Diálogos e práticas da Educação Ambiental na Geografia : construções curriculares.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carlos Henrique Meneses dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47109
Resumo: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
id UNB_07d85655d553f94affb6ef4143d115a8
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/47109
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Diálogos e práticas da Educação Ambiental na Geografia : construções curriculares.Currículo educacionalDocentes - formação inicialEducação ambientalAgenda 2030Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.A presente pesquisa teve como foco analisar como a Educação Ambiental, inserida no currículo do curso de Licenciatura em Geografia da UnB, influencia na formação docente no contexto da Agenda 2030. Para análise, buscou-se embasamento nas ideias curriculares de Apple (2011), Santos (2015; 2019) e Macedo (2018); nas conceituações de formação docente em Geografia de Milton Santos (1996), Cavalcanti (2010); e nas contribuições sobre a abordagem da Educação Ambiental no currículo de Carvalho (2001), Catalão (2012) Santos (2015; 2019) e Guimarães (2013). Para a investigação, usou-se como procedimento da pesquisa a análise do Projeto Político Pedagógico do Curso de Geografia da UnB (PPC), a aplicação de um questionário e a realização de uma oficina com estudantes da licenciatura do referido curso. A pesquisa revelou que existem componentes curriculares no PPC que se associam com a Educação Ambiental, porém não existem menções explícitas em relação à Agenda 2030. Foi percebido que os discentes reconhecem a importância da Educação Ambiental para sua formação, mas consideram incipientes a oferta de ações formativas, bem como não possuem entendimento sobre a Agenda 2030. Diante dos resultados obtidos, foi proposto um projeto de extensão que tem como objetivo fomentar práticas curriculares de Educação Ambiental para estudantes de cursos de licenciatura em Geografia, especialmente, as/os da UNB.The present research focused on analyzing how Environmental Education, inserted in the curriculum of the Degree in Geography at UnB, influences teacher training in the context of Agenda 2030. For analysis, it was sought grounding in the curricular ideas of Apple (2011), Santos (2015; 2019) and Macedo (2018); in the concepts of teacher training in Geography by Milton Santos (1996), Cavalcanti (2010); and inputs on the approach of Environmental Education in the curriculum of Carvalho (2001), Catalão (2012) Santos (2015; 2019) and Guimarães (2013). For the investigation, it was used as a research procedure the analysis of the Pedagogical Political Project of the UnB Geography Course (PPC), the application of a questionnaire and the execution of a workshop with students of the degree of the mentioned course. The research revealed that there are curricular components in the PPC related with Environmental Education, however there are no explicit mentions regarding to the Agenda 2030. It was noted that the students realize the importance of Environmental Education for their training, but consider incipient the offer of training actions, as well as not having an understanding of the Agenda 2030. In face of the results obtained, an extension project was proposed with the aim of promoting curricular practices of Environmental Education for students of degree courses in Geography, especially those from UNB.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalSantos, Rita Silvana Santana dosSantos, Carlos Henrique Meneses dos2023-12-27T17:04:17Z2023-12-27T17:04:17Z2023-12-272023-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Carlos Henrique Meneses dos. Diálogos e práticas da Educação Ambiental na Geografia: construções curriculares.. 2023. 79 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47109porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-27T17:04:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/47109Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-27T17:04:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos e práticas da Educação Ambiental na Geografia : construções curriculares.
title Diálogos e práticas da Educação Ambiental na Geografia : construções curriculares.
spellingShingle Diálogos e práticas da Educação Ambiental na Geografia : construções curriculares.
Santos, Carlos Henrique Meneses dos
Currículo educacional
Docentes - formação inicial
Educação ambiental
Agenda 2030
title_short Diálogos e práticas da Educação Ambiental na Geografia : construções curriculares.
title_full Diálogos e práticas da Educação Ambiental na Geografia : construções curriculares.
title_fullStr Diálogos e práticas da Educação Ambiental na Geografia : construções curriculares.
title_full_unstemmed Diálogos e práticas da Educação Ambiental na Geografia : construções curriculares.
title_sort Diálogos e práticas da Educação Ambiental na Geografia : construções curriculares.
author Santos, Carlos Henrique Meneses dos
author_facet Santos, Carlos Henrique Meneses dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Rita Silvana Santana dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carlos Henrique Meneses dos
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo educacional
Docentes - formação inicial
Educação ambiental
Agenda 2030
topic Currículo educacional
Docentes - formação inicial
Educação ambiental
Agenda 2030
description Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27T17:04:17Z
2023-12-27T17:04:17Z
2023-12-27
2023-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Carlos Henrique Meneses dos. Diálogos e práticas da Educação Ambiental na Geografia: construções curriculares.. 2023. 79 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47109
identifier_str_mv SANTOS, Carlos Henrique Meneses dos. Diálogos e práticas da Educação Ambiental na Geografia: construções curriculares.. 2023. 79 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580808232075264