A ordem cristã no governo dos escravos:: normas para a cristianização e tratamento dos escravos no Brasil colonial (1697-1759)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Brunno Hoffmann Velloso da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade e Estado
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5628
Resumo: Esta dissertação trata de um pequeno conjunto de textos escritos no Brasil colonial, entre finais do século XVII e meados do XVIII, que procuravam regular a escravidão negra com preceitos cristãos. Buscou-se, no curso da investigação, compreender em que consistia o conjunto dessas regras e o que prescreviam a senhores e escravos. Notou-se a constante preocupação dos autores dessas obras com o tratamento dado pelos senhores a seus escravos no que dizia respeito à alimentação, vestimenta, saúde, catequização, castigos, entre outros temas recorrentes em todos os textos que constituem o objeto desta pesquisa. Assim, esses escritos, ao tratarem de questões relacionadas à vida prática e cotidiana dos escravos, tomavam, por vezes, a forma de um manual ou um compêndio que reunia métodos e regras cristãs para escravizar o negro. Com o intuito de contextualizar historicamente a argumentação apresentada nos livros que serviram de objeto de estudo desta investigação, uma parte da pesquisa dedicou-se a rever alguns antecedentes dessas obras. Além disso, procurou-se conhecer um pouco da história de seus autores e da publicação dessas obras, num esforço de identificar uma origem intelectual e moral das ideias e valores propagados nesses textos que se dedicaram a ensinar aos senhores um modo cristão de escravizar. Como estratégia analítica, o conteúdo de tais normas foi organizado sob grandes temáticas que se mostraram de interesse comum a todos os autores dos livros aqui estudados. A partir disso, esta pesquisa concentrou-se em apresentar uma descrição sistemática dessas regras e prescrições de modo a compreender parte do plano religioso que se traçou para a escravidão negra nas terras brasileiras.
id UNB-9_92eb1d506b792a434185592453fa761c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5628
network_acronym_str UNB-9
network_name_str Sociedade e Estado
repository_id_str
spelling A ordem cristã no governo dos escravos:: normas para a cristianização e tratamento dos escravos no Brasil colonial (1697-1759)Ciências SociaisSociologiaEscravidãoReligiãoBrasilSéculo XVIIITratamento dos EscravosEsta dissertação trata de um pequeno conjunto de textos escritos no Brasil colonial, entre finais do século XVII e meados do XVIII, que procuravam regular a escravidão negra com preceitos cristãos. Buscou-se, no curso da investigação, compreender em que consistia o conjunto dessas regras e o que prescreviam a senhores e escravos. Notou-se a constante preocupação dos autores dessas obras com o tratamento dado pelos senhores a seus escravos no que dizia respeito à alimentação, vestimenta, saúde, catequização, castigos, entre outros temas recorrentes em todos os textos que constituem o objeto desta pesquisa. Assim, esses escritos, ao tratarem de questões relacionadas à vida prática e cotidiana dos escravos, tomavam, por vezes, a forma de um manual ou um compêndio que reunia métodos e regras cristãs para escravizar o negro. Com o intuito de contextualizar historicamente a argumentação apresentada nos livros que serviram de objeto de estudo desta investigação, uma parte da pesquisa dedicou-se a rever alguns antecedentes dessas obras. Além disso, procurou-se conhecer um pouco da história de seus autores e da publicação dessas obras, num esforço de identificar uma origem intelectual e moral das ideias e valores propagados nesses textos que se dedicaram a ensinar aos senhores um modo cristão de escravizar. Como estratégia analítica, o conteúdo de tais normas foi organizado sob grandes temáticas que se mostraram de interesse comum a todos os autores dos livros aqui estudados. A partir disso, esta pesquisa concentrou-se em apresentar uma descrição sistemática dessas regras e prescrições de modo a compreender parte do plano religioso que se traçou para a escravidão negra nas terras brasileiras.Departamento de Sociologia - UnB/SOL2016-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5628Sociedade e Estado; Vol. 26 No. 3 (2011); 01Sociedade e Estado; Vol. 26 Núm. 3 (2011); 01Sociedade e Estado; v. 26 n. 3 (2011); 011980-54620102-6992reponame:Sociedade e Estadoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5628/5121Copyright (c) 2016 Sociedade e Estadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Brunno Hoffmann Velloso da2018-08-28T16:14:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5628Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br1980-54620102-6992opendoar:2018-08-28T16:14:36Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A ordem cristã no governo dos escravos:: normas para a cristianização e tratamento dos escravos no Brasil colonial (1697-1759)
title A ordem cristã no governo dos escravos:: normas para a cristianização e tratamento dos escravos no Brasil colonial (1697-1759)
spellingShingle A ordem cristã no governo dos escravos:: normas para a cristianização e tratamento dos escravos no Brasil colonial (1697-1759)
Silva, Brunno Hoffmann Velloso da
Ciências Sociais
Sociologia
Escravidão
Religião
Brasil
Século XVIII
Tratamento dos Escravos
title_short A ordem cristã no governo dos escravos:: normas para a cristianização e tratamento dos escravos no Brasil colonial (1697-1759)
title_full A ordem cristã no governo dos escravos:: normas para a cristianização e tratamento dos escravos no Brasil colonial (1697-1759)
title_fullStr A ordem cristã no governo dos escravos:: normas para a cristianização e tratamento dos escravos no Brasil colonial (1697-1759)
title_full_unstemmed A ordem cristã no governo dos escravos:: normas para a cristianização e tratamento dos escravos no Brasil colonial (1697-1759)
title_sort A ordem cristã no governo dos escravos:: normas para a cristianização e tratamento dos escravos no Brasil colonial (1697-1759)
author Silva, Brunno Hoffmann Velloso da
author_facet Silva, Brunno Hoffmann Velloso da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Brunno Hoffmann Velloso da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais
Sociologia
Escravidão
Religião
Brasil
Século XVIII
Tratamento dos Escravos
topic Ciências Sociais
Sociologia
Escravidão
Religião
Brasil
Século XVIII
Tratamento dos Escravos
description Esta dissertação trata de um pequeno conjunto de textos escritos no Brasil colonial, entre finais do século XVII e meados do XVIII, que procuravam regular a escravidão negra com preceitos cristãos. Buscou-se, no curso da investigação, compreender em que consistia o conjunto dessas regras e o que prescreviam a senhores e escravos. Notou-se a constante preocupação dos autores dessas obras com o tratamento dado pelos senhores a seus escravos no que dizia respeito à alimentação, vestimenta, saúde, catequização, castigos, entre outros temas recorrentes em todos os textos que constituem o objeto desta pesquisa. Assim, esses escritos, ao tratarem de questões relacionadas à vida prática e cotidiana dos escravos, tomavam, por vezes, a forma de um manual ou um compêndio que reunia métodos e regras cristãs para escravizar o negro. Com o intuito de contextualizar historicamente a argumentação apresentada nos livros que serviram de objeto de estudo desta investigação, uma parte da pesquisa dedicou-se a rever alguns antecedentes dessas obras. Além disso, procurou-se conhecer um pouco da história de seus autores e da publicação dessas obras, num esforço de identificar uma origem intelectual e moral das ideias e valores propagados nesses textos que se dedicaram a ensinar aos senhores um modo cristão de escravizar. Como estratégia analítica, o conteúdo de tais normas foi organizado sob grandes temáticas que se mostraram de interesse comum a todos os autores dos livros aqui estudados. A partir disso, esta pesquisa concentrou-se em apresentar uma descrição sistemática dessas regras e prescrições de modo a compreender parte do plano religioso que se traçou para a escravidão negra nas terras brasileiras.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5628
url https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5628/5121
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Sociedade e Estado
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Sociedade e Estado
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia - UnB/SOL
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia - UnB/SOL
dc.source.none.fl_str_mv Sociedade e Estado; Vol. 26 No. 3 (2011); 01
Sociedade e Estado; Vol. 26 Núm. 3 (2011); 01
Sociedade e Estado; v. 26 n. 3 (2011); 01
1980-5462
0102-6992
reponame:Sociedade e Estado
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Sociedade e Estado
collection Sociedade e Estado
repository.name.fl_str_mv Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv portaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br
_version_ 1800211062757261312