Educação superior no Brasil e serviço social : uma análise crítico interpretativa dos processos avaliativos a partir do ENADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Isabela Fernanda Barros
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23246
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23246
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2017.
id UNB_0ada1a017b63c431d7170cda726aa804
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/23246
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação superior no Brasil e serviço social : uma análise crítico interpretativa dos processos avaliativos a partir do ENADEPolítica socialEnsino superiorServiço socialFormação profissionalEnsino superior - avaliação educacionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2017.Esta dissertação examina a Política de Educação Superior brasileira e suas implicações na formação em Serviço Social no contexto de contrarreforma do Estado. O estudo está direcionado ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), um dos processos de avaliação do ensino. Identificaram-se os determinantes sócio-políticos e econômicos que, especialmente a partir dos anos 1990, impactam o Sistema de Educação Superior Brasileiro. Tal década foi marcada pelo projeto neoliberal, que se caracteriza pela redução de direitos e pela criação de programas focalizados e fragmentados, com apoio à expansão da filantropia e solidariedade, para responder às demandas da classe trabalhadora. Todo esse processo significa um reordenamento para as políticas sociais, que passam a atender critérios de confirmação da pobreza. Nesse sentido, passam a oferecer respostas à questão social, por meio da privatização dos serviços e direitos, com uma face contraditória, através da suposta democratização do ensino superior. Diante disso, fez-se uma análise dos relatórios desenvolvidos a partir do ENADE, considerando seus efeitos e rebatimentos para a formação em Serviço Social, que tem crescido exponencialmente, por meio, principalmente de instituições privadas e de educação à distância. Nesse sentido, entende-se a importância do caráter avaliativo para a garantia de instituições públicas, gratuitas, laicas e de qualidade, que, entretanto, vêm sofrendo avanços e retrocessos. Nesse percurso, foram usadas técnicas qualitativas e quantitativas de estudo, através de análises documentais, especialmente dos relatórios do ENADE, considerando seus rebatimentos para a Política de Educação Superior e para o curso de Serviço Social no Brasil.This dissertation examines the Brazilian higher education policy and its implications in the formation of Social Work in the context of counter reform of the State. The study is directed to the National Student Performance Exam (ENADE), as one of the evaluation processes of teaching. We identify the socio-political and economic determinants that, especially since the 1990s, have an impact on the Brazilian Higher Education System. The decade was marked by the neoliberal project, which is characterized by the reduction of rights and the creation of focused and fragmented programs, with support for the expansion of philanthropy and solidarity, to respond to the demands of the working class. All this process means a reordering of social policies, which now meet the criteria of confirmation of poverty, and the answers to the social question, through the privatization of services and rights, with a contradictory face through the supposed democratization of higher education. In view of this, we analyze the reports developed from the ENADE, considering its effects and refutations for the formation in Social Work within a deep relation between capital and labor and its unfolding, through the pattern of capitalist accumulation that has grown exponentially, for Private institutions and distance education. In this sense, it is understood the importance of the evaluation character for the guarantee of public institutions, free of charge, secular and of quality, which, however, has been undergoing advances and setbacks. In this course, we use qualitative and quantitative techniques of study, through documentary analyzes, especially the reports of the ENADE and its refutations for the higher education policy in Brazil and for the Social Service course in Brazil.Guiraldelli, ReginaldoSilva, Isabela Fernanda Barros2017-04-13T11:11:59Z2017-04-13T11:11:59Z2017-04-132017-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Isabela Fernanda Barros. Educação superior no Brasil e serviço social: uma análise crítico interpretativa dos processos avaliativos a partir do ENADE. 2017. 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23246http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23246A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:23:51Zoai:repositorio.unb.br:10482/23246Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:23:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação superior no Brasil e serviço social : uma análise crítico interpretativa dos processos avaliativos a partir do ENADE
title Educação superior no Brasil e serviço social : uma análise crítico interpretativa dos processos avaliativos a partir do ENADE
spellingShingle Educação superior no Brasil e serviço social : uma análise crítico interpretativa dos processos avaliativos a partir do ENADE
Silva, Isabela Fernanda Barros
Política social
Ensino superior
Serviço social
Formação profissional
Ensino superior - avaliação educacional
title_short Educação superior no Brasil e serviço social : uma análise crítico interpretativa dos processos avaliativos a partir do ENADE
title_full Educação superior no Brasil e serviço social : uma análise crítico interpretativa dos processos avaliativos a partir do ENADE
title_fullStr Educação superior no Brasil e serviço social : uma análise crítico interpretativa dos processos avaliativos a partir do ENADE
title_full_unstemmed Educação superior no Brasil e serviço social : uma análise crítico interpretativa dos processos avaliativos a partir do ENADE
title_sort Educação superior no Brasil e serviço social : uma análise crítico interpretativa dos processos avaliativos a partir do ENADE
author Silva, Isabela Fernanda Barros
author_facet Silva, Isabela Fernanda Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guiraldelli, Reginaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Isabela Fernanda Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Política social
Ensino superior
Serviço social
Formação profissional
Ensino superior - avaliação educacional
topic Política social
Ensino superior
Serviço social
Formação profissional
Ensino superior - avaliação educacional
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Política Social, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-13T11:11:59Z
2017-04-13T11:11:59Z
2017-04-13
2017-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Isabela Fernanda Barros. Educação superior no Brasil e serviço social: uma análise crítico interpretativa dos processos avaliativos a partir do ENADE. 2017. 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23246
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23246
identifier_str_mv SILVA, Isabela Fernanda Barros. Educação superior no Brasil e serviço social: uma análise crítico interpretativa dos processos avaliativos a partir do ENADE. 2017. 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Política Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23246
http://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580835064086528