Análise das concepções de professores e alunos das escolas públicas do DF sobre a avaliação em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Camila Gonçalves de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39242
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2017.
id UNB_059223e90f95e1d3d8ea14c354ceab90
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39242
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Análise das concepções de professores e alunos das escolas públicas do DF sobre a avaliação em matemáticaMatemática - estudo e ensinoEnsino fundamental - Distrito Federal (Brasil)Matemática - estudo e ensino - avaliaçãoAvaliação educacionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2017.Nesta dissertação, estabeleceu-se como objetivo geral analisar as concepções de professores e alunos das escolas públicas do Distrito Federal-DF sobre a avaliação em matemática no nono ano do Ensino Fundamental. Desenvolveu-se o trabalho em dois momentos. Inicialmente, fez-se uma pesquisa bibliográfica visando coletar as principais ideias sobre avaliação constando em publicações dos autores mais influentes no tema, bem como as orientações presentes em documentos e organismos oficiais. Realizou-se, também, uma pesquisa empírica junto a um total de sete professores e 199 alunos de sete Coordenações Regionais de Ensino do DF, aplicando questionários junto aos mesmos e uma entrevista semiestruturada junto aos alunos. Os dados coletados foram analisados quanto aos aspectos quantitativos e qualitativos, para o procedimento da aquisição dos resultados. Como conclusão, evidenciou-se o empenho dos professores em ajudar na superação das deficiências de aprendizagem dos alunos; a necessidade de mais aprofundamento teórico dos professores nos aspectos inerentes ao processo de avaliação, maior diálogo entre docentes e discentes no processo avaliativo, e maior empenho destes últimos, encaminhando a necessidade de aprofundar as pesquisas nesse tema.In this dissertation, it was established as a general objective to analyze the conceptions of teachers and students of the public schools of the Federal District-DF on the evaluation in mathematics in the ninth year of the Elementary School. The work was developed in two moments. Initially, a bibliographical research was done aiming to collect the main ideas about evaluation, being published in the publications of the most influential authors in the subject, as well as the orientations present in official documents and organisms. An empirical research was also carried out with a total of seven teachers and 199 students from seven Regional Education Coordinations of the Federal District, applying questionnaires with them and a semi- structured interview with the students. The collected data were analyzed for the quantitative and qualitative aspects, for the procedure of the acquisition of the results. As a conclusion, there was evidence of the teachers' commitment to help overcome the students' learning deficiencies; the need for more theoretical deepening of the teachers in the aspects inherent to the evaluation process, greater dialogue between teachers and students in the evaluation process, and greater commitment of the latter, pointing out the need to deepen research on this topic.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalMenezes, Josinalva Estaciocamila-mat@hotmail.comAraujo, Camila Gonçalves de2020-07-09T13:51:57Z2020-07-09T13:51:57Z2020-07-092017-11-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAUJO, Camila Gonçalves de. Análise das concepções de professores e alunos das escolas públicas do DF sobre a avaliação em matemática. 2017. 80 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39242A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-26T17:57:53Zoai:repositorio.unb.br:10482/39242Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-26T17:57:53Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das concepções de professores e alunos das escolas públicas do DF sobre a avaliação em matemática
title Análise das concepções de professores e alunos das escolas públicas do DF sobre a avaliação em matemática
spellingShingle Análise das concepções de professores e alunos das escolas públicas do DF sobre a avaliação em matemática
Araujo, Camila Gonçalves de
Matemática - estudo e ensino
Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil)
Matemática - estudo e ensino - avaliação
Avaliação educacional
title_short Análise das concepções de professores e alunos das escolas públicas do DF sobre a avaliação em matemática
title_full Análise das concepções de professores e alunos das escolas públicas do DF sobre a avaliação em matemática
title_fullStr Análise das concepções de professores e alunos das escolas públicas do DF sobre a avaliação em matemática
title_full_unstemmed Análise das concepções de professores e alunos das escolas públicas do DF sobre a avaliação em matemática
title_sort Análise das concepções de professores e alunos das escolas públicas do DF sobre a avaliação em matemática
author Araujo, Camila Gonçalves de
author_facet Araujo, Camila Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes, Josinalva Estacio
camila-mat@hotmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Camila Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - estudo e ensino
Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil)
Matemática - estudo e ensino - avaliação
Avaliação educacional
topic Matemática - estudo e ensino
Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil)
Matemática - estudo e ensino - avaliação
Avaliação educacional
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-20
2020-07-09T13:51:57Z
2020-07-09T13:51:57Z
2020-07-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAUJO, Camila Gonçalves de. Análise das concepções de professores e alunos das escolas públicas do DF sobre a avaliação em matemática. 2017. 80 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39242
identifier_str_mv ARAUJO, Camila Gonçalves de. Análise das concepções de professores e alunos das escolas públicas do DF sobre a avaliação em matemática. 2017. 80 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580751437004800