Avaliação em escola cívico-militar do Distrito Federal : há lugar para concepções e práticas formativas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Janyla Martins de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46686
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
id UNB_15fff6342da43cf2fa39d1bf943e5c4b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46686
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação em escola cívico-militar do Distrito Federal : há lugar para concepções e práticas formativas?Educação militarAvaliação educacionalConcepções pedagógicasPráticas pedagógicasEscolas públicas - Distrito Federal (Brasil)Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.Esta pesquisa integra o conjunto de produções científicas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa acerca de Trabalho Docente, Didática e Organização do Trabalho Pedagógico – Prodocência; foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa: Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA). A questão central orientadora do estudo foi: Quais concepções e práticas de avaliação predominantes em uma escola de anos finais do ensino fundamental, cívico-militar do Distrito Federal? Com o objetivo geral de: analisar concepções e práticas predominantes de avaliação em uma escola de anos finais do ensino fundamental, cívico-militar do Distrito Federal. Como desdobramento deste, tem-se os objetivos específicos: discutir as perspectivas teóricas e metodológicas acerca de avaliação escolar contempladas no projeto político-pedagógico (PPP, 2021) de uma escola cívico-militar do Distrito Federal; e compreender as concepções e as práticas de avaliação escolar expressas por estudantes e professores de uma escola cívicomilitar do Distrito Federal. A pesquisa de abordagem qualitativa (GATTI, 2010; MINAYO, 2007), do tipo Estudo de Caso (YIN, 2001), pautou-se pela perspectiva epistemológica críticadialética (CURY, 1986; PAULO NETTO, 2011). Os dados foram levantados por meio de análise do PPP; e entrevista semiestruturada com professores (março e abril de 2021) e grupo focal com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental (maio de 2021). A leitura, a organização e a interpretação dos dados fundamentaram-se na Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977, 2011). Recorreu-se a diversos autores, como Cury (1986), Fernandes (2014), Fernandes Silva e Silva (2019), Freitas, (2005, 2014, 2016, 2018), Hadji (2001), Álvarez Méndez (2002), Saviani (1994, 2011, 2013), Veiga (1998, 2002, 2003, 2013), Villas Boas (2008, 2017, 2019), na leitura e na interpretação dos dados. Os resultados da pesquisa revelam que o PPP da escola contempla a avaliação da aprendizagem formativa diagnóstica e integrada ao trabalho pedagógico. Os dados revelam, no entanto, influência do ideário conservador no trabalho pedagógico e na avaliação concebida e praticada na escola devido à presença dos militares, sendo antagônica à organização em ciclos e aos processos avaliativos formativos que envolvem a organização do trabalho pedagógico; os professores concebem que avaliar é um processo que acompanha as aprendizagens dos estudantes e buscam promover ações para alcançar as aprendizagens, mas não percebem que, a partir do momento que os instrumentos e procedimentos utilizados passam a classificar e rotular o estudante na escola, estes processos avaliativos deixam de ser formativos; e, para os estudantes, a avaliação na escola militarizada caracteriza-se por instrumentos para verificação e controle das aprendizagens, não percebem a intenção formativa, são condicionados a aceitar a presença de militares e de suas atividades na escola, na crença de que, a partir da implantação do projeto Gestão Compartilhada, terão uma melhor qualidade da educação. Como forma de resistência à organização escolar cívico-militar, sugere-se a reorganização e a materialização do trabalho pedagógico na perspectiva democrática e formativa, contemplando a avaliação com foco nas aprendizagens dos sujeitos e no respeito à liberdade de expressão e à diversidade dos tempos de desenvolvimento humano.This research integrates the set of scientific productions developed by the Study and Research Group about Teaching Work, Didactics and Organization of Pedagogical Work – Prodocência; was developed in the Graduate Program of the Faculty of Education at the University of Brasília (UnB), in the line of research: Teaching Profession, Curriculum and Assessment (PDCA). The central guiding question of the study was: What conceptions and evaluation practices predominate in a school for the final years of fundamental education, civic-military in the Federal District? With the general objective of: analyzing prevailing conceptions and practices of evaluation in a school for the final years of fundamental education, civic-military in the Federal District. As a result of this, there are the specific objectives: to discuss the theoretical and methodological perspectives on school evaluation contemplated in the politicalpedagogical project (PPP, 2021) of a civic-military school in the Federal District; and to understand the conceptions and practices of school evaluation expressed by students and teachers of a civic-military school in the Federal District. The research with a qualitative approach (GATTI, 2010; MINAYO, 2007), of the Case Study type (YIN, 2001), was guided by the critical-dialectical epistemological perspective (CURY, 1986; PAULO NETTO, 2011). Data were collected through PPP analysis; and a semi-structured interview with teachers (March and April 2021) and a focus group with students in the 9th grade of Elementary School (May 2021). The reading, organization and interpretation of data were based on Content Analysis (BARDIN, 1977, 2011). Several authors were used, such as Cury (1986), Fernandes (2014), Fernandes Silva e Silva (2019), Freitas, (2005, 2014, 2016, 2018), Hadji (2001), Álvarez Méndez (2002), Saviani (1994, 2011, 2013), Veiga (1998, 2002, 2003, 2013), Villas Boas (2008, 2017, 2019), in reading and interpreting the data. The research results reveal that the school's PPP contemplates the evaluation of the diagnostic formative learning and integrated to the pedagogical work. The data reveal, however, the influence of conservative ideas on the pedagogical work and on the evaluation conceived and practiced in the school due to the presence of the military, being antagonistic to the organization in cycles and to the formative evaluative processes that involve the organization of the pedagogical work; teachers conceive that evaluating is a process that accompanies student learning and seek to promote actions to achieve learning, but they do not realize that, from the moment that the instruments and procedures used begin to classify and label the student at school, these processes assessments are no longer formative; and, for the students, the evaluation in the militarized school is characterized by instruments for verification and control of learning, they do not perceive the formative intention, they are conditioned to accept the presence of military personnel and their activities in the school, in the belief that, the from the implementation of the Shared Management project, they will have a better quality of education. As a form of resistance to the civic-military school organization, it is suggested the reorganization and materialization of the pedagogical work in a democratic and formative perspective, contemplating the evaluation with a focus on the learning of the subjects and on the respect for freedom of expression and the diversity of the times of study. human development.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Edileuza Fernandes daSousa, Janyla Martins de2023-10-16T18:30:13Z2023-10-16T18:30:13Z2023-10-162023-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Janyla Martins de. Avaliação em escola cívico-militar do Distrito Federal: há lugar para concepções e práticas formativas?. 2022. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46686porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-16T18:30:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/46686Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-16T18:30:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação em escola cívico-militar do Distrito Federal : há lugar para concepções e práticas formativas?
title Avaliação em escola cívico-militar do Distrito Federal : há lugar para concepções e práticas formativas?
spellingShingle Avaliação em escola cívico-militar do Distrito Federal : há lugar para concepções e práticas formativas?
Sousa, Janyla Martins de
Educação militar
Avaliação educacional
Concepções pedagógicas
Práticas pedagógicas
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
title_short Avaliação em escola cívico-militar do Distrito Federal : há lugar para concepções e práticas formativas?
title_full Avaliação em escola cívico-militar do Distrito Federal : há lugar para concepções e práticas formativas?
title_fullStr Avaliação em escola cívico-militar do Distrito Federal : há lugar para concepções e práticas formativas?
title_full_unstemmed Avaliação em escola cívico-militar do Distrito Federal : há lugar para concepções e práticas formativas?
title_sort Avaliação em escola cívico-militar do Distrito Federal : há lugar para concepções e práticas formativas?
author Sousa, Janyla Martins de
author_facet Sousa, Janyla Martins de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Edileuza Fernandes da
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Janyla Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação militar
Avaliação educacional
Concepções pedagógicas
Práticas pedagógicas
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
topic Educação militar
Avaliação educacional
Concepções pedagógicas
Práticas pedagógicas
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2022.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-16T18:30:13Z
2023-10-16T18:30:13Z
2023-10-16
2023-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Janyla Martins de. Avaliação em escola cívico-militar do Distrito Federal: há lugar para concepções e práticas formativas?. 2022. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46686
identifier_str_mv SOUSA, Janyla Martins de. Avaliação em escola cívico-militar do Distrito Federal: há lugar para concepções e práticas formativas?. 2022. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508229093228544