Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro Júnior, Luiz Antônio
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cunha, Marcelo F., Laranjeiras, Cássio Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28598
https://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000400023
Resumo: Neste trabalho propomos a utilização de simulações computacionais de experimentos históricos no ensino de física como estratégia de resgate e articulação das dimensões histórica e empírica da física na sala de aula. Como exemplo, apresentamos uma classe de simulação computacional didática, caracterizada aqui como Simulação Didática Interativa (SDI), utilizando o software Modellus para apresentar a experiência do plano inclinado proposta por Galileu Galilei(1564-1642) em sua obra Discursos e Demonstrações Matemáticas em Torno de Duas Novas Ciências (1638), onde a lei da queda dos corpos é investigada.
id UNB_0542b506d860cdf6efc02bd977a80d80
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/28598
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ribeiro Júnior, Luiz AntônioCunha, Marcelo F.Laranjeiras, Cássio Costa2017-12-07T05:01:28Z2017-12-07T05:01:28Z2012-12RIBEIRO JUNIOR, Luiz A.; CUNHA, Marcelo F.; LARANJEIRAS, Cássio C. Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 1-10, out./dez. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000400023. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000400023&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28598https://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000400023Neste trabalho propomos a utilização de simulações computacionais de experimentos históricos no ensino de física como estratégia de resgate e articulação das dimensões histórica e empírica da física na sala de aula. Como exemplo, apresentamos uma classe de simulação computacional didática, caracterizada aqui como Simulação Didática Interativa (SDI), utilizando o software Modellus para apresentar a experiência do plano inclinado proposta por Galileu Galilei(1564-1642) em sua obra Discursos e Demonstrações Matemáticas em Torno de Duas Novas Ciências (1638), onde a lei da queda dos corpos é investigada.In this paper we propose the use of computer simulations of historical experiments in physics education as a strategy to recover and articulate the historical and empirical dimensions of scientific knowledge in the classroom. Particularly, we present a Didactic Interactive Simulation (DIS) using the software Modellus to rescue the experiment of the inclined plane described by Galileo Galilei in his work Discourse and Mathematical Demonstrations Concerning Two New Sciences (1638), in which he investigates the law of falling bodies.Sociedade Brasileira de FísicaRevista Brasileira de Ensino de Física - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000400023&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 04 dez. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessSimulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aulaHistorical experiments simulations in physics education: a computational approach of the historical and empirical dimensions of science in classroominfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleSimulação (Computadores)Experimentos - tecnologiaEnsino de ciênciasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_SimulacaoExperimentosHistoricos.pdfARTIGO_SimulacaoExperimentosHistoricos.pdfapplication/pdf3834897http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/28598/1/ARTIGO_SimulacaoExperimentosHistoricos.pdf4bdfb3c1db0a2c8766166c3e36238cc2MD51open access10482/285982023-05-26 21:19:53.089open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/28598Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-27T00:19:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Historical experiments simulations in physics education: a computational approach of the historical and empirical dimensions of science in classroom
title Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula
spellingShingle Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula
Ribeiro Júnior, Luiz Antônio
Simulação (Computadores)
Experimentos - tecnologia
Ensino de ciências
title_short Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula
title_full Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula
title_fullStr Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula
title_full_unstemmed Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula
title_sort Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula
author Ribeiro Júnior, Luiz Antônio
author_facet Ribeiro Júnior, Luiz Antônio
Cunha, Marcelo F.
Laranjeiras, Cássio Costa
author_role author
author2 Cunha, Marcelo F.
Laranjeiras, Cássio Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro Júnior, Luiz Antônio
Cunha, Marcelo F.
Laranjeiras, Cássio Costa
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Simulação (Computadores)
Experimentos - tecnologia
Ensino de ciências
topic Simulação (Computadores)
Experimentos - tecnologia
Ensino de ciências
description Neste trabalho propomos a utilização de simulações computacionais de experimentos históricos no ensino de física como estratégia de resgate e articulação das dimensões histórica e empírica da física na sala de aula. Como exemplo, apresentamos uma classe de simulação computacional didática, caracterizada aqui como Simulação Didática Interativa (SDI), utilizando o software Modellus para apresentar a experiência do plano inclinado proposta por Galileu Galilei(1564-1642) em sua obra Discursos e Demonstrações Matemáticas em Torno de Duas Novas Ciências (1638), onde a lei da queda dos corpos é investigada.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T05:01:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T05:01:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO JUNIOR, Luiz A.; CUNHA, Marcelo F.; LARANJEIRAS, Cássio C. Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 1-10, out./dez. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000400023. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000400023&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/28598
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000400023
identifier_str_mv RIBEIRO JUNIOR, Luiz A.; CUNHA, Marcelo F.; LARANJEIRAS, Cássio C. Simulação de experimentos históricos no ensino de física: uma abordagem computacional das dimensões histórica e empírica da ciência na sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 1-10, out./dez. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000400023. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000400023&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 dez. 2020.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/28598
https://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172012000400023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/28598/1/ARTIGO_SimulacaoExperimentosHistoricos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4bdfb3c1db0a2c8766166c3e36238cc2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863779038789632