Habitus professoral na sala de aula virtual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/29203 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000300012 |
Resumo: | Entendendo que a indiferença na ação pedagógica contribui para a reprodução das desigualdades no sistema de ensino, o presente artigo busca captar, a partir de entrevistas semiestruturadas, traços do habitus de professores supervisores de disciplinas do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância na Universidade de Brasília - UnB no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. As orientações metodológicas de Bourdieu (2007) foram um dos elementos orientadores na análise das entrevistas, considerando ainda o uso heurístico do conceito de habitus. Conclui-se que o habitus professoral envolve esforços voluntários em busca de uma ação pedagógica diferenciada. No entanto, ele é ambíguo e condescendente frente aos limites do modelo de EaD no âmbito da UAB. Ao fim, os dados analisados permitem fornecer elementos para reorientação político-pedagógica que vise a um novo modelo de EaD nacional. |
id |
UNB_0428f0eccd622969af819b5d46fa4635 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/29203 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Habitus professoral na sala de aula virtualTeacher's habitus on virtual classroomsEnsino a distânciaProfessores - ensino a distânciaUniversidade aberta - BrasilEntendendo que a indiferença na ação pedagógica contribui para a reprodução das desigualdades no sistema de ensino, o presente artigo busca captar, a partir de entrevistas semiestruturadas, traços do habitus de professores supervisores de disciplinas do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância na Universidade de Brasília - UnB no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. As orientações metodológicas de Bourdieu (2007) foram um dos elementos orientadores na análise das entrevistas, considerando ainda o uso heurístico do conceito de habitus. Conclui-se que o habitus professoral envolve esforços voluntários em busca de uma ação pedagógica diferenciada. No entanto, ele é ambíguo e condescendente frente aos limites do modelo de EaD no âmbito da UAB. Ao fim, os dados analisados permitem fornecer elementos para reorientação político-pedagógica que vise a um novo modelo de EaD nacional.By understanding indifference related to pedagogical action which contributes to inequalities reproduction in the education system, this paper seeks to capture, from semi-structured interviews, habitus traces of supervisor-teachers towards Pedagogy degree (distance education programs) at Brasilia University - UnB on the scope of Open System Brazilian University - OSBA. The methodological guidelines of Bourdieu (2007) were one of the guiding elements to interview analyses, mainly considering the heuristic use of habitus concept. It is concluded that its teacher's habitus involves volunteer efforts in search of a differentiated pedagogical action. However, it is ambiguous and complacent relative to limits of the distance education developed by OSBA. Furthermore, analysis data may provide elements to motivate political-pedagogical reorientation aimed to a new national model for distance education programs.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais2017-12-07T05:07:15Z2017-12-07T05:07:15Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPIMENTA, Alexandre Marinho; LOPES, Carlos. Habitus professoral na sala de aula virtual. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 3, p. 267-289, jul./set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000300012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000300012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 nov. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29203https://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000300012Pimenta, Alexandre MarinhoSousa, Carlos Alberto Lopes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T18:32:21Zoai:repositorio.unb.br:10482/29203Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T18:32:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Habitus professoral na sala de aula virtual Teacher's habitus on virtual classrooms |
title |
Habitus professoral na sala de aula virtual |
spellingShingle |
Habitus professoral na sala de aula virtual Pimenta, Alexandre Marinho Ensino a distância Professores - ensino a distância Universidade aberta - Brasil |
title_short |
Habitus professoral na sala de aula virtual |
title_full |
Habitus professoral na sala de aula virtual |
title_fullStr |
Habitus professoral na sala de aula virtual |
title_full_unstemmed |
Habitus professoral na sala de aula virtual |
title_sort |
Habitus professoral na sala de aula virtual |
author |
Pimenta, Alexandre Marinho |
author_facet |
Pimenta, Alexandre Marinho Sousa, Carlos Alberto Lopes de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Carlos Alberto Lopes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimenta, Alexandre Marinho Sousa, Carlos Alberto Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Professores - ensino a distância Universidade aberta - Brasil |
topic |
Ensino a distância Professores - ensino a distância Universidade aberta - Brasil |
description |
Entendendo que a indiferença na ação pedagógica contribui para a reprodução das desigualdades no sistema de ensino, o presente artigo busca captar, a partir de entrevistas semiestruturadas, traços do habitus de professores supervisores de disciplinas do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância na Universidade de Brasília - UnB no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. As orientações metodológicas de Bourdieu (2007) foram um dos elementos orientadores na análise das entrevistas, considerando ainda o uso heurístico do conceito de habitus. Conclui-se que o habitus professoral envolve esforços voluntários em busca de uma ação pedagógica diferenciada. No entanto, ele é ambíguo e condescendente frente aos limites do modelo de EaD no âmbito da UAB. Ao fim, os dados analisados permitem fornecer elementos para reorientação político-pedagógica que vise a um novo modelo de EaD nacional. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2017-12-07T05:07:15Z 2017-12-07T05:07:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PIMENTA, Alexandre Marinho; LOPES, Carlos. Habitus professoral na sala de aula virtual. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 3, p. 267-289, jul./set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000300012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000300012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 nov. 2019. http://repositorio.unb.br/handle/10482/29203 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000300012 |
identifier_str_mv |
PIMENTA, Alexandre Marinho; LOPES, Carlos. Habitus professoral na sala de aula virtual. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 3, p. 267-289, jul./set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000300012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982014000300012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 nov. 2019. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29203 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000300012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1818900788629471232 |