Eficiência logística aeroportuária no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, William
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39709
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.
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spelling Eficiência logística aeroportuária no BrasilAeroportosCarga aéreaTerminais (Transportes)Infraestrutura aeroportuáriaDesempenho logísticoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.A desregulação da infraestrutura aeroportuária no Brasil é um marco no setor, induzindo o mercado a uma competição mais acirrada entre os aeroportos e maiores investimentos nas infraestruturas aeroportuárias. Este estudo tem por objetivo identificar as variáveis determinantes para o desempenho logístico dos terminais de carga próprias das administradoras aeroportuárias, aplicáveis ao caso brasileiro, e propor uma ferramenta para mensuração da eficiência logística, dos 12 principais terminais de carga no Brasil, que correspondem a 97,39% da movimentação total no país. A abordagem contemplou cinco dimensões: infraestrutura, operação, demanda, receita, localização e serviço, desmembradas em 22 subvariáveis. Adotando a análise de componentes principais, foi identificada as variáveis que retém maiores informações sobre os aeroportos e obtido os pesos das variáveis a partir da normalização dos 3 componentes principais que explicam 85,55% da informação total dos dados. Os resultados apontam que as subvariáveis de maior relevância são, na ordem de importância, fluxo total carga origem-destino doméstico, movimento anual pouso-decolagem, quantidade de posições no pátio de aeronaves e quantidade de ligações (conexões) áreas domésticas. O aeroporto mais eficiente, considerando a produtividade agregada medida pela razão entre inputs e outputs, no recorte temporal adotado, foi Viracopos, seguido por Manaus, Guarulhos, Curitiba, Galeão, Confins, Porto Alegre, Goiânia, Recife, Fortaleza, Salvador e Brasília. A variável Operação é a que apresentou a maior relevância para eficiência logística aeroportuária. O método escolhido foi a Análise Multivariada e utilização de um conjunto maior de variáveis na análise sem adotar diferenças hierárquicas de peso, por meio da técnica de Padronização de Dados e Análise por Componentes Principais, a partir da transformação das variáveis originais em novas variáveis não correlacionadas, normalizando as diversas subvariáveis, de forma a se obter uma hierarquia entre os aeroportos e, finalmente, o índice de eficiência logística dos aeroportos. O estudo justifica-se por não haver estudos substanciais sobre o tema no Brasil, pela importância estratégica do transporte aéreo de carga na cadeia logística brasileira e servir como subsidio para tomada de decisões dos diversos atores envolvidos: concessionários, investidores e profissionais do setor.The deregulation of airport infrastructure in Brazil is a milestone in the sector, leading the market to more fierce competition between airports and greater investments in airport infrastructure. This study aims to identify the determining variables for the logistical performance of the cargo terminals from airport managing operators, applicable to the Brazilian case, and propose a tool for measuring. This study aims to identify the determining variables for the logistical performance of the airport admistrator’'own cargo terminals, applicable to the Brazilian case, and to propose a tool for measuring logistical efficiency., of the 12 main cargo terminals, which correspond to 97.39% of the movement in Brazil. The approach included five dimensions: infrastructure, operation, demand, revenue, location and service, broken further into 22 subvariables. Adopting the principal component analysis, the variables that retain more information about the airports are identified; thus, the weights of the variables are obtained from the normalization of the 3 main components that explain 85.55% of the total data information. The results show that the most relevant subvariables are, in order of importance; total domestic origin-destination cargo flow, annual landing-takeoff movement, number of positions in the aircraft yard and number of connections to domestic areas. The most efficient airport, considering the aggregate productivity measured by the ratio between inputs and outputs in the adopted period, is Viracopos; followed, therefore, by Manaus, Guarulhos, Curitiba, Galeão, Confins, Porto Alegre, Goiânia, Recife, Fortaleza, Salvador and Brasília. The Operation variable is the one with the greatest relevance for airport logistics efficiency. The method chosen was Multivariate Analysis, which uses a larger set of variables in the analysis without adding hierarchical weights, using the Data Standardization and Principal Component Analysis technique, from the transformation of the original variables into new variables. Uncorrelated, normalizing as several sub-variables, in order to obtain a hierarchy between the airports and, finally, the logistical efficiency index of the airports. The study is justified by the lack of substantial studies on the subject in Brazil, by the strategic importance of air cargo transportation in the Brazilian logistics chain and to serve as a subsidy for decision-making by the various actors involved: concessionaires, investors and professionals in the sector.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesBrasil, Augusto César de Mendonçawilliam_marques@hotmail.comMarques, William2020-12-09T14:36:20Z2020-12-09T14:36:20Z2020-12-092020-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARQUES, William. Eficiência logística aeroportuária no Brasil. 2020. xiv, 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39709A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T17:18:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/39709Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T17:18:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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