Educação interprofissional no Programa PET-Saúde : a percepção de tutores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camara, Ana Maria Chagas Sette
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Grosseman, Suely, Pinho, Diana Lúcia Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29796
http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0940
Resumo: O PET-Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi a primeira experiência institucional de educação pelo trabalho em grupos tutoriais interprofissionais na atenção básica, envolvendo todos os cursos da saúde. Foi desenvolvido em centros de saúde de Belo Horizonte, Brasil, entre 2009 a 2011. O objetivo deste estudo foi compreender como os docentes/tutores do PET-Saúde da UFMG perceberam a Educação Interprofissional (EIP) presente no PET-Saúde, a partir da narrativa de 14 tutores do PET-Saúde. A maioria dos docentes foi favorável ao processo de ensino-aprendizagem em grupos interprofissionais no serviço, mesmo considerando a experiência desafiadora. O estudo identificou elementos importantes e nos permite considerar o PET-Saúde na UFMG como inovação educacional exitosa, e a atenção básica um contexto favorável para a educação interprofissional.
id UNB_0db11fc60b555b275ca5cac39fd9718d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/29796
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação interprofissional no Programa PET-Saúde : a percepção de tutoresInterprofessional education in the PET-Health Program : perception of tutors.La Educación interprofesional en PET-Salud : la percepción de los tutores.Educação em saúdeProfessoresPessoal de saúdeO PET-Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi a primeira experiência institucional de educação pelo trabalho em grupos tutoriais interprofissionais na atenção básica, envolvendo todos os cursos da saúde. Foi desenvolvido em centros de saúde de Belo Horizonte, Brasil, entre 2009 a 2011. O objetivo deste estudo foi compreender como os docentes/tutores do PET-Saúde da UFMG perceberam a Educação Interprofissional (EIP) presente no PET-Saúde, a partir da narrativa de 14 tutores do PET-Saúde. A maioria dos docentes foi favorável ao processo de ensino-aprendizagem em grupos interprofissionais no serviço, mesmo considerando a experiência desafiadora. O estudo identificou elementos importantes e nos permite considerar o PET-Saúde na UFMG como inovação educacional exitosa, e a atenção básica um contexto favorável para a educação interprofissional.The Minas Gerais Federal University (UFMG) PET-Health Program was the first institutional experience for education through work with interprofessional tutorial groups in a primary health care setting that involved all health courses. It was developed in Belo Horizonte health centers, Brazil, health centers from 2009 to 2011. The aim of this study was to evaluate how PET-Health teachers and tutors from UFMG understood the interprofessional educational process at PET-Health using the narratives of 14 PET-Health tutors. Majority of the teachers were pleased with the teaching-learning process in the service interprofessional groups and even considered it a challenging experience. The study identified key elements and allowed us to consider the UFMG PET-Health Program as a successful educational innovation and that primary health care was a favorable context for interprofessional education.El PET-Salud de la Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG) fue la primera experiencia institucional de trabajo para la enseñanza de la educación en grupos interprofesionales tutoriales en la atención primaria, involucrando la participación de todas las carreras en el area dela salud. Fue desarrollado en los centros de salud de Belo Horizonte, Brasil, entre 2009 y 2011. El objetivo de este estudio era comprender cómo los docentes/tutores PET-Salud percibieron la educaciõn interprofesional (EIP) actual en el PET-Salud, a partir de la narrativa de 14 tutores del PET-Salud. La mayoría de los profesores fueron favorables a los elementos clave del processo de enseñanza-aprendizaje en grupos interprofesionales en el servicio. El estudio identifica y nos permite considerar el PET-Salud en la UFMG como innovación educativa exitosa y que la atención primaria es un contexto favorable para la educación interprofesional.UNESP2017-12-07T05:13:17Z2017-12-07T05:13:17Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCAMARA, Ana Maria Chagas Sette; GROSSEMAN, Suely; PINHO, Diana Lucia Moura. Educação interprofissional no Programa PET-Saúde: a percepção de tutores. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 19, supl. 1, p. 817-829, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500817&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0940.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29796http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0940Interface - Comunicação, Saúde, Educação - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500817&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5 abr. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessCamara, Ana Maria Chagas SetteGrosseman, SuelyPinho, Diana Lúcia Mouraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T00:05:37Zoai:repositorio.unb.br:10482/29796Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T00:05:37Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação interprofissional no Programa PET-Saúde : a percepção de tutores
Interprofessional education in the PET-Health Program : perception of tutors.
La Educación interprofesional en PET-Salud : la percepción de los tutores.
title Educação interprofissional no Programa PET-Saúde : a percepção de tutores
spellingShingle Educação interprofissional no Programa PET-Saúde : a percepção de tutores
Camara, Ana Maria Chagas Sette
Educação em saúde
Professores
Pessoal de saúde
title_short Educação interprofissional no Programa PET-Saúde : a percepção de tutores
title_full Educação interprofissional no Programa PET-Saúde : a percepção de tutores
title_fullStr Educação interprofissional no Programa PET-Saúde : a percepção de tutores
title_full_unstemmed Educação interprofissional no Programa PET-Saúde : a percepção de tutores
title_sort Educação interprofissional no Programa PET-Saúde : a percepção de tutores
author Camara, Ana Maria Chagas Sette
author_facet Camara, Ana Maria Chagas Sette
Grosseman, Suely
Pinho, Diana Lúcia Moura
author_role author
author2 Grosseman, Suely
Pinho, Diana Lúcia Moura
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camara, Ana Maria Chagas Sette
Grosseman, Suely
Pinho, Diana Lúcia Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Professores
Pessoal de saúde
topic Educação em saúde
Professores
Pessoal de saúde
description O PET-Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi a primeira experiência institucional de educação pelo trabalho em grupos tutoriais interprofissionais na atenção básica, envolvendo todos os cursos da saúde. Foi desenvolvido em centros de saúde de Belo Horizonte, Brasil, entre 2009 a 2011. O objetivo deste estudo foi compreender como os docentes/tutores do PET-Saúde da UFMG perceberam a Educação Interprofissional (EIP) presente no PET-Saúde, a partir da narrativa de 14 tutores do PET-Saúde. A maioria dos docentes foi favorável ao processo de ensino-aprendizagem em grupos interprofissionais no serviço, mesmo considerando a experiência desafiadora. O estudo identificou elementos importantes e nos permite considerar o PET-Saúde na UFMG como inovação educacional exitosa, e a atenção básica um contexto favorável para a educação interprofissional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-12-07T05:13:17Z
2017-12-07T05:13:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMARA, Ana Maria Chagas Sette; GROSSEMAN, Suely; PINHO, Diana Lucia Moura. Educação interprofissional no Programa PET-Saúde: a percepção de tutores. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 19, supl. 1, p. 817-829, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500817&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0940.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29796
http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0940
identifier_str_mv CAMARA, Ana Maria Chagas Sette; GROSSEMAN, Suely; PINHO, Diana Lucia Moura. Educação interprofissional no Programa PET-Saúde: a percepção de tutores. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 19, supl. 1, p. 817-829, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500817&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 5 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0940.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29796
http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508343736139776