Inter-ação, representação e identificação do Brasil em textos esritos do exame Celpe-Bras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cota, Ailana Assis
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/13748
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2013.
id UNB_05ad8c9a97924d625a471b92e93479e7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/13748
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Inter-ação, representação e identificação do Brasil em textos esritos do exame Celpe-BrasAnálise lingüísticaIdentidade social - BrasilAnálise crítica do discursoLíngua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeirosProficiência oralDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2013.Nesta pesquisa, investigo (inter)ações, representações e identificações do Brasil em 12 textos escritos do exame Celpe-Bras que compuseram as edições de 2009/2 a 2012/1. Com base em pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso Crítica (CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 2003; FAIRCLOUGH, 2003, 2008; RESENDE & RAMALHO, 2006; RAMALHO & RESENDE, 2011), busquei explanar criticamente sentidos potencialmente ideológicos nesses textos que compõem o único exame de proficiência em português língua estrangeira reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro, o exame Celpe-Bras. Para tanto, a partir do entendimento de que a elite econômica é uma das mediadoras na construção de uma cultura nacional (KRAMSCH, 1998; ORTIZ, 2003; VANNUCCHI, 2006), retomo o que seria a ‘imaginação’ do Brasil com base em temas sociológicos relacionados a rituais, casa, rua, comida, família e religião (DAMATTA, 1997a; 1997b; 2000; FREYRE, 2006; HOLANDA, 1995) e concebo que eventos sociais concretos e práticas sociais mais abstratas são parte da realidade. Sendo assim, neste trabalho, a imagem de brasilidade está mais estabilizada no nível da estrutura e é potencialmente veiculada em textos, situados no nível dos eventos sociais, e, ainda, intermediada pela prática social particular específica desta pesquisa, ou seja, pelo exame Celpe-Bras. Este estudo é predominantemente qualitativo, documental e sincrônico e tem como foco a composição do exame escrito do Celpe- Bras, uma vez que traz as análises interacionais dos textos que compõem as edições do exame, interpretados à luz da crítica-explanatória, nas quais a identificação de gêneros, discursos e estilos é realizada por meio das categorias linguísticas estrutura genérica, estrutura visual, interdiscursividade, intertextualidade, pressuposição, relações semânticas entre sentenças e avaliação. O nível da produção do exame Celpe-Bras também é parcialmente contemplado, pois as análises interacionais dos textos escritos do exame são apoiadas em questionários abertos autoadministrados respondidos por colaboradores/as que participam, ou já participaram, de eventos de elaboração e avaliação do exame Celpe-Bras. Os resultados da pesquisa indicam veiculação no exame de representações do Brasil conformadas por relações e instituições características do capitalismo tardio e da globalização neoliberal, a exemplo da pressuposição de que idosos/as deveriam ser economicamente ativos/as. As imagens e representações dos/as jovens brasileiros/as nos textos tendem a não contemplar a diversidade cultural do Brasil e, quando o tema se relaciona à ciência e à tecnologia, as análises indicam que o Brasil não possui acesso discursivo e autorização para discutir tais assuntos (VAN DIJK, 2010; FAIRCLOUGH, 2003). Esse tipo de discurso/representação (disseminado em gêneros/inter-ações e com potencial para ser inculcado em estilos/identidades) pode contribuir para a sustentação e instauração de crenças e valores ideológicos sobre o Brasil, que têm estreita relação com legitimação por relações de dominação serem apresentadas como legítimas e universais (THOMPSON, 2009). _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTIn this research, I investigate the action, representation and identities of Brazil in 12 written texts that belong to Celpe-Bras exam, found in the composed editions from 2009/2 to 2012/1. Based on Critical Discourse Analysis framework (CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 2003; FAIRCLOUGH, 2003, 2008; RESENDE & RAMALHO, 2006; RAMALHO & RESENDE, 2011), I found to explain in a critical way potentially ideological directions in these texts that are part of the only proficiency exam recognized by Brazil’s government, Celpe-Bras exam. Therefore, from the understanding that economic elite is mediator in the construction of an idea of national culture (KRAMSCH, 1998; ORTIZ, 2003; VANNUCCHI, 2006), I work on what could be Brazilian ‘imagination’ based on sociological issues related to ‘rituals’, ‘house’, ‘street’, food, family and religion (DAMATTA, 1997a; 1997b; 2000; FREYRE, 2006; HOLANDA, 1995) and I understand concrete social events and abstract social practices are part of reality. Thus, in this work Brazil’s imagination is stabilized in structure and is potentially aired in texts, situated in social events and intermediated by particular social practice of this research, in other words, Celpe-Bras exam. This research is principally qualitative, documentary and synchronic and brings to a focus Celpe-Bras written exam’s composition since brings analysis of texts that are part of edition of this exam, interpreted by explanatory critique, which identification of genres, discourses and styles are operationalized by linguistics category genres and generic structure, visual structure, discourses, intertextuality, assumptions, meaning relations between sentences and clauses and evaluation. Celpe-Bras production is partly considered because textual analysis is supported by questionnaire answered by people who participate, or participated, in Celpe-Bras events, elaboration and evaluation. This research’s results indicated Brazil’s representation established by institutions and relations of new capitalism and globalization, for example an assumption that elderly might be economically active. Brazilian young people representations on texts inclines to not include the cultural diversity of Brazil and the Science and technology issues indicated that Brazil does not have discursive access and authorization to discuss it (VAN DIJK, 2010; FAIRCLOUGH, 2003). This kind of discourse/representation (inculcated in genres and potentially in styles/identities) may contributed to support and establish ideological beliefs and values about Brazil, that build a relation to legitimation because domain relations are introduced as legitimate and universal (THOMPSON, 2009).Ramalho, Viviane Cristina Vieira SebbaCota, Ailana Assis2013-07-29T15:23:20Z2013-07-29T15:23:20Z2013-07-292013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOTA, Ailana Assis. Inter-ação, representação e identificação do Brasil em textos esritos do exame Celpe-Bras. 2013. 124, [26] f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/13748A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:50:48Zoai:repositorio.unb.br:10482/13748Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:50:48Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Inter-ação, representação e identificação do Brasil em textos esritos do exame Celpe-Bras
title Inter-ação, representação e identificação do Brasil em textos esritos do exame Celpe-Bras
spellingShingle Inter-ação, representação e identificação do Brasil em textos esritos do exame Celpe-Bras
Cota, Ailana Assis
Análise lingüística
Identidade social - Brasil
Análise crítica do discurso
Língua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeiros
Proficiência oral
title_short Inter-ação, representação e identificação do Brasil em textos esritos do exame Celpe-Bras
title_full Inter-ação, representação e identificação do Brasil em textos esritos do exame Celpe-Bras
title_fullStr Inter-ação, representação e identificação do Brasil em textos esritos do exame Celpe-Bras
title_full_unstemmed Inter-ação, representação e identificação do Brasil em textos esritos do exame Celpe-Bras
title_sort Inter-ação, representação e identificação do Brasil em textos esritos do exame Celpe-Bras
author Cota, Ailana Assis
author_facet Cota, Ailana Assis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramalho, Viviane Cristina Vieira Sebba
dc.contributor.author.fl_str_mv Cota, Ailana Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Análise lingüística
Identidade social - Brasil
Análise crítica do discurso
Língua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeiros
Proficiência oral
topic Análise lingüística
Identidade social - Brasil
Análise crítica do discurso
Língua portuguesa - estudo e ensino - falantes estrangeiros
Proficiência oral
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-29T15:23:20Z
2013-07-29T15:23:20Z
2013-07-29
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COTA, Ailana Assis. Inter-ação, representação e identificação do Brasil em textos esritos do exame Celpe-Bras. 2013. 124, [26] f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/13748
identifier_str_mv COTA, Ailana Assis. Inter-ação, representação e identificação do Brasil em textos esritos do exame Celpe-Bras. 2013. 124, [26] f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/13748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508253151756288