O processo de viver nos filmes: velhice, sexualidade e memória em Copacabana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/27014 https://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072007000100020 |
Resumo: | Apesar da velhice não ocupar um espaço central na temática cinematográfica, são inúmeros os filmes que geram, em luz e sombra, múltiplas imagens do envelhecimento humano, propiciando uma possibilidade a mais de entender a velhice e de compreender sua influência cultural. O presente artigo consiste em uma reflexão sobre a utilização de filmes como forma de análise crítica sobre o processo de viver o envelhecimento. Tem como objetivo ressaltar as possibilidades do filme Copacabana (Brasil, 2001) como recurso no processo de ensino em Gerontologia, na perspectiva de que a exposição do aluno à multiplicidade de imagens e situações de convivência de idosos acabe por favorecê-lo na compreensão de aspectos particulares da velhice. Concluímos que, por meio da pedagogia crítica da mídia podemos cultivar a cidadania e, dessa forma, construir uma sociedade, na qual os idosos sejam respeitados e exerçam novos papéis sociais com plenitude. |
id |
UNB_0ac09816fafb3c078730d551e026099f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/27014 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Maria Liz Cunha deOliveira, Selma Regina NunesIguma, Lilian Tamy2017-12-07T04:48:17Z2017-12-07T04:48:17Z2007Texto contexto - enferm.,v.16,n.1,p.157-162,2007http://repositorio.unb.br/handle/10482/27014https://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072007000100020Apesar da velhice não ocupar um espaço central na temática cinematográfica, são inúmeros os filmes que geram, em luz e sombra, múltiplas imagens do envelhecimento humano, propiciando uma possibilidade a mais de entender a velhice e de compreender sua influência cultural. O presente artigo consiste em uma reflexão sobre a utilização de filmes como forma de análise crítica sobre o processo de viver o envelhecimento. Tem como objetivo ressaltar as possibilidades do filme Copacabana (Brasil, 2001) como recurso no processo de ensino em Gerontologia, na perspectiva de que a exposição do aluno à multiplicidade de imagens e situações de convivência de idosos acabe por favorecê-lo na compreensão de aspectos particulares da velhice. Concluímos que, por meio da pedagogia crítica da mídia podemos cultivar a cidadania e, dessa forma, construir uma sociedade, na qual os idosos sejam respeitados e exerçam novos papéis sociais com plenitude.Despite the fact that aging doesn t occupy a central theme in cinematography, there are innumerous movies that generate, in the spotlight and the shadows, innumerable images of human aging, offering the possibility to better understand the aging process and its cultural influence. The present article consists of a reflection on the use of movies as a way to critically analyze the aging process. This article aims to discuss the possibilities of the movie, "Copacabana" (Brazil, 2001) as a resource in the educational process of Gerontology. The multiplicity of images and everyday situations of aging people may enhance within young people the understanding of some particular aging aspects. We conclude that by means of the media s critical pedagogy, citizenship could be cultivated and a society constructed in which theelderly will be respected and live new social roles with fullness.Aunque la vejez no ocupe un espacio central en la temática cinematográfica, son innumerables las películas que generan, en luz y sombra, múltiples imágenes del envejecimiento humano, propiciando una posibilidad más de entender la vejez y de comprender su influencia cultural. El presente artículo conduce a una reflexión sobre la utilización de películas como una forma de análisis crítico sobre el proceso de vivir el envejecimiento. Tiene como objetivo destacar la posibilidad de que la película Copacabana (Brasil, 2001), sirva como un recurso en el proceso de enseñanza en Gerontología, en la perspectiva de que la exposición del aluno a la multiplicidad de imágenes y situaciones de convivencia con personas mayores, acabe favoreciéndolo en la comprensión de aspectos particulares de la vejez. Concluimos que, por medio de la pedagogía crítica de la media podemos cultivar ciudadanía y, de esta forma, construir una sociedad en la cual las personas mayores sean respetadas y ejerzan nuevos papeles sociales con plenitud.Em processamentoUniversidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em EnfermagemO processo de viver nos filmes: velhice, sexualidade e memória em CopacabanaThe living process in the movies: aging, sexuality, and memories in CopacabanaEl proceso de vivir en las películas: vejez, sexualidad y memotia en Copacabanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCinemaGeriatriaEnfermagemMotion picturesGeriatricsNursingCineGeriatríaEnfermeríainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALa20v16n1.pdfapplication/pdf188657http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/27014/1/a20v16n1.pdfbd1a0b6ad0a6c82df2a94d70235d0861MD51open access10482/270142023-10-11 12:56:28.743open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/27014Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-11T15:56:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de viver nos filmes: velhice, sexualidade e memória em Copacabana The living process in the movies: aging, sexuality, and memories in Copacabana El proceso de vivir en las películas: vejez, sexualidad y memotia en Copacabana |
title |
O processo de viver nos filmes: velhice, sexualidade e memória em Copacabana |
spellingShingle |
O processo de viver nos filmes: velhice, sexualidade e memória em Copacabana Oliveira, Maria Liz Cunha de Cinema Geriatria Enfermagem Motion pictures Geriatrics Nursing Cine Geriatría Enfermería |
title_short |
O processo de viver nos filmes: velhice, sexualidade e memória em Copacabana |
title_full |
O processo de viver nos filmes: velhice, sexualidade e memória em Copacabana |
title_fullStr |
O processo de viver nos filmes: velhice, sexualidade e memória em Copacabana |
title_full_unstemmed |
O processo de viver nos filmes: velhice, sexualidade e memória em Copacabana |
title_sort |
O processo de viver nos filmes: velhice, sexualidade e memória em Copacabana |
author |
Oliveira, Maria Liz Cunha de |
author_facet |
Oliveira, Maria Liz Cunha de Oliveira, Selma Regina Nunes Iguma, Lilian Tamy |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Selma Regina Nunes Iguma, Lilian Tamy |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Liz Cunha de Oliveira, Selma Regina Nunes Iguma, Lilian Tamy |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Cinema Geriatria Enfermagem Motion pictures Geriatrics Nursing Cine Geriatría Enfermería |
topic |
Cinema Geriatria Enfermagem Motion pictures Geriatrics Nursing Cine Geriatría Enfermería |
description |
Apesar da velhice não ocupar um espaço central na temática cinematográfica, são inúmeros os filmes que geram, em luz e sombra, múltiplas imagens do envelhecimento humano, propiciando uma possibilidade a mais de entender a velhice e de compreender sua influência cultural. O presente artigo consiste em uma reflexão sobre a utilização de filmes como forma de análise crítica sobre o processo de viver o envelhecimento. Tem como objetivo ressaltar as possibilidades do filme Copacabana (Brasil, 2001) como recurso no processo de ensino em Gerontologia, na perspectiva de que a exposição do aluno à multiplicidade de imagens e situações de convivência de idosos acabe por favorecê-lo na compreensão de aspectos particulares da velhice. Concluímos que, por meio da pedagogia crítica da mídia podemos cultivar a cidadania e, dessa forma, construir uma sociedade, na qual os idosos sejam respeitados e exerçam novos papéis sociais com plenitude. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-12-07T04:48:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-12-07T04:48:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Texto contexto - enferm.,v.16,n.1,p.157-162,2007 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27014 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072007000100020 |
identifier_str_mv |
Texto contexto - enferm.,v.16,n.1,p.157-162,2007 |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/27014 https://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072007000100020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/27014/1/a20v16n1.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd1a0b6ad0a6c82df2a94d70235d0861 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803573587436634112 |