Biotecnologia : proposta de sequência didática de ensino investigativa como material de apoio para professores do e Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Andréa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37340
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.
id UNB_08c1e19f8e90b334ee920d0633e2745b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/37340
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Biotecnologia : proposta de sequência didática de ensino investigativa como material de apoio para professores do e Ensino MédioBiotecnologiaSíntese proteicaEstratégias de aprendizagemDidática - ensino médioBiotecnologiaBiologia - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.A sequência didática investigativa é uma importante ferramenta a ser aplicada em sala de aula, uma vez que por meio dela o estudante passa a ser agente do seu aprendizado, utilizando conhecimentos prévios e construindo novos. Sequências didáticas investigativas procuram desenvolver situações nas quais os estudantes expressem seus argumentos, seja de forma escrita ou falada. O estímulo ao raciocínio lógico e às discussões fomentadas pelo professor visam explicar um fenômeno ou tirar uma dúvida a respeito de uma questão. Pensando nisso, buscou-se desenvolver um material de apoio para os professores (as) que atuam no Ensino Médio - Regular ou Ensino de Jovens e Adultos (EJA), abordando temas relacionados à Biotecnologia. Foram desenvolvidas quatro sequências didáticas, as quais foram aplicadas aos estudantes do Centro Educacional 02 do Cruzeiro SEE-DF. Tais sequências e seus respectivos recursos foram: Reconhecer o uso da biotecnologia no seu cotidiano – Filme “Planeta dos Macacos: A Origem”; Elaboração de um protocolo experimental para extração de DNA – Texto de apoio e discussão; Biotecnologia e o desenvolvimento de vacinas – Buscas em sites da internet e discussão em grupo; e Relação entre mutação, síntese proteica e material genético – Uso de Texto de apoio e Jogos. Após a aplicação das sequências didáticas, colheram-se dados a partir da observação do professor (a) e dos relatos dos estudantes a respeito das atividades. Esses relatos e observações permitiram verificar alguns pontos positivos e negativos das estratégias desenvolvidas. Os estudantes avaliaram positivamente a metodologia de ensino por investigação, com o uso de diversas estratégias. Estes também se mostraram animados e participativos nas aulas. Após tais resultados concluímos que as sequências didáticas elaboradas são aplicáveis, úteis e de qualidade, constituindo-se em interessante material de apoio para o professor (a).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).The investigative didactic sequence is an important tool to be used in the classroom, since this approach turns the student the active agent of his/her learning, by using previous concepts and expanding his/her knowledge about new ones. Investigative didactic sequences aim to develop situations in which students express their arguments, written or spoken. The stimulation of logical thinking, besides the improvement of discussions guided by the teachers intend to explain a phenomenon or clarify doubts about an issue. With this in mind, we developed support materials for teachers who work in the High School - Regular or Teaching of Youth and Adults (EJA), addressing topics related to Biotechnology. Four didactic sequences were developed, which were applied to the students of the Educational Center 02 of Cruzeiro SEE-DF. These sequences and their respective resources were: Recongnition of the biotechnological use in the daily life – Discussion of the movie “Rise of the Planet of the Apes”; Elaboration of an experimental protocol for DNA extraction – Support Text and Discussion; Biotechnology and vaccine development - Web site searches and group discussion; and Relationships among mutation, protein synthesis and genetic material - Use of supporting text and games. After the application of the didactic sequences, data were collected from the teacher's observation and the students' reports about the activities. These reports and observations allowed us to verify the positive and negative aspects of the developed strategies. The students evaluated positively the investigative teaching methodology, employing several strategies. They were also participative, and fully engaged in the different classes. Based on these results, we concluded that the support material developed in this work was applicable, useful and of quality, constituting an interesting additional material for the teachers.Instituto de Ciências Biológicas (IB)Departamento de Biologia Celular (IB CEL)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalPereira, Ildinete SilvaBernardes, Andréa2020-04-06T12:31:00Z2020-04-06T12:31:00Z2020-04-062019-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBERNARDES, Andréa. Biotecnologia: proposta de sequência didática de ensino investigativa como material de apoio para professores do ensino médio. 2019. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/37340info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:17:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/37340Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:17:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Biotecnologia : proposta de sequência didática de ensino investigativa como material de apoio para professores do e Ensino Médio
title Biotecnologia : proposta de sequência didática de ensino investigativa como material de apoio para professores do e Ensino Médio
spellingShingle Biotecnologia : proposta de sequência didática de ensino investigativa como material de apoio para professores do e Ensino Médio
Bernardes, Andréa
Biotecnologia
Síntese proteica
Estratégias de aprendizagem
Didática - ensino médio
Biotecnologia
Biologia - estudo e ensino
title_short Biotecnologia : proposta de sequência didática de ensino investigativa como material de apoio para professores do e Ensino Médio
title_full Biotecnologia : proposta de sequência didática de ensino investigativa como material de apoio para professores do e Ensino Médio
title_fullStr Biotecnologia : proposta de sequência didática de ensino investigativa como material de apoio para professores do e Ensino Médio
title_full_unstemmed Biotecnologia : proposta de sequência didática de ensino investigativa como material de apoio para professores do e Ensino Médio
title_sort Biotecnologia : proposta de sequência didática de ensino investigativa como material de apoio para professores do e Ensino Médio
author Bernardes, Andréa
author_facet Bernardes, Andréa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Ildinete Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Andréa
dc.subject.por.fl_str_mv Biotecnologia
Síntese proteica
Estratégias de aprendizagem
Didática - ensino médio
Biotecnologia
Biologia - estudo e ensino
topic Biotecnologia
Síntese proteica
Estratégias de aprendizagem
Didática - ensino médio
Biotecnologia
Biologia - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-22
2020-04-06T12:31:00Z
2020-04-06T12:31:00Z
2020-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERNARDES, Andréa. Biotecnologia: proposta de sequência didática de ensino investigativa como material de apoio para professores do ensino médio. 2019. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/37340
identifier_str_mv BERNARDES, Andréa. Biotecnologia: proposta de sequência didática de ensino investigativa como material de apoio para professores do ensino médio. 2019. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/37340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508167597391872