Química e história: uma possibilidade de contextualização da ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cristiano Alex da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/6372
Resumo: Neste trabalho, pretende-se demonstrar a relevância da utilização do caráter histórico da ciência, em geral, e da Ciência Química, em particular, como ferramenta para o aprendizado e contextualização da Disciplina frente aos alunos, produzindo, em conjunto com outras Disciplinas, conhecimento que vise à emancipação intelectual. Como parte da argumentação, será discutida em termos gerais a importância da educação científica para a formação do cidadão, bem como uma pequena retrospectiva da “evolução” do pensamento científico, sobretudo a partir do século XVIII, e a preocupação de alguns autores com o ensino de Ciências, e de Química. Como proposta, foi realizada numa escola da Rede de Ensino Público uma aula com eixo regulador na História da Ciência, a partir da qual pôde se inserir os tópicos da disciplina Química, seguida, por fim, na discussão dos seus resultados práticos, e as considerações finais.
id UFRJ_f29d9c6af504576924d66336c7a5f5b8
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/6372
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Química e história: uma possibilidade de contextualização da ciênciaHistória da ciênciaEnsino de químicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICANeste trabalho, pretende-se demonstrar a relevância da utilização do caráter histórico da ciência, em geral, e da Ciência Química, em particular, como ferramenta para o aprendizado e contextualização da Disciplina frente aos alunos, produzindo, em conjunto com outras Disciplinas, conhecimento que vise à emancipação intelectual. Como parte da argumentação, será discutida em termos gerais a importância da educação científica para a formação do cidadão, bem como uma pequena retrospectiva da “evolução” do pensamento científico, sobretudo a partir do século XVIII, e a preocupação de alguns autores com o ensino de Ciências, e de Química. Como proposta, foi realizada numa escola da Rede de Ensino Público uma aula com eixo regulador na História da Ciência, a partir da qual pôde se inserir os tópicos da disciplina Química, seguida, por fim, na discussão dos seus resultados práticos, e as considerações finais.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJRiehl, Carlos Alberto da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2910118690760608Chinelli, Maura Venturahttp://lattes.cnpq.br/0720722285579329Gil, Rosane Aguiar da Silva Sanhttp://lattes.cnpq.br/3099380883775208Silva, Cristiano Alex da2019-02-04T23:47:34Z2023-12-21T03:00:58Z2007-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6372porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:58Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6372Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:58Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Química e história: uma possibilidade de contextualização da ciência
title Química e história: uma possibilidade de contextualização da ciência
spellingShingle Química e história: uma possibilidade de contextualização da ciência
Silva, Cristiano Alex da
História da ciência
Ensino de química
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Química e história: uma possibilidade de contextualização da ciência
title_full Química e história: uma possibilidade de contextualização da ciência
title_fullStr Química e história: uma possibilidade de contextualização da ciência
title_full_unstemmed Química e história: uma possibilidade de contextualização da ciência
title_sort Química e história: uma possibilidade de contextualização da ciência
author Silva, Cristiano Alex da
author_facet Silva, Cristiano Alex da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Riehl, Carlos Alberto da Silva
http://lattes.cnpq.br/2910118690760608
Chinelli, Maura Ventura
http://lattes.cnpq.br/0720722285579329
Gil, Rosane Aguiar da Silva San
http://lattes.cnpq.br/3099380883775208
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cristiano Alex da
dc.subject.por.fl_str_mv História da ciência
Ensino de química
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic História da ciência
Ensino de química
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description Neste trabalho, pretende-se demonstrar a relevância da utilização do caráter histórico da ciência, em geral, e da Ciência Química, em particular, como ferramenta para o aprendizado e contextualização da Disciplina frente aos alunos, produzindo, em conjunto com outras Disciplinas, conhecimento que vise à emancipação intelectual. Como parte da argumentação, será discutida em termos gerais a importância da educação científica para a formação do cidadão, bem como uma pequena retrospectiva da “evolução” do pensamento científico, sobretudo a partir do século XVIII, e a preocupação de alguns autores com o ensino de Ciências, e de Química. Como proposta, foi realizada numa escola da Rede de Ensino Público uma aula com eixo regulador na História da Ciência, a partir da qual pôde se inserir os tópicos da disciplina Química, seguida, por fim, na discussão dos seus resultados práticos, e as considerações finais.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-27
2019-02-04T23:47:34Z
2023-12-21T03:00:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/6372
url http://hdl.handle.net/11422/6372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455981116588032