A história da ciência e a experimenação na constituição do conhecimento escolar : a química e as especiarias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ronaldo da Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/4594
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2009.
id UNB_104ae1b8f7b83528a87c001dee00b1a7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/4594
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A história da ciência e a experimenação na constituição do conhecimento escolar : a química e as especiariasCiência - históriaQuímica orgânicaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2009.As pesquisas relacionadas ao Ensino de Química registram as inúmeras dificuldades sofridas pelos professores e estudantes em compartilhar os conceitos pertencentes a essa ciência. Um dos componentes dessa problemática diz respeito à predominância, no ambiente escolar, de uma concepção de Ciência e da construção do conhecimento científico seguindo uma orientação empirista e acumulativa, nãomarcada por aspectos qualitativos do tipo histórico, tecnológico, sociológico e humanístico. Nesse contexto, a maioria dos estudantes sente grande dificuldade, que acaba por ocasionar o desinteresse em apreender os conceitos discutidos em sala, uma vez que não identificam sua relação com o dia-a-dia ou sua importância no momento de tomar qualquer decisão. Cabe então ao Ensino de Química – como área distinta do conhecimento, na pessoa do educador – desmitificar essa ciência, fazendo com que os conteúdos discutidos em sala de aula ganhem uma significação relevante para os estudantes e se mostrem como um terreno fértil onde esses últimos possam atuar. Na busca desse objetivo, este trabalho apresenta uma proposta de módulo de ensino que possa auxiliar o trabalho de ensino-aprendizagem do conteúdo denominado funções orgânicas. Antes, porém, focalizou a relação existente entre o conhecimento produzido pela Ciência, pelo grupo de pessoas integrantes de uma sociedade imersa em uma cultura e pela escola, além da função desempenhada pela experimentação e pela História no ensino de Ciência nesse contexto. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe researches related to the Chemistry Teaching present countless difficulties that professors and students go through sharing the concepts of this science. A turning point of this issue deals with the concept of science and the building of the scientific knowledge following an empiric orientation and not qualitative aspects such as historical, technological, sociological and humanistic, in the school environment. Due to the great difficulty in learning the concepts dealt in the classroom, students do not show interest because they do not identify any relation to by-to-by life and its importance in decision making. It is up to the chemistry teaching – as a distinct area of kowledge in the teacher’s role to demystify this science in a way that students become aware of its relevant importance and give them opportunities to act. This paper proposes a way of teaching which helps the teaching - learning content of organic functions. This paper enlighted the relation among knowledge taken from the science, from people in general and from school. It also enlighted the function carried out by experimentation and history in the teaching of science in that context.Instituto de Química (IQ)Instituto de Física (IF)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado ProfissionalizanteSilva, Roberto Ribeiro daRodrigues, Ronaldo da Silva2010-05-13T02:51:22Z2010-05-13T02:51:22Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Ronaldo da Silva. A história da ciência e a experimenação na constituição do conhecimento escolar: a química e as especiarias. 2009. 173 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/4594info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:21:32Zoai:repositorio.unb.br:10482/4594Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:21:32Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A história da ciência e a experimenação na constituição do conhecimento escolar : a química e as especiarias
title A história da ciência e a experimenação na constituição do conhecimento escolar : a química e as especiarias
spellingShingle A história da ciência e a experimenação na constituição do conhecimento escolar : a química e as especiarias
Rodrigues, Ronaldo da Silva
Ciência - história
Química orgânica
title_short A história da ciência e a experimenação na constituição do conhecimento escolar : a química e as especiarias
title_full A história da ciência e a experimenação na constituição do conhecimento escolar : a química e as especiarias
title_fullStr A história da ciência e a experimenação na constituição do conhecimento escolar : a química e as especiarias
title_full_unstemmed A história da ciência e a experimenação na constituição do conhecimento escolar : a química e as especiarias
title_sort A história da ciência e a experimenação na constituição do conhecimento escolar : a química e as especiarias
author Rodrigues, Ronaldo da Silva
author_facet Rodrigues, Ronaldo da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Roberto Ribeiro da
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ronaldo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência - história
Química orgânica
topic Ciência - história
Química orgânica
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009
2010-05-13T02:51:22Z
2010-05-13T02:51:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Ronaldo da Silva. A história da ciência e a experimenação na constituição do conhecimento escolar: a química e as especiarias. 2009. 173 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/4594
identifier_str_mv RODRIGUES, Ronaldo da Silva. A história da ciência e a experimenação na constituição do conhecimento escolar: a química e as especiarias. 2009. 173 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/4594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580918081945600