HABITUS PROFESSORAL NA SALA DE AULA VIRTUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Alexandre Marinho
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lopes, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21144
Resumo: RESUMO: Entendendo que a indiferença na ação pedagógica contribui para a reprodução das desigualdades no sistema de ensino, o presente artigo busca captar, a partir de entrevistas semiestruturadas, traços do habitus de professores supervisores de disciplinas do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância na Universidade de Brasília - UnB no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. As orientações metodológicas de Bourdieu (2007) foram um dos elementos orientadores na análise das entrevistas, considerando ainda o uso heurístico do conceito de habitus. Conclui-se ambiguidade do habitus, que envolve esforços voluntários em busca de uma ação pedagógica diferenciada em meio a consentimentos implícitos, e o peso de fatores objetivos nesta ambiguidade, evidente nas limitações estruturais do modelo de EaD no âmbito da UAB. Ao fim, os dados analisados permitem fornecer elementos para reorientação político-pedagógica que vise um novo modelo de EaD nacional.
id UFMG-5_76e2ae43b2a97c97019a342150d808af
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21144
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling HABITUS PROFESSORAL NA SALA DE AULA VIRTUALHabitus ProfessoralEducação a DistânciaDiferençasVirtual. Universidade Aberta do Brasil (UAB).RESUMO: Entendendo que a indiferença na ação pedagógica contribui para a reprodução das desigualdades no sistema de ensino, o presente artigo busca captar, a partir de entrevistas semiestruturadas, traços do habitus de professores supervisores de disciplinas do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância na Universidade de Brasília - UnB no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. As orientações metodológicas de Bourdieu (2007) foram um dos elementos orientadores na análise das entrevistas, considerando ainda o uso heurístico do conceito de habitus. Conclui-se ambiguidade do habitus, que envolve esforços voluntários em busca de uma ação pedagógica diferenciada em meio a consentimentos implícitos, e o peso de fatores objetivos nesta ambiguidade, evidente nas limitações estruturais do modelo de EaD no âmbito da UAB. Ao fim, os dados analisados permitem fornecer elementos para reorientação político-pedagógica que vise um novo modelo de EaD nacional.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21144Educação em Revista ; v. 30 n. 3 (2014)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21144/17034Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPimenta, Alexandre MarinhoLopes, Carlos2023-05-29T15:51:35Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21144Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T15:51:35Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv HABITUS PROFESSORAL NA SALA DE AULA VIRTUAL
title HABITUS PROFESSORAL NA SALA DE AULA VIRTUAL
spellingShingle HABITUS PROFESSORAL NA SALA DE AULA VIRTUAL
Pimenta, Alexandre Marinho
Habitus Professoral
Educação a Distância
Diferenças
Virtual. Universidade Aberta do Brasil (UAB).
title_short HABITUS PROFESSORAL NA SALA DE AULA VIRTUAL
title_full HABITUS PROFESSORAL NA SALA DE AULA VIRTUAL
title_fullStr HABITUS PROFESSORAL NA SALA DE AULA VIRTUAL
title_full_unstemmed HABITUS PROFESSORAL NA SALA DE AULA VIRTUAL
title_sort HABITUS PROFESSORAL NA SALA DE AULA VIRTUAL
author Pimenta, Alexandre Marinho
author_facet Pimenta, Alexandre Marinho
Lopes, Carlos
author_role author
author2 Lopes, Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Alexandre Marinho
Lopes, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Habitus Professoral
Educação a Distância
Diferenças
Virtual. Universidade Aberta do Brasil (UAB).
topic Habitus Professoral
Educação a Distância
Diferenças
Virtual. Universidade Aberta do Brasil (UAB).
description RESUMO: Entendendo que a indiferença na ação pedagógica contribui para a reprodução das desigualdades no sistema de ensino, o presente artigo busca captar, a partir de entrevistas semiestruturadas, traços do habitus de professores supervisores de disciplinas do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância na Universidade de Brasília - UnB no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. As orientações metodológicas de Bourdieu (2007) foram um dos elementos orientadores na análise das entrevistas, considerando ainda o uso heurístico do conceito de habitus. Conclui-se ambiguidade do habitus, que envolve esforços voluntários em busca de uma ação pedagógica diferenciada em meio a consentimentos implícitos, e o peso de fatores objetivos nesta ambiguidade, evidente nas limitações estruturais do modelo de EaD no âmbito da UAB. Ao fim, os dados analisados permitem fornecer elementos para reorientação político-pedagógica que vise um novo modelo de EaD nacional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21144
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21144/17034
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 30 n. 3 (2014)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121283743744