Crenças em estratégias de aprendizagem de línguas (inglês) de alunos de cursos de letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Glenda Rúbia
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1384
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2007.
id UNB_0ae5ee2a048719f96f5d2314238e0aaf
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/1384
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Crenças em estratégias de aprendizagem de línguas (inglês) de alunos de cursos de letrasEstratégias de aprendizagemProfessores - formaçãoLíngua inglesa - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2007.Este estudo visa investigar as estratégias de aprendizagem de línguas e as crenças de dez alunos de Letras de duas instituições, uma particular e uma pública. O objetivo é identificar as crenças dos participantes de pesquisa sobre estratégias de aprendizagem de língua estrangeira (inglês) e verificar como estas crenças em EALs podem influenciar a aprendizagem de Língua Inglesa, através do seu dizer e do seu fazer. A pesquisa é de natureza qualitativainterpretativista em que foram usados os seguintes procedimentos de coleta de dados: questionários, entrevistas, observação das aulas seguidas de gravações em áudio e vídeo e anotações de campo e diários dialogados. Os resultados revelam que os alunos utilizam de várias EALs diretas cognitivas e de memorização e poucas EALs indiretas. Na Instituição A, a crença dos participantes da pesquisa na importância de obter notas suficientes para passar de ano afetam a maneira como usam as EALs e os resultados da sua aprendizagem. Na Instituição B, a ausência de estratégias de aprendizagem afetivas afeta a produção oral. As crenças dos participantes desta pesquisa em aprendizagem de Língua Inglesa refletem as abordagens do ensino-aprendizagem dos professores e os contextos escolares que estudaram no decorrer de suas vidas. Observamos também que as ações dos aprendizes nem sempre coincidem com suas crenças. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study aims at investigating the Language Learning Strategies and the beliefs of ten students from the courses of Letters at two colleges, a private and a public one. The objective is to investigate the beliefs of these subjects about Foreign Language Learning Strategies (English) and verify how these beliefs can influence the English Language Learning through what they say and what they do. This is a qualitative-interpretative research in which the following procedures for data collection were used: questionnaires, interviews, class observations followed by audio-visual recording and field note and diaries. The results show that the students use several Cognitive and Memorizations Direct LLS and just few Indirect LLS. At college A, the subjects’ beliefs on the importance of getting enough grades to pass without hard study affect the way they use LLS and their learning. At college B, the absence of Affective LLS affects the oral production. The subjects’ beliefs on English Language learning reflect the teachers’ learning-teaching approaches and the contexts where they studied during their lives. We also note that the learners’ actions do not ever match with their beliefs.Ortíz Alvarez, Maria LuisaLopes, Glenda Rúbia2009-03-02T19:47:36Z2009-03-02T19:47:36Z2009-03-022007-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOPES, Glenda Rúbia. Crenças em estratégias de aprendizagem de línguas (inglês) de alunos de cursos de letras. 2007. 276 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1384info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:14Zoai:repositorio.unb.br:10482/1384Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças em estratégias de aprendizagem de línguas (inglês) de alunos de cursos de letras
title Crenças em estratégias de aprendizagem de línguas (inglês) de alunos de cursos de letras
spellingShingle Crenças em estratégias de aprendizagem de línguas (inglês) de alunos de cursos de letras
Lopes, Glenda Rúbia
Estratégias de aprendizagem
Professores - formação
Língua inglesa - estudo e ensino
title_short Crenças em estratégias de aprendizagem de línguas (inglês) de alunos de cursos de letras
title_full Crenças em estratégias de aprendizagem de línguas (inglês) de alunos de cursos de letras
title_fullStr Crenças em estratégias de aprendizagem de línguas (inglês) de alunos de cursos de letras
title_full_unstemmed Crenças em estratégias de aprendizagem de línguas (inglês) de alunos de cursos de letras
title_sort Crenças em estratégias de aprendizagem de línguas (inglês) de alunos de cursos de letras
author Lopes, Glenda Rúbia
author_facet Lopes, Glenda Rúbia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ortíz Alvarez, Maria Luisa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Glenda Rúbia
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem
Professores - formação
Língua inglesa - estudo e ensino
topic Estratégias de aprendizagem
Professores - formação
Língua inglesa - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-07-06
2009-03-02T19:47:36Z
2009-03-02T19:47:36Z
2009-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Glenda Rúbia. Crenças em estratégias de aprendizagem de línguas (inglês) de alunos de cursos de letras. 2007. 276 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1384
identifier_str_mv LOPES, Glenda Rúbia. Crenças em estratégias de aprendizagem de línguas (inglês) de alunos de cursos de letras. 2007. 276 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580870215499776