Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Vivianne Bezerra Figueiredo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Alencar,Eunice M. L. Soriano de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psico-USF (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100007
Resumo: Este estudo investigou procedimentos pedagógicos que favorecem o desenvolvimento e expressão da criatividade discente, utilizados por professores de programas de pós-graduação em educação e fatores que dificultam promover tal expressão. Foram entrevistados 15 professores de universidades públicas, sendo os dados submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicaram distintas práticas pedagógicas utilizadas pelos docentes favorecedoras da criatividade dos estudantes, sendo instigar o aluno por meio de desafios e questionamentos a mais frequente. Os fatores mais destacados como entraves à promoção da criatividade foram relativos ao aluno. Entre eles, apontam-se lacunas na formação discente e medo de se expressar. Outros fatores referiam-se ao professor, como falta de tempo e falhas na formação, e ainda outros relativos à instituição de educação superior e aos órgãos que regulamentam a pós-graduação. Dada a diversidade de elementos identificados como cerceadores da criatividade discente, conclui-se pela necessidade de maior estímulo à criatividade em cursos de pós-graduação.
id USF-1_12da1a1af0df632afcf4002ecd89f2a2
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-82712014000100007
network_acronym_str USF-1
network_name_str Psico-USF (Online)
repository_id_str
spelling Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidoresCriatividadeProfessorPós-graduaçãoEducação superiorEste estudo investigou procedimentos pedagógicos que favorecem o desenvolvimento e expressão da criatividade discente, utilizados por professores de programas de pós-graduação em educação e fatores que dificultam promover tal expressão. Foram entrevistados 15 professores de universidades públicas, sendo os dados submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicaram distintas práticas pedagógicas utilizadas pelos docentes favorecedoras da criatividade dos estudantes, sendo instigar o aluno por meio de desafios e questionamentos a mais frequente. Os fatores mais destacados como entraves à promoção da criatividade foram relativos ao aluno. Entre eles, apontam-se lacunas na formação discente e medo de se expressar. Outros fatores referiam-se ao professor, como falta de tempo e falhas na formação, e ainda outros relativos à instituição de educação superior e aos órgãos que regulamentam a pós-graduação. Dada a diversidade de elementos identificados como cerceadores da criatividade discente, conclui-se pela necessidade de maior estímulo à criatividade em cursos de pós-graduação.Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100007Psico-USF v.19 n.1 2014reponame:Psico-USF (Online)instname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USF10.1590/S1413-82712014000100007info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Vivianne Bezerra FigueiredoAlencar,Eunice M. L. Soriano depor2014-05-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-82712014000100007Revistahttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpedusf@saofrancisco.edu.br1413-82712175-3563opendoar:2014-05-05T00:00Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores
title Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores
spellingShingle Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores
Lima,Vivianne Bezerra Figueiredo
Criatividade
Professor
Pós-graduação
Educação superior
title_short Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores
title_full Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores
title_fullStr Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores
title_full_unstemmed Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores
title_sort Criatividade em programas de pós-graduação em educação: práticas pedagógicas e fatores inibidores
author Lima,Vivianne Bezerra Figueiredo
author_facet Lima,Vivianne Bezerra Figueiredo
Alencar,Eunice M. L. Soriano de
author_role author
author2 Alencar,Eunice M. L. Soriano de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Vivianne Bezerra Figueiredo
Alencar,Eunice M. L. Soriano de
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Professor
Pós-graduação
Educação superior
topic Criatividade
Professor
Pós-graduação
Educação superior
description Este estudo investigou procedimentos pedagógicos que favorecem o desenvolvimento e expressão da criatividade discente, utilizados por professores de programas de pós-graduação em educação e fatores que dificultam promover tal expressão. Foram entrevistados 15 professores de universidades públicas, sendo os dados submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicaram distintas práticas pedagógicas utilizadas pelos docentes favorecedoras da criatividade dos estudantes, sendo instigar o aluno por meio de desafios e questionamentos a mais frequente. Os fatores mais destacados como entraves à promoção da criatividade foram relativos ao aluno. Entre eles, apontam-se lacunas na formação discente e medo de se expressar. Outros fatores referiam-se ao professor, como falta de tempo e falhas na formação, e ainda outros relativos à instituição de educação superior e aos órgãos que regulamentam a pós-graduação. Dada a diversidade de elementos identificados como cerceadores da criatividade discente, conclui-se pela necessidade de maior estímulo à criatividade em cursos de pós-graduação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712014000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-82712014000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psico-USF v.19 n.1 2014
reponame:Psico-USF (Online)
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Psico-USF (Online)
collection Psico-USF (Online)
repository.name.fl_str_mv Psico-USF (Online) - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv edusf@saofrancisco.edu.br
_version_ 1748937787556495360