Analysis of efficiency of the regulated transportation coach operator by stochastic frontier of Cobb-Douglas and translog functions : the case of the interstate passenger coach transportation in Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Francisco Giusepe Donato
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Francisco Gildemir Ferreira da, Rocha, Carlos Henrique, Queiroz, Marcelo Pereira, Araújo, Carlos Eduardo Freire
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28657
https://dx.doi.org/10.1590/S2238-10312012000300002
Resumo: O tema sobre eficiência e produtividade de empresas que atuam em indústrias reguladas tem sido extensivamente discutido na literatura. No Brasil há poucos estudos sobre análise de eficiência e produtividade de empresas de transporte rodoviário interestadual de passageiros por ônibus (TRIP). Nesse sentido, esse trabalho tem três objetivos principais: escolher entre a função Cobb-Douglas e Translog qual a melhor função para medir a eficiência técnica no TRIP para o período de 2004-2006; comparar os escores de eficiência entre as empresas de TRIP; e fazer uma análise da dinâmica da eficiência no TRIP e os fatores que contribuíram para ganhos ou perdas de eficiência. Os resultados indicam uma queda de eficiência durante os anos analisados e que tal queda se deve provavelmente a expansão da capacidade instalada por aquisição de novos ônibus, o que pode ser uma estratégia de longo prazo para competição em quantidade. Em termos relativos, o aumento da produção de 2005 em relação à de 2004 corresponde a 4%, porém, foi acompanhada do aumento de 6% e de 26% de distância anual percorrida em km e de emprego de mão de obra (motoristas), respectivamente, e pela redução de 31% da frota utilizada, com comportamento semelhante para 2006.
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