Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30131 http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26 |
Resumo: | Investigou-se o efeito da leitura dialógica - leitura em voz alta intercalada com perguntas e feedback baseados em dimensões temáticas (funções) da narrativa - sobre a compreensão de contos dos Irmãos Grimm. Vinte e dois contos foram lidos individualmente a três crianças, sendo duas com oito anos de idade e uma com treze, de forma simples (sem intervenções adicionais) e dialógica, em um delineamento de linha de base múltipla por participante. A compreensão foi avaliada por meio da porcentagem de eventos do enredo e funções da narrativa verbalizadas em tarefas de reconto. A correspondência entre as histórias e os recontos foi superior na condição Leitura Dialógica, especialmente para funções narrativas. Discute-se o papel das perguntas, do reforçamento diferencial e do texto nos efeitos encontrados. |
id |
UNB_0d527f4d5dfa514745719f504751ae68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/30131 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativaComprehension of stories after dialogic reading with questions based on narrative thematic dimensionsLeituraCompreensão na leituraComportamento - avaliaçãoInvestigou-se o efeito da leitura dialógica - leitura em voz alta intercalada com perguntas e feedback baseados em dimensões temáticas (funções) da narrativa - sobre a compreensão de contos dos Irmãos Grimm. Vinte e dois contos foram lidos individualmente a três crianças, sendo duas com oito anos de idade e uma com treze, de forma simples (sem intervenções adicionais) e dialógica, em um delineamento de linha de base múltipla por participante. A compreensão foi avaliada por meio da porcentagem de eventos do enredo e funções da narrativa verbalizadas em tarefas de reconto. A correspondência entre as histórias e os recontos foi superior na condição Leitura Dialógica, especialmente para funções narrativas. Discute-se o papel das perguntas, do reforçamento diferencial e do texto nos efeitos encontrados.We investigated the effects of dialogic reading - reading aloud interspersed with questions and feedback based on narrative thematic dimensions (functions) - on the comprehension of brother Grimm’s tales. Twenty-two tales were read individually to three children (aged 8, 8 and 13 years), in a baseline condition (Straight reading) and intervention (Dialogic reading), using multiple baseline design across participants. Comprehension was assessed through percentage of story events and narrative functions verbalized during retelling tasks. Correspondence between tales and retelling was higher under the Dialogic Reading condition, especially for narrative functions. The role of questions, differential reinforcement and text are discussed.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2017-12-07T05:17:48Z2017-12-07T05:17:48Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfMEDEIROS, Fabio Hernandez; FLORES, Eileen Pfeiffer. Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne26, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500207&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26. ________________________________________________________________________________________________________________________________________MEDEIROS, Fabio Hernandez; FLORES, Eileen Pfeiffer. Comprehension of stories after dialogic reading with questions based on narrative thematic dimensions. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne26, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500207&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30131http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26porengPsicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500207&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Fabio Hernandez deFlores, Eileen Pfeifferreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:07:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/30131Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:07:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa Comprehension of stories after dialogic reading with questions based on narrative thematic dimensions |
title |
Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa |
spellingShingle |
Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa Medeiros, Fabio Hernandez de Leitura Compreensão na leitura Comportamento - avaliação |
title_short |
Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa |
title_full |
Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa |
title_fullStr |
Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa |
title_full_unstemmed |
Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa |
title_sort |
Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa |
author |
Medeiros, Fabio Hernandez de |
author_facet |
Medeiros, Fabio Hernandez de Flores, Eileen Pfeiffer |
author_role |
author |
author2 |
Flores, Eileen Pfeiffer |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Fabio Hernandez de Flores, Eileen Pfeiffer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Compreensão na leitura Comportamento - avaliação |
topic |
Leitura Compreensão na leitura Comportamento - avaliação |
description |
Investigou-se o efeito da leitura dialógica - leitura em voz alta intercalada com perguntas e feedback baseados em dimensões temáticas (funções) da narrativa - sobre a compreensão de contos dos Irmãos Grimm. Vinte e dois contos foram lidos individualmente a três crianças, sendo duas com oito anos de idade e uma com treze, de forma simples (sem intervenções adicionais) e dialógica, em um delineamento de linha de base múltipla por participante. A compreensão foi avaliada por meio da porcentagem de eventos do enredo e funções da narrativa verbalizadas em tarefas de reconto. A correspondência entre as histórias e os recontos foi superior na condição Leitura Dialógica, especialmente para funções narrativas. Discute-se o papel das perguntas, do reforçamento diferencial e do texto nos efeitos encontrados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-12-07T05:17:48Z 2017-12-07T05:17:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MEDEIROS, Fabio Hernandez; FLORES, Eileen Pfeiffer. Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne26, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500207&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26. ________________________________________________________________________________________________________________________________________ MEDEIROS, Fabio Hernandez; FLORES, Eileen Pfeiffer. Comprehension of stories after dialogic reading with questions based on narrative thematic dimensions. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne26, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500207&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26. http://repositorio.unb.br/handle/10482/30131 http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, Fabio Hernandez; FLORES, Eileen Pfeiffer. Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne26, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500207&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26. ________________________________________________________________________________________________________________________________________ MEDEIROS, Fabio Hernandez; FLORES, Eileen Pfeiffer. Comprehension of stories after dialogic reading with questions based on narrative thematic dimensions. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne26, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500207&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30131 http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580692491304960 |