e interacionista para acionar leituras de mundo, leitura de textos científicos e leitura de construção e desconstrução do conhecimento, subsidiando a autonomia do pensar, exigência dos novos avanços tecnológicos e científicos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/891
10.26512/rici.v1.n1.2008.891
url https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/891
identifier_str_mv 10.26512/rici.v1.n1.2008.891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/891/773
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 1 No. 1 (2008); 21-45
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 1 Núm. 1 (2008); 21-45
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 1 n. 1 (2008); 21-45
1983-5213
10.26512/rici.v1.n1.2008
reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
collection Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv ||rici@unb.br
_version_ 1800210997231747072