Abordagem dos temas relacionados ao clima no contexto da Geografia Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafael Furtado da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35607
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2019.
id UNB_03f9de502d61da4b64f86f2122c0fd0c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/35607
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Abordagem dos temas relacionados ao clima no contexto da Geografia EscolarGeografia - estudo e ensinoGeografia escolarClimatologia geográficaEnsino fundamentalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2019.O presente estudo teve por objetivo analisar a abordagem dos conteúdos referentes às dinâmicas climáticas na aula de Geografia em uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental e em duas turmas – primeiro e segundo ano – do Ensino Médio, com professores de Geografia de duas escolas públicas do Distrito Federal, que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. A pesquisa se deu no âmbito da Geografia Escolar, a fim de contribuir para o avanço do ensino de Climatologia durante o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Para tanto, optou-se por uma pesquisa qualitativa com viés de valorização da subjetividade e peculiaridade implícita às pesquisas na área da educação. As técnicas escolhidas para a produção das informações empíricas foram: a observação sistemática das aulas de Geografia de uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental e de duas turmas de primeiro e segundo ano do Ensino Médio; e as entrevistas semiestruturadas com professores de Geografia das instituições analisadas. Para a análise das informações construídas nas investigações empíricas, fez-se uso da análise de conteúdo, a fim de alcançar um rigor necessário para o tipo de pesquisa em questão. Também se deu uma análise de trabalhos na área do ensino de Climatologia, mais especificamente, de artigos publicados nos anais do Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica do período 2014-2016, buscando verificar a vinculação desses com as discussões realizada no âmbito da Geografia Escolar, em prol da contextualização da reflexão aqui produzida. Foi possível verificar que grande parte dos trabalhos publicados no Simpósio supramencionado não apresentam uma aproximação das teorias debatidas no âmbito da Geografia Escolar. Tais artigos também negligenciaram uma discussão teórica que embasasse o ensino da Climatologia na Educação Básica. No que tange às pesquisas realizadas no ambiente escolar, foi possível verificar que: a Climatologia trabalhada pelos docentes se mostrou muito descritiva, decorativa e conceitual; os professores não lograram trabalhar o clima com a intenção de construir um raciocínio geográfico; e não houve aproximação desse ramo da Geografia com a realidade dos estudantes. Conclui-se pela existência de certo distanciamento entre as teorias acadêmicas voltadas ao ensino de Geografia e a realidade da disciplina na Educação Básica, sendo cada vez mais necessário ressignificar a licenciatura desse componente curricular, a fim de amenizar o abismo existente entre a Geografia Escolar e seu curso de Bacharelado.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq).The present study had the objective of analyzing the modus operandi of the approach of the contents related to the climatic dynamics in the Geography class, in a class of the sixth year of Elementary School and in two classes – first and second year – of High School, with teachers of Geography of two public schools of the Federal District, which participated in the Institutional Scholarship Initiative Program. The research was carried out within the framework of School Geography, in order to contribute to the advancement of the teaching of Climatology during the process of teaching and learning in basic education. For that, we chose a qualitative research with bias of valuation of the subjectivity and implicit peculiarity to the researches in the area of the education. The techniques chosen for the production of the empirical information were: the systematic observation of the Geography classes of a class of the sixth year of elementary school and two classes of first and second year of high school; and the semistructured interviews with teachers of Geography of the analyzed institutions. For the analysis of the information constructed in the empirical investigations, it was made use of the content analysis, in order to reach a necessary rigor for the type of research in question. An analysis of works in the area of Climatology teaching was also given, specifically, articles published in the annals of the Brazilian Symposium on Geographical Climatology of the period 2014-2016, seeking to verify the linkage of these with the discussions carried out within the scope of School Geography, in the contextualization of the reflection produced here. In the meantime, it was possible to verify that a great part of the works published in the Symposium above do not present an approximation of the theories debated in the scope of the School Geography. These articles also neglected a theoretical discussion that underlies the teaching of Climatology in Basic Education. Regarding the research carried out in the school environment, it was possible to verify that: Climatology worked by the teachers were very descriptive, decorative and conceptual; the teachers failed to work the climate with the intention of constructing a geographical reasoning; and, there was no approximation of this branch of Geography with the reality of the students. It is concluded that there is a certain distance between the academic theories geography teaching and the reality of the discipline in Basic Education, being more and more necessary to redefine the degree of this curricular component, in order to soften the existing gap between School Geography and his Bachelor's degree.Instituto de Ciências Humanas (ICH)Departamento de Geografia (ICH GEA)Programa de Pós-Graduação em GeografiaSteinke, Ercília TorresSilva, Rafael Furtado da2019-10-17T16:53:24Z2019-10-17T16:53:24Z2019-10-172019-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Rafael Furtado da. Abordagem dos temas relacionados ao clima no contexto da Geografia Escolar. 2019. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35607A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-20T16:33:46Zoai:repositorio.unb.br:10482/35607Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-20T16:33:46Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem dos temas relacionados ao clima no contexto da Geografia Escolar
title Abordagem dos temas relacionados ao clima no contexto da Geografia Escolar
spellingShingle Abordagem dos temas relacionados ao clima no contexto da Geografia Escolar
Silva, Rafael Furtado da
Geografia - estudo e ensino
Geografia escolar
Climatologia geográfica
Ensino fundamental
title_short Abordagem dos temas relacionados ao clima no contexto da Geografia Escolar
title_full Abordagem dos temas relacionados ao clima no contexto da Geografia Escolar
title_fullStr Abordagem dos temas relacionados ao clima no contexto da Geografia Escolar
title_full_unstemmed Abordagem dos temas relacionados ao clima no contexto da Geografia Escolar
title_sort Abordagem dos temas relacionados ao clima no contexto da Geografia Escolar
author Silva, Rafael Furtado da
author_facet Silva, Rafael Furtado da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Steinke, Ercília Torres
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rafael Furtado da
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - estudo e ensino
Geografia escolar
Climatologia geográfica
Ensino fundamental
topic Geografia - estudo e ensino
Geografia escolar
Climatologia geográfica
Ensino fundamental
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-17T16:53:24Z
2019-10-17T16:53:24Z
2019-10-17
2019-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Rafael Furtado da. Abordagem dos temas relacionados ao clima no contexto da Geografia Escolar. 2019. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/35607
identifier_str_mv SILVA, Rafael Furtado da. Abordagem dos temas relacionados ao clima no contexto da Geografia Escolar. 2019. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/35607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508228414799872