Analysis of efficiency of the regulated transportation coach operator by stochastic frontier of Cobb-Douglas and translog functions : the case of the interstate passenger coach transportation in Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/28657 https://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312012000300002 |
Resumo: | O tema sobre eficiência e produtividade de empresas que atuam em indústrias reguladas tem sido extensivamente discutido na literatura. No Brasil há poucos estudos sobre análise de eficiência e produtividade de empresas de transporte rodoviário interestadual de passageiros por ônibus (TRIP). Nesse sentido, esse trabalho tem três objetivos principais: escolher entre a função Cobb-Douglas e Translog qual a melhor função para medir a eficiência técnica no TRIP para o período de 2004-2006; comparar os escores de eficiência entre as empresas de TRIP; e fazer uma análise da dinâmica da eficiência no TRIP e os fatores que contribuíram para ganhos ou perdas de eficiência. Os resultados indicam uma queda de eficiência durante os anos analisados e que tal queda se deve provavelmente a expansão da capacidade instalada por aquisição de novos ônibus, o que pode ser uma estratégia de longo prazo para competição em quantidade. Em termos relativos, o aumento da produção de 2005 em relação à de 2004 corresponde a 4%, porém, foi acompanhada do aumento de 6% e de 26% de distância anual percorrida em km e de emprego de mão de obra (motoristas), respectivamente, e pela redução de 31% da frota utilizada, com comportamento semelhante para 2006. |
id |
UNB_01f3ee4f6e85306ff5f49c8e0fc37360 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/28657 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Analysis of efficiency of the regulated transportation coach operator by stochastic frontier of Cobb-Douglas and translog functions : the case of the interstate passenger coach transportation in BrazilAnálise de eficiência estimando fronteiras paramétricas Cobb-Douglas e translog : o caso de empresas de transporte rodoviário interestadual de passageiros por ônibus no BrasilEficiênciaProdutividadeTransportes - trânsito de passageirosRegulaçãoO tema sobre eficiência e produtividade de empresas que atuam em indústrias reguladas tem sido extensivamente discutido na literatura. No Brasil há poucos estudos sobre análise de eficiência e produtividade de empresas de transporte rodoviário interestadual de passageiros por ônibus (TRIP). Nesse sentido, esse trabalho tem três objetivos principais: escolher entre a função Cobb-Douglas e Translog qual a melhor função para medir a eficiência técnica no TRIP para o período de 2004-2006; comparar os escores de eficiência entre as empresas de TRIP; e fazer uma análise da dinâmica da eficiência no TRIP e os fatores que contribuíram para ganhos ou perdas de eficiência. Os resultados indicam uma queda de eficiência durante os anos analisados e que tal queda se deve provavelmente a expansão da capacidade instalada por aquisição de novos ônibus, o que pode ser uma estratégia de longo prazo para competição em quantidade. Em termos relativos, o aumento da produção de 2005 em relação à de 2004 corresponde a 4%, porém, foi acompanhada do aumento de 6% e de 26% de distância anual percorrida em km e de emprego de mão de obra (motoristas), respectivamente, e pela redução de 31% da frota utilizada, com comportamento semelhante para 2006.The theme about efficiency and productivity of companies that act in regulated industries have been extensively discussed in literature. In Brazil, there are just a few studies about the analysis of efficiency and productivity of interstate passenger coach transportation (trip). in this sense, this paper has three main objectives: to choose between the Cobb-Douglas and translog functions which is the best function to measure the technical efficiency on trip for the period of 2004-2006; to compare the efficiency scores among the companies of trip; and to make an analysis of the efficiency dynamic on trip and the factors that contributed for the gains and losses of the efficiency. It can be a strategy to competition in a long term. The results indicate a loss of efficiency during the years analyzed and this loss is probably due to the expansion of the capacity installed by acquisition of new buses, it can be a strategy to compete in quantity. The increase in production in 2005 based on 2004 is 4%; however, it was accompanied by an increase of 6% and 26% of annual distance traveled in km and employment of labor (drivers,) respectively, and 31% reduction in fleet use, with similar results for 2006.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2017-12-07T05:01:43Z2017-12-07T05:01:43Z2012-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARTINS, Francisco Giusepe Donato et al. Analysis of efficiency of the regulated transportation coach operator by stochastic frontier of Cobb-Douglas and translog functions: the case of the interstate passenger coach transportation in Brazil. Journal of Transport Literature, Manaus, v. 6, 2. 3, p. 08-33, jul./set. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S2238-10312012000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000300002&lng=en&tlng=en. Acesso em: 09 set. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28657https://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312012000300002Journal of Transport Literature - (CC BY) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000300002&lng=en&tlng=en. Acesso em: 09 set. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Francisco Giusepe DonatoSilva, Francisco Gildemir Ferreira daRocha, Carlos HenriqueQueiroz, Marcelo PereiraAraújo, Carlos Eduardo Freireengreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:17:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/28657Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:17:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analysis of efficiency of the regulated transportation coach operator by stochastic frontier of Cobb-Douglas and translog functions : the case of the interstate passenger coach transportation in Brazil Análise de eficiência estimando fronteiras paramétricas Cobb-Douglas e translog : o caso de empresas de transporte rodoviário interestadual de passageiros por ônibus no Brasil |
title |
Analysis of efficiency of the regulated transportation coach operator by stochastic frontier of Cobb-Douglas and translog functions : the case of the interstate passenger coach transportation in Brazil |
spellingShingle |
Analysis of efficiency of the regulated transportation coach operator by stochastic frontier of Cobb-Douglas and translog functions : the case of the interstate passenger coach transportation in Brazil Martins, Francisco Giusepe Donato Eficiência Produtividade Transportes - trânsito de passageiros Regulação |
title_short |
Analysis of efficiency of the regulated transportation coach operator by stochastic frontier of Cobb-Douglas and translog functions : the case of the interstate passenger coach transportation in Brazil |
title_full |
Analysis of efficiency of the regulated transportation coach operator by stochastic frontier of Cobb-Douglas and translog functions : the case of the interstate passenger coach transportation in Brazil |
title_fullStr |
Analysis of efficiency of the regulated transportation coach operator by stochastic frontier of Cobb-Douglas and translog functions : the case of the interstate passenger coach transportation in Brazil |
title_full_unstemmed |
Analysis of efficiency of the regulated transportation coach operator by stochastic frontier of Cobb-Douglas and translog functions : the case of the interstate passenger coach transportation in Brazil |
title_sort |
Analysis of efficiency of the regulated transportation coach operator by stochastic frontier of Cobb-Douglas and translog functions : the case of the interstate passenger coach transportation in Brazil |
author |
Martins, Francisco Giusepe Donato |
author_facet |
Martins, Francisco Giusepe Donato Silva, Francisco Gildemir Ferreira da Rocha, Carlos Henrique Queiroz, Marcelo Pereira Araújo, Carlos Eduardo Freire |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Francisco Gildemir Ferreira da Rocha, Carlos Henrique Queiroz, Marcelo Pereira Araújo, Carlos Eduardo Freire |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Francisco Giusepe Donato Silva, Francisco Gildemir Ferreira da Rocha, Carlos Henrique Queiroz, Marcelo Pereira Araújo, Carlos Eduardo Freire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eficiência Produtividade Transportes - trânsito de passageiros Regulação |
topic |
Eficiência Produtividade Transportes - trânsito de passageiros Regulação |
description |
O tema sobre eficiência e produtividade de empresas que atuam em indústrias reguladas tem sido extensivamente discutido na literatura. No Brasil há poucos estudos sobre análise de eficiência e produtividade de empresas de transporte rodoviário interestadual de passageiros por ônibus (TRIP). Nesse sentido, esse trabalho tem três objetivos principais: escolher entre a função Cobb-Douglas e Translog qual a melhor função para medir a eficiência técnica no TRIP para o período de 2004-2006; comparar os escores de eficiência entre as empresas de TRIP; e fazer uma análise da dinâmica da eficiência no TRIP e os fatores que contribuíram para ganhos ou perdas de eficiência. Os resultados indicam uma queda de eficiência durante os anos analisados e que tal queda se deve provavelmente a expansão da capacidade instalada por aquisição de novos ônibus, o que pode ser uma estratégia de longo prazo para competição em quantidade. Em termos relativos, o aumento da produção de 2005 em relação à de 2004 corresponde a 4%, porém, foi acompanhada do aumento de 6% e de 26% de distância anual percorrida em km e de emprego de mão de obra (motoristas), respectivamente, e pela redução de 31% da frota utilizada, com comportamento semelhante para 2006. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07 2017-12-07T05:01:43Z 2017-12-07T05:01:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARTINS, Francisco Giusepe Donato et al. Analysis of efficiency of the regulated transportation coach operator by stochastic frontier of Cobb-Douglas and translog functions: the case of the interstate passenger coach transportation in Brazil. Journal of Transport Literature, Manaus, v. 6, 2. 3, p. 08-33, jul./set. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S2238-10312012000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000300002&lng=en&tlng=en. Acesso em: 09 set. 2020. http://repositorio.unb.br/handle/10482/28657 https://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312012000300002 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Francisco Giusepe Donato et al. Analysis of efficiency of the regulated transportation coach operator by stochastic frontier of Cobb-Douglas and translog functions: the case of the interstate passenger coach transportation in Brazil. Journal of Transport Literature, Manaus, v. 6, 2. 3, p. 08-33, jul./set. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S2238-10312012000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312012000300002&lng=en&tlng=en. Acesso em: 09 set. 2020. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28657 https://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312012000300002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580866120810496 |