Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psico-USF (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100007 |
Resumo: | Este estudo investigou procedimentos pedagógicos que favorecem o desenvolvimento e expressão da criatividade discente, utilizados por professores de programas de pós-graduação em educação e fatores que dificultam promover tal expressão. Foram entrevistados 15 professores de universidades públicas, sendo os dados submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicaram distintas práticas pedagógicas utilizadas pelos docentes favorecedoras da criatividade dos estudantes, sendo instigar o aluno por meio de desafios e questionamentos a mais frequente. Os fatores mais destacados como entraves à promoção da criatividade foram relativos ao aluno. Entre eles, apontam-se lacunas na formação discente e medo de se expressar. Outros fatores referiam-se ao professor, como falta de tempo e falhas na formação, e ainda outros relativos à instituição de educação superior e aos órgãos que regulamentam a pós-graduação. Dada a diversidade de elementos identificados como cerceadores da criatividade discente, conclui-se pela necessidade de maior estímulo à criatividade em cursos de pós-graduação. |
id |
USF-1_12da1a1af0df632afcf4002ecd89f2a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-82712014000100007 |
network_acronym_str |
USF-1 |
network_name_str |
Psico-USF (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidoresCriatividadeProfessorPós-graduaçãoEducação superiorEste estudo investigou procedimentos pedagógicos que favorecem o desenvolvimento e expressão da criatividade discente, utilizados por professores de programas de pós-graduação em educação e fatores que dificultam promover tal expressão. Foram entrevistados 15 professores de universidades públicas, sendo os dados submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicaram distintas práticas pedagógicas utilizadas pelos docentes favorecedoras da criatividade dos estudantes, sendo instigar o aluno por meio de desafios e questionamentos a mais frequente. Os fatores mais destacados como entraves à promoção da criatividade foram relativos ao aluno. Entre eles, apontam-se lacunas na formação discente e medo de se expressar. Outros fatores referiam-se ao professor, como falta de tempo e falhas na formação, e ainda outros relativos à instituição de educação superior e aos órgãos que regulamentam a pós-graduação. Dada a diversidade de elementos identificados como cerceadores da criatividade discente, conclui-se pela necessidade de maior estímulo à criatividade em cursos de pós-graduação.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100007Psico-USF v.19 n.1 2014reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712014000100007info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Vivianne Bezerra FigueiredoAlencar,Eunice M. L. Soriano depor2014-05-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712014000100007Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2014-05-05T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores |
title |
Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores |
spellingShingle |
Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores Lima,Vivianne Bezerra Figueiredo Criatividade Professor Pós-graduação Educação superior |
title_short |
Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores |
title_full |
Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores |
title_fullStr |
Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores |
title_full_unstemmed |
Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores |
title_sort |
Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores |
author |
Lima,Vivianne Bezerra Figueiredo |
author_facet |
Lima,Vivianne Bezerra Figueiredo Alencar,Eunice M. L. Soriano de |
author_role |
author |
author2 |
Alencar,Eunice M. L. Soriano de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima,Vivianne Bezerra Figueiredo Alencar,Eunice M. L. Soriano de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Professor Pós-graduação Educação superior |
topic |
Criatividade Professor Pós-graduação Educação superior |
description |
Este estudo investigou procedimentos pedagógicos que favorecem o desenvolvimento e expressão da criatividade discente, utilizados por professores de programas de pós-graduação em educação e fatores que dificultam promover tal expressão. Foram entrevistados 15 professores de universidades públicas, sendo os dados submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicaram distintas práticas pedagógicas utilizadas pelos docentes favorecedoras da criatividade dos estudantes, sendo instigar o aluno por meio de desafios e questionamentos a mais frequente. Os fatores mais destacados como entraves à promoção da criatividade foram relativos ao aluno. Entre eles, apontam-se lacunas na formação discente e medo de se expressar. Outros fatores referiam-se ao professor, como falta de tempo e falhas na formação, e ainda outros relativos à instituição de educação superior e aos órgãos que regulamentam a pós-graduação. Dada a diversidade de elementos identificados como cerceadores da criatividade discente, conclui-se pela necessidade de maior estímulo à criatividade em cursos de pós-graduação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-82712014000100007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psico-USF v.19 n.1 2014 reponame:Psico-USF (Online) instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Psico-USF (Online) |
collection |
Psico-USF (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
edusf@saofrancisco.edu.br |
_version_ |
1748937787556495360 |