Estratégias de aprendizagem e afetividades : uma análise da experiência de alunos de japonês no ensino remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Adoniran Ribeiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47356
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.
id UNB_00b2f3c024e98175b48d7f582e124d53
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/47356
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Rocha, Adoniran RibeiroMukai, Yuki2024-01-18T20:41:24Z2024-01-18T20:41:24Z2024-01-182023-07-20ROCHA, Adoniran Ribeiro. Estratégias de aprendizagem e afetividades: uma análise da experiência de alunos de japonês no ensino remoto. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47356Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.A pesquisa desta dissertação tem como objetivo geral identificar as estratégias de aprendizagem e verificar sua relação com a afetividade no ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19. A pesquisa foi realizada com estudantes do curso de graduação em Língua e literatura japonesa de uma universidade pública. Para este fim, foram elaborados quatro objetivos específicos. São eles: (1) Identificar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos para aprender o idioma no ensino remoto durante a pandemia; (2) Identificar as avaliações quanto ao desempenho que os estudantes fazem da própria aprendizagem por meio do ensino remoto emergencial e a qualidade dos recursos utilizados; (3) Identificar como as afetividades influenciaram na aprendizagem de língua japonesa pelo ensino remoto emergencial durante a pandemia; e por último (4) Averiguar a relação entre as estratégias de aprendizagem utilizadas no ensino remoto e a afetividade dos alunos. Para alcançar os objetivos propostos, o pesquisador realizou uma pesquisa qualitativa interpretativista, utilizando narrativa, questionário e entrevista, aplicados de forma on-line e analisando os dados colhidos com base nos referenciais teóricos. Este estudo se baseou em autores da área de estratégias de aprendizagem, como Rebecca Oxford (1990, 2001), O’Malley e Chamot (1990), Brown (2014), Rubin (1975); em autores sobre emoções e afetividades como Humberto Maturana (2002), Arnold (2009, 2011), Barcelos (2015), Arnold e Barcelos (2015), Ramos (2020), Aragão (2011), ente outros. Após a análise de dados verificou-se que os alunos utilizaram predominantemente estratégias de aprendizagem diretas e que a afetividade teve impacto no desempenho dos alunos com emoções negativas advindas do isolamento social diminuindo o rendimento dos estudantes nas atividades. O ensino remoto emergencial trouxe uma série de dificuldades para os estudantes, como dificuldade para se organizar, ter um local adequado para realizar as tarefas, falta de equipamentos adequados para acompanhar as aulas. O desempenho dos alunos também foi prejudicado por problemas emocionais advindos do isolamento social. Os alunos relataram desânimo com os estudos e descontentamento com o próprio desempenho. Isto posto, esta pesquisa demonstrou a importância de se criar ambientes afetivamente acolhedores aos alunos mesmo em ambientes virtuais a fim de diminuir a evasão, e também demonstrou a importância de medidas que visem diminuir a desigualdade no acesso a tecnologias para o ensino.The aim of this dissertation research is to identify learning strategies and examine their relationship with affectivity in emergency remote teaching during the COVID-19 pandemic. The research was conducted with undergraduate students in the Japanese Language and Literature program at a public university. Four specific objectives were formulated for this purpose. They are as follows: (1) Identify the learning strategies used by students to learn the language in remote teaching during the pandemic; (2) Assess the students' self-evaluation of their learning through emergency remote teaching and the quality of the resources used; (3) Investigate how affectivity influenced the learning of the Japanese language through emergency remote teaching during the pandemic; and finally, (4) Examine the relationship between the learning strategies used in remote teaching and the students' affectivity. To achieve the proposed objectives, the researcher employed qualitative research methods, including narratives, questionnaires, and interviews, which were conducted online. The collected data were analyzed based on theoretical frameworks. This study drew upon authors in the field of learning strategies, such as Rebecca Oxford (1990, 2001), O'Malley and Chamot (1990), Brown (2014), and Rubin (1975). Additionally, authors on emotions and affectivity were consulted, including Humberto Maturana (2002), Arnold (2009, 2011), Barcelos (2015), Arnold and Barcelos (2015), Ramos (2020), Aragão (2011), among others. After analyzing the data, it was found that the students predominantly used direct learning strategies, and affectivity had an impact on their performance, with negative emotions arising from social isolation leading to decreased student achievement in activities. Emergency remote teaching presented various difficulties for students, such as challenges in organization, finding suitable study spaces, and a lack of appropriate equipment to participate in classes. Emotional problems stemming from social isolation also hindered students' performance. The students expressed demotivation in their studies and dissatisfaction with their own performance. Therefore, this research demonstrated the importance of creating emotionally supportive environments for students, even in virtual settings, in order to reduce dropout rates. It also highlighted the significance of measures aimed at reducing inequality in access to educational technologies.Instituto de Letras (IL)Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)Programa de Pós-Graduação em Linguística AplicadaporA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessEstratégias de aprendizagem e afetividades : uma análise da experiência de alunos de japonês no ensino remotoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEstratégias de aprendizagemLínguas estrangeiras - estudo e ensinoLíngua japonesa - estudo e ensinoEnsino a distânciaCovid-19 - Brasilreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALAdoniranRibeiroRocha_DISSERT.pdfapplication/pdf1412715http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/47356/1/AdoniranRibeiroRocha_DISSERT.pdff0bcb2058c8ae5e15f3572c073ec92bbMD51open access10482/473562024-01-18 17:41:24.908open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/47356Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-01-18T20:41:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem e afetividades : uma análise da experiência de alunos de japonês no ensino remoto
title Estratégias de aprendizagem e afetividades : uma análise da experiência de alunos de japonês no ensino remoto
spellingShingle Estratégias de aprendizagem e afetividades : uma análise da experiência de alunos de japonês no ensino remoto
Rocha, Adoniran Ribeiro
Estratégias de aprendizagem
Línguas estrangeiras - estudo e ensino
Língua japonesa - estudo e ensino
Ensino a distância
Covid-19 - Brasil
title_short Estratégias de aprendizagem e afetividades : uma análise da experiência de alunos de japonês no ensino remoto
title_full Estratégias de aprendizagem e afetividades : uma análise da experiência de alunos de japonês no ensino remoto
title_fullStr Estratégias de aprendizagem e afetividades : uma análise da experiência de alunos de japonês no ensino remoto
title_full_unstemmed Estratégias de aprendizagem e afetividades : uma análise da experiência de alunos de japonês no ensino remoto
title_sort Estratégias de aprendizagem e afetividades : uma análise da experiência de alunos de japonês no ensino remoto
author Rocha, Adoniran Ribeiro
author_facet Rocha, Adoniran Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Adoniran Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mukai, Yuki
contributor_str_mv Mukai, Yuki
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem
Línguas estrangeiras - estudo e ensino
Língua japonesa - estudo e ensino
Ensino a distância
Covid-19 - Brasil
topic Estratégias de aprendizagem
Línguas estrangeiras - estudo e ensino
Língua japonesa - estudo e ensino
Ensino a distância
Covid-19 - Brasil
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2023.
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-07-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-18T20:41:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-18T20:41:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROCHA, Adoniran Ribeiro. Estratégias de aprendizagem e afetividades: uma análise da experiência de alunos de japonês no ensino remoto. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47356
identifier_str_mv ROCHA, Adoniran Ribeiro. Estratégias de aprendizagem e afetividades: uma análise da experiência de alunos de japonês no ensino remoto. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/47356/1/AdoniranRibeiroRocha_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f0bcb2058c8ae5e15f3572c073ec92bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863852175917056