Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Fabio Hernandez de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Flores, Eileen Pfeiffer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30131
http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26
Resumo: Investigou-se o efeito da leitura dialógica - leitura em voz alta intercalada com perguntas e feedback baseados em dimensões temáticas (funções) da narrativa - sobre a compreensão de contos dos Irmãos Grimm. Vinte e dois contos foram lidos individualmente a três crianças, sendo duas com oito anos de idade e uma com treze, de forma simples (sem intervenções adicionais) e dialógica, em um delineamento de linha de base múltipla por participante. A compreensão foi avaliada por meio da porcentagem de eventos do enredo e funções da narrativa verbalizadas em tarefas de reconto. A correspondência entre as histórias e os recontos foi superior na condição Leitura Dialógica, especialmente para funções narrativas. Discute-se o papel das perguntas, do reforçamento diferencial e do texto nos efeitos encontrados.
id UNB_0d527f4d5dfa514745719f504751ae68
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30131
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativaComprehension of stories after dialogic reading with questions based on narrative thematic dimensionsLeituraCompreensão na leituraComportamento - avaliaçãoInvestigou-se o efeito da leitura dialógica - leitura em voz alta intercalada com perguntas e feedback baseados em dimensões temáticas (funções) da narrativa - sobre a compreensão de contos dos Irmãos Grimm. Vinte e dois contos foram lidos individualmente a três crianças, sendo duas com oito anos de idade e uma com treze, de forma simples (sem intervenções adicionais) e dialógica, em um delineamento de linha de base múltipla por participante. A compreensão foi avaliada por meio da porcentagem de eventos do enredo e funções da narrativa verbalizadas em tarefas de reconto. A correspondência entre as histórias e os recontos foi superior na condição Leitura Dialógica, especialmente para funções narrativas. Discute-se o papel das perguntas, do reforçamento diferencial e do texto nos efeitos encontrados.We investigated the effects of dialogic reading - reading aloud interspersed with questions and feedback based on narrative thematic dimensions (functions) - on the comprehension of brother Grimm’s tales. Twenty-two tales were read individually to three children (aged 8, 8 and 13 years), in a baseline condition (Straight reading) and intervention (Dialogic reading), using multiple baseline design across participants. Comprehension was assessed through percentage of story events and narrative functions verbalized during retelling tasks. Correspondence between tales and retelling was higher under the Dialogic Reading condition, especially for narrative functions. The role of questions, differential reinforcement and text are discussed.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2017-12-07T05:17:48Z2017-12-07T05:17:48Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfMEDEIROS, Fabio Hernandez; FLORES, Eileen Pfeiffer. Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne26, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500207&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26. ________________________________________________________________________________________________________________________________________MEDEIROS, Fabio Hernandez; FLORES, Eileen Pfeiffer. Comprehension of stories after dialogic reading with questions based on narrative thematic dimensions. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne26, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500207&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30131http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26porengPsicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500207&lng=en&nrm=iso&tlng=pt&ORIGINALLANG=pt. Acesso em: 8 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Fabio Hernandez deFlores, Eileen Pfeifferreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:07:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/30131Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:07:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa
Comprehension of stories after dialogic reading with questions based on narrative thematic dimensions
title Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa
spellingShingle Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa
Medeiros, Fabio Hernandez de
Leitura
Compreensão na leitura
Comportamento - avaliação
title_short Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa
title_full Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa
title_fullStr Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa
title_full_unstemmed Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa
title_sort Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa
author Medeiros, Fabio Hernandez de
author_facet Medeiros, Fabio Hernandez de
Flores, Eileen Pfeiffer
author_role author
author2 Flores, Eileen Pfeiffer
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Fabio Hernandez de
Flores, Eileen Pfeiffer
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Compreensão na leitura
Comportamento - avaliação
topic Leitura
Compreensão na leitura
Comportamento - avaliação
description Investigou-se o efeito da leitura dialógica - leitura em voz alta intercalada com perguntas e feedback baseados em dimensões temáticas (funções) da narrativa - sobre a compreensão de contos dos Irmãos Grimm. Vinte e dois contos foram lidos individualmente a três crianças, sendo duas com oito anos de idade e uma com treze, de forma simples (sem intervenções adicionais) e dialógica, em um delineamento de linha de base múltipla por participante. A compreensão foi avaliada por meio da porcentagem de eventos do enredo e funções da narrativa verbalizadas em tarefas de reconto. A correspondência entre as histórias e os recontos foi superior na condição Leitura Dialógica, especialmente para funções narrativas. Discute-se o papel das perguntas, do reforçamento diferencial e do texto nos efeitos encontrados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-12-07T05:17:48Z
2017-12-07T05:17:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEDEIROS, Fabio Hernandez; FLORES, Eileen Pfeiffer. Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne26, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500207&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26. ________________________________________________________________________________________________________________________________________
MEDEIROS, Fabio Hernandez; FLORES, Eileen Pfeiffer. Comprehension of stories after dialogic reading with questions based on narrative thematic dimensions. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne26, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500207&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30131
http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26
identifier_str_mv MEDEIROS, Fabio Hernandez; FLORES, Eileen Pfeiffer. Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne26, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500207&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26. ________________________________________________________________________________________________________________________________________
MEDEIROS, Fabio Hernandez; FLORES, Eileen Pfeiffer. Comprehension of stories after dialogic reading with questions based on narrative thematic dimensions. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 32, n. spe, e32ne26, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722016000500207&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 8 mar. 2018. Epub Mar 23, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30131
http://dx.doi.org/10.1590/0102-3772e32ne26
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580692491304960