Obediência ou transgreção? Eis a questão! Crenças de professores de língua inglesa de cursos livres sobre a utilização do livro didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Arthur Manoel Cavalcante de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1421
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2007.
id UNB_0cc956d5533b8122c01b0a5d32ae5a8c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/1421
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Obediência ou transgreção? Eis a questão! Crenças de professores de língua inglesa de cursos livres sobre a utilização do livro didáticoLivros didáticosEditora própriaManual do professorObediência ao livro didáticoTransgressão ao livro didáticoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2007.Este estudo objetivou a investigação das crenças sobre o livro didático de duas professoras experientes dentro de uma mesma instituição de ensino. A instituição tem investido cada vez mais em tecnologia de ponta, como um diferencial de mercado. Essa instituição também tem substituído os livros didáticos publicados por editoras internacionais por livros didáticos publicados por editora própria. O objetivo desta pesquisa foi investigar o impacto que a adoção de tais materiais próprios tem causado no corpo docente da instituição. Para tanto, foram convidadas duas professoras para participar de um estudo de caso em que teriam que: a) responder a um questionário sobre crenças; b) ceder uma entrevista a respeito das respostas do questionário; c) ter duas de suas aulas observadas na íntegra pelo pesquisador; d) preparar os planos de aula referentes a essas duas aulas; e e) ceder entrevistas referentes aos eventos ocorridos durante as aulas observadas. O estudo identificou que uma das professoras tinha um perfil mais "obediente" em relação ao livro didático e ao manual do professor, evitando fazer alterações. Ela também demonstrou estabelecer uma relação de inferioridade e de "senhor-escravo" com o autor do livro didático, sempre seguindo as suas orientações e não se considerando apta a julgar e/ou avaliar as atividades propostas. A outra professora demonstrou ter um perfil mais "transgressor" em relação ao livro didático e ao manual do professor, fazendo alterações, omissões e adições sempre que julgava necessário, o que justificava segundo as necessidades dos alunos. Ela demonstrou estabelecer uma relação de igualdade com o autor do livro didático, "dialogando" com as atividades propostas, mantendo o que julgava adequado e modificando o que julgava necessário. O estudo conclui que ser "obediente" em relação ao livro didático pode estar relacionado a reificá-lo, o que implica a perda da habilidades desenvolvidas durante anos e a perda da noção do todo. Por sua vez, ser "transgressor" em relação ao livro didático não necessariamente significa desrespeitá-lo ou desprezá-lo. Pelo contrário: o estudo demonstra que essa postura "transgressora" é reflexo de uma relação madura e autônoma do professor com o "autor" do livro, em que o profissional se coloca na posição de interlocutor. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study aimed at the investigation of two experienced teachers’ beliefs about the coursebook within the same institution. The institution in question has increasingly invested in high technology, as a market diferential. This institution has also substituted the coursebooks published internationally for coursebooks published by its own publishing company. The aim of the present study was to investigate the impact that the adoption of such locally produced materials has caused on the teachers in the institution. In order to do so, two teachers were invited to participate in a case study in which they were asked to: a) answer a questionnaire on beliefs; b) give an interview on the answers given in the questionnaire; c) have two of their classes fully observed by the researcher; d) prepare the lesson plans correspoding to those lessons; and e) give interviews on the events that took place during the lessons observed. The study identified that one of the teachers had a more “obedient” profile in relation to the coursebook and to the teacher’s guide, and she avoided changing the coursebook. She also demonstrated to have established an inferiority and master-slave” relationship with the coursebook, always following its guidelines and not considering herself able to judge and/or assess the activitties proposed. The other teacher demonstrated to have a more “transgressive” profile in relation to the coursebook and to the teacher’s guide, altering, omitting and adding to the coursebook whenever she found it necessary, which she justified according to the students’ needs. She demonstrated to have established an equality relationship with the coursebook, “dialoguing” with the activities proposed, keeping what she found to be adequate and changing what she found necessary. The study concluded that “obedient” by the coursebook may be related to reifying it, which implies the loss of abilities developed through the years and the loss of the notion of the whole process. In turn, “rebelling” against the coursebook does not necessarily mean desrespecting or despising it. On the contrary: the study demonstrates that this "transgressive” posture is the reflex of a mature and autonomous relationship between the teacher and the coursebook’s “author”, in which the professional places him/herself in the place of an interlocutor.Almeida Filho, José Carlos Paes deSouza, Arthur Manoel Cavalcante de2009-03-05T14:43:20Z2009-03-05T14:43:20Z2009-03-052007-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Arthur Manoel Cavalcante de. Obediência ou transgreção? Eis a questão! Crenças de professores de língua inglesa de cursos livres sobre a utilização do livro didático. 2007. 118 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1421info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/1421Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Obediência ou transgreção? Eis a questão! Crenças de professores de língua inglesa de cursos livres sobre a utilização do livro didático
title Obediência ou transgreção? Eis a questão! Crenças de professores de língua inglesa de cursos livres sobre a utilização do livro didático
spellingShingle Obediência ou transgreção? Eis a questão! Crenças de professores de língua inglesa de cursos livres sobre a utilização do livro didático
Souza, Arthur Manoel Cavalcante de
Livros didáticos
Editora própria
Manual do professor
Obediência ao livro didático
Transgressão ao livro didático
title_short Obediência ou transgreção? Eis a questão! Crenças de professores de língua inglesa de cursos livres sobre a utilização do livro didático
title_full Obediência ou transgreção? Eis a questão! Crenças de professores de língua inglesa de cursos livres sobre a utilização do livro didático
title_fullStr Obediência ou transgreção? Eis a questão! Crenças de professores de língua inglesa de cursos livres sobre a utilização do livro didático
title_full_unstemmed Obediência ou transgreção? Eis a questão! Crenças de professores de língua inglesa de cursos livres sobre a utilização do livro didático
title_sort Obediência ou transgreção? Eis a questão! Crenças de professores de língua inglesa de cursos livres sobre a utilização do livro didático
author Souza, Arthur Manoel Cavalcante de
author_facet Souza, Arthur Manoel Cavalcante de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Arthur Manoel Cavalcante de
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
Editora própria
Manual do professor
Obediência ao livro didático
Transgressão ao livro didático
topic Livros didáticos
Editora própria
Manual do professor
Obediência ao livro didático
Transgressão ao livro didático
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09
2009-03-05T14:43:20Z
2009-03-05T14:43:20Z
2009-03-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Arthur Manoel Cavalcante de. Obediência ou transgreção? Eis a questão! Crenças de professores de língua inglesa de cursos livres sobre a utilização do livro didático. 2007. 118 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1421
identifier_str_mv SOUZA, Arthur Manoel Cavalcante de. Obediência ou transgreção? Eis a questão! Crenças de professores de língua inglesa de cursos livres sobre a utilização do livro didático. 2007. 118 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580910918074368