Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Vivianne Bezerra Figueiredo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Alencar, Eunice M. L. Soriano de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29335
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712014000100007
Resumo: Este estudo investigou procedimentos pedagógicos que favorecem o desenvolvimento e expressão da criatividade discente, utilizados por professores de programas de pós-graduação em educação e fatores que dificultam promover tal expressão. Foram entrevistados 15 professores de universidades públicas, sendo os dados submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicaram distintas práticas pedagógicas utilizadas pelos docentes favorecedoras da criatividade dos estudantes, sendo instigar o aluno por meio de desafios e questionamentos a mais frequente. Os fatores mais destacados como entraves à promoção da criatividade foram relativos ao aluno. Entre eles, apontam-se lacunas na formação discente e medo de se expressar. Outros fatores referiam-se ao professor, como falta de tempo e falhas na formação, e ainda outros relativos à instituição de educação superior e aos órgãos que regulamentam a pós-graduação. Dada a diversidade de elementos identificados como cerceadores da criatividade discente, conclui-se pela necessidade de maior estímulo à criatividade em cursos de pós-graduação.
id UNB_105b73fcf50d1f9c3f53843f9ab43633
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/29335
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidoresCreativity in graduate programs in education: pedagogical practices and inhibiting factorsCreatividad en programas de posgrado: prácticas pedagógicas y factores inhibidoresCriatividadeProfessoresPós-graduaçãoEnsino superiorEste estudo investigou procedimentos pedagógicos que favorecem o desenvolvimento e expressão da criatividade discente, utilizados por professores de programas de pós-graduação em educação e fatores que dificultam promover tal expressão. Foram entrevistados 15 professores de universidades públicas, sendo os dados submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicaram distintas práticas pedagógicas utilizadas pelos docentes favorecedoras da criatividade dos estudantes, sendo instigar o aluno por meio de desafios e questionamentos a mais frequente. Os fatores mais destacados como entraves à promoção da criatividade foram relativos ao aluno. Entre eles, apontam-se lacunas na formação discente e medo de se expressar. Outros fatores referiam-se ao professor, como falta de tempo e falhas na formação, e ainda outros relativos à instituição de educação superior e aos órgãos que regulamentam a pós-graduação. Dada a diversidade de elementos identificados como cerceadores da criatividade discente, conclui-se pela necessidade de maior estímulo à criatividade em cursos de pós-graduação.This study investigated pedagogical practices that foster the development and expression of students' creativity, implemented by professors from graduate programs in education, and factors that hinder the promotion of the creative expression. Fifteen professors from public universities were interviewed and the data was submitted to content analysis. The results indicated several pedagogical practices used by the professors to stimulate the expression of students creativity. Instigating the students through challenges and questions was the most frequent practice pointed out. The most indicated factors as impediment to the promotion of creativity regarded the student, among which we can mention gaps in the previous training and fear of expressing ideas. Other factors were related to the professor, such as lack of time and flaws in previous training, and others related to the higher education institution and agencies that regulate graduate courses. The diversity of features identified as inhibitors to students' creativity highlights the need of more incentive to creativity in graduate courses.Este estudio investigó los procedimientos pedagógicos que favorecen el desarrollo y la expresión de la creatividad estudiantil, utilizados por profesores de posgrado en educación, y factores que dificultan esta expresión. Se entrevistaron 15 profesores de universidades públicas, y los datos fueron sometidos a un análisis de contenido. Los resultados mostraron diferentes prácticas pedagógicas utilizadas por los docentes que favorecen la creatividad de los estudiantes, siendo instigar los estudiantes a través de desafíos y cuestionamientos la más frecuente. Los factores más indicados como barreras para la promoción de la creatividad se relacionaron con el alumno, entre ellos se señalan las lagunas en la formación discente y el miedo de expresarse. Otros factores se relacionaron al profesor, como la falta de tiempo y lagunas en la formación, y otros referentes a la institución de educación superior y a los órganos que regulan el posgrado. Ante la diversidad de elementos identificados como inhibidores de la creatividad discente, se concluye por la necesidad de mayor incentivo a la creatividad en cursos de posgrado.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2017-12-07T05:07:39Z2017-12-07T05:07:39Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIMA, Vivianne Bezerra Figueiredo; ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores. Psico-USF, Itatiba, v. 19, n. 1, p. 61-72, abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712014000100007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 out. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29335https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712014000100007Lima, Vivianne Bezerra FigueiredoAlencar, Eunice M. L. Soriano deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:55Zoai:repositorio.unb.br:10482/29335Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:55Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores
Creativity in graduate programs in education: pedagogical practices and inhibiting factors
Creatividad en programas de posgrado: prácticas pedagógicas y factores inhibidores
title Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores
spellingShingle Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores
Lima, Vivianne Bezerra Figueiredo
Criatividade
Professores
Pós-graduação
Ensino superior
title_short Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores
title_full Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores
title_fullStr Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores
title_full_unstemmed Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores
title_sort Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores
author Lima, Vivianne Bezerra Figueiredo
author_facet Lima, Vivianne Bezerra Figueiredo
Alencar, Eunice M. L. Soriano de
author_role author
author2 Alencar, Eunice M. L. Soriano de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Vivianne Bezerra Figueiredo
Alencar, Eunice M. L. Soriano de
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Professores
Pós-graduação
Ensino superior
topic Criatividade
Professores
Pós-graduação
Ensino superior
description Este estudo investigou procedimentos pedagógicos que favorecem o desenvolvimento e expressão da criatividade discente, utilizados por professores de programas de pós-graduação em educação e fatores que dificultam promover tal expressão. Foram entrevistados 15 professores de universidades públicas, sendo os dados submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicaram distintas práticas pedagógicas utilizadas pelos docentes favorecedoras da criatividade dos estudantes, sendo instigar o aluno por meio de desafios e questionamentos a mais frequente. Os fatores mais destacados como entraves à promoção da criatividade foram relativos ao aluno. Entre eles, apontam-se lacunas na formação discente e medo de se expressar. Outros fatores referiam-se ao professor, como falta de tempo e falhas na formação, e ainda outros relativos à instituição de educação superior e aos órgãos que regulamentam a pós-graduação. Dada a diversidade de elementos identificados como cerceadores da criatividade discente, conclui-se pela necessidade de maior estímulo à criatividade em cursos de pós-graduação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-12-07T05:07:39Z
2017-12-07T05:07:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Vivianne Bezerra Figueiredo; ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores. Psico-USF, Itatiba, v. 19, n. 1, p. 61-72, abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712014000100007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 out. 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29335
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712014000100007
identifier_str_mv LIMA, Vivianne Bezerra Figueiredo; ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores. Psico-USF, Itatiba, v. 19, n. 1, p. 61-72, abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712014000100007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 out. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29335
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712014000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580755724632064