Identidades etárias e livro didático de inglês : um olhar crítico sobre representações do envelhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Lílian Rodrigues de Melo de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34534
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2018.
id UNB_02f94981f1c2aae253fdc838edff6a53
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/34534
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Identidades etárias e livro didático de inglês : um olhar crítico sobre representações do envelhecimentoLíngua inglesa - estudo e ensinoMaterial didáticoEnvelhecimentoAnálise do discursoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2018.Esta pesquisa busca analisar como o envelhecer é representado em livros didáticos de língua inglesa. Os pressupostos teóricos que fundamentam este estudo consideram o contexto socio-histórico pós-moderno descrito por Hall (2006) e os estudos de identidades, essas sempre plurais, fragamentadas, oscilantes e em constante construção, como afirmam Moita Lopes (2002) e Rajagopalan (2003). Com um olhar sobre a identidade etária, foco no envelhecimento baseado em Aboim (2014), Hermann (2015) e Debert (2010). Neste estudo o livro didático é entendido como um auxílio no trabalho pedagógico (BRASIL, 2015; FERREIRA; FERREIRA, 2017) que constrói diferentes identidades sociais (TILIO, 2006), passíveis de problematizações (TILIO, 2010) e é analisado sob o viés do letramento crítico (JORDÃO, 2010; MENEZES DE SOUZA, 2011). Esta pesquisa é pautada na abordagem qualitativa, interpretativista e na análise documental baseada em Bogdan e Biklen, (1994) e Ludke e Andre (1986). Os três livros selecionados para a análise são adotados em escolas públicas do Distrito Federal. A base de dados desta investigação são as imagens (fotos e ilustrações), textos, áudios de compreensão auditiva e personagens dos livros didáticos selecionados. A análise de dados discute duas categorias: visibilidade e invisibilidade. A visibilidade traz a representação física da pessoa idosa, um envelhecimento ativo, uma autorresponsabilização da velhice. A pessoa mais velha é representada muito ativa e produtiva, que interessa de certa forma ao mercado neoliberal. O estudo destaca também grande representação de celebridades mais velhas sinalizando uma relação entre as mesmas e sabedoria, porém apresentando em sua maioria homens e brancos. A invisibilidade do envelhecimento está na sub-representação física do/a idoso/a, na sua exclusão e apagamento em temas relevantes e na invisibilidade de mais pessoas envelhecidas em situações de cotidiano real. Esta pesquisa pode contribuir para a visualização e compreensão do processo de envelhecer, para a relevância de buscar no LD as identidades etárias e a problematização das mesmas para uma formação cidadã de alunos/as e professores/as de línguas. Este estudo acrescenta contribuições para um maior contato intergeracional que possibilite significativas construções identitárias ao tentar colocar em evidência a pessoa mais velha, segmento da população em constante aumento.This research aims at analyzing how aging is represented at the English language coursebook. The theoretical constructs that guide this study consider the post-modern socio-historical context described by Hall (2006) and the studies of identities. Identities are always multiple, fragmented and fluctuating and in constant construction, according to Moita Lopes (2002) and Rajagopalan (2003). I look at age identity and studies on aging described by Aboim (2014), Hermann (2015 and Debert (2010). This study considers the coursebook as a support in the pedagogical field (BRASIL, 2015; FERREIRA; FERREIRA, 2017) which constructs different social identities (TILIO, 2006) that can be problematized in class (TILIO, 2010) and it is analyzed by the critical literacy approach (JORDÃO, 2010; MENEZES DE SOUZA, 2011). This research is based on qualitative and interpretative paradigms and on document analysis as a methodological framework based on Bogdan and Biklen (1994) and Ludke and Andre (1986). The three coursebooks selected for analysis are adopted in the public school system in Distrito Federal. The data for this investigation are images (pictures and illustrations), texts, audios from listenings and characters from the coursebooks chosen. Data analysis discusses two categories: visibility and invisibility. Visibility brings the physical representation of older people, active aging and self-responsibility in old age. Older people are represented as active and productive, which serves in a way to the neoliberal market. The results have indicated a great deal of older celebrities in the English language coursebooks selected, relating them to knowledge. The research shows most of these celebrities are men and white. Invisibility of the aging process has been pointed in the analysis by physical under-representation of older people, exclusion or absence in relevant subjects and lack of more common older people. This research may contribute for the visibility and comprehension of aging, for the significance of seeking age identity in the coursebook and problematizing it in search of an active citizenship formation of language learners and teachers. This study adds contribution for more intergenerational contact that can make significant identity constructions as it highlights older people, which is a segment in constant increase.Andrade, Mariana Rosa Mastrella deAguiar, Lílian Rodrigues de Melo de2019-04-30T17:50:34Z2019-04-30T17:50:34Z2019-04-302018-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAGUIAR, Lílian Rodrigues de Melo de. Identidades etárias e livro didático de inglês: um olhar crítico sobre representações do envelhecimento. 2018. 186 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34534A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:14Zoai:repositorio.unb.br:10482/34534Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidades etárias e livro didático de inglês : um olhar crítico sobre representações do envelhecimento
title Identidades etárias e livro didático de inglês : um olhar crítico sobre representações do envelhecimento
spellingShingle Identidades etárias e livro didático de inglês : um olhar crítico sobre representações do envelhecimento
Aguiar, Lílian Rodrigues de Melo de
Língua inglesa - estudo e ensino
Material didático
Envelhecimento
Análise do discurso
title_short Identidades etárias e livro didático de inglês : um olhar crítico sobre representações do envelhecimento
title_full Identidades etárias e livro didático de inglês : um olhar crítico sobre representações do envelhecimento
title_fullStr Identidades etárias e livro didático de inglês : um olhar crítico sobre representações do envelhecimento
title_full_unstemmed Identidades etárias e livro didático de inglês : um olhar crítico sobre representações do envelhecimento
title_sort Identidades etárias e livro didático de inglês : um olhar crítico sobre representações do envelhecimento
author Aguiar, Lílian Rodrigues de Melo de
author_facet Aguiar, Lílian Rodrigues de Melo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Mariana Rosa Mastrella de
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Lílian Rodrigues de Melo de
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - estudo e ensino
Material didático
Envelhecimento
Análise do discurso
topic Língua inglesa - estudo e ensino
Material didático
Envelhecimento
Análise do discurso
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-05
2019-04-30T17:50:34Z
2019-04-30T17:50:34Z
2019-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AGUIAR, Lílian Rodrigues de Melo de. Identidades etárias e livro didático de inglês: um olhar crítico sobre representações do envelhecimento. 2018. 186 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34534
identifier_str_mv AGUIAR, Lílian Rodrigues de Melo de. Identidades etárias e livro didático de inglês: um olhar crítico sobre representações do envelhecimento. 2018. 186 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508372552056832