À flor da (terceira) idade : crenças e experiências de aprendizes idosos de língua estrangeira (inglês)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Hélvio Frank de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8925
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2010.
id UNB_83af35e88bb03d9489dd0699587ce5f2
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8925
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling À flor da (terceira) idade : crenças e experiências de aprendizes idosos de língua estrangeira (inglês)IdososLíngua inglesa - estudo e ensinoLinguagem e línguas - estudo e ensino - idososDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2010.Este estudo de caso de natureza qualitativo-interpretativista investiga crenças e experiências de aprendizagem de língua estrangeira (inglês) de alunos da terceira idade. Quatro alunas idosas de uma escola pública do interior do estado de Goiás, pertencentes ao programa de Educação de Jovens e Adultos, foram participantes desta pesquisa. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram questionário socioeconômico, narrativas orais, narrativas visuais com explicação dos desenhos, observação de aulas com registro de notas de campo e de diários do pesquisador, e entrevistas semiestruturadas. Os resultados sugerem que as experiências e as crenças estão inter-relacionadas, e ambas moldadas nos anos de vida escolar pregressa, cuja representação maior de ensino está associada a métodos tradicionais. Essa referência somada ao contexto público produziu em algumas participantes atitudes passivas em relação ao verdadeiro significado de aprender o idioma. O estudo oferece contribuições para a ampliação de pesquisas relacionadas à terceira idade e à aprendizagem de LE (inglês), fornecendo subsídios para a investigação das crenças e experiências no contexto público de ensino. Apresenta, ainda, implicações acerca do processo de ensino e aprendizagem para turmas que tenham idosos e que necessitam considerar as particularidades inerentes a essa faixa etária. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis qualitative-interpretive case study investigates beliefs and learning experiences of elderly EFL learners. Four elderly female Adult Education students from a public school in the State of Goiás – Brazil – participated in this research. Data were collected through socio-economic questionnaire, oral narratives, visual narratives and their explanations, classroom observation notes, the researcher´s journal, and semi-structured interviews. Results suggest that experiences and beliefs are connected, and both are formed in the early years of school life, with most of the teaching representations being associated with traditional teaching methods. Such references, when combined with the public school environment, produced passive learner behavior in some of the learners regarding the true meaning of learning a language. This research study offers contributions to the expansion of research work related to elderly students and EFL learning, and it offers input for the investigation of beliefs and experiences in public teaching contexts. It also poses implications regarding the teaching and learning process for classrooms with elderly learners, as inherent singularities need to be addressed for this particular age group.Conceição, Mariney PereiraOliveira, Hélvio Frank de2011-07-05T23:55:39Z2011-07-05T23:55:39Z2011-07-052010-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Hélvio Frank de. À flor da (terceira) idade: crenças e experiências de aprendizes idosos de língua estrangeira (inglês). 2010. 189 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8925info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:32:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/8925Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:32:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv À flor da (terceira) idade : crenças e experiências de aprendizes idosos de língua estrangeira (inglês)
title À flor da (terceira) idade : crenças e experiências de aprendizes idosos de língua estrangeira (inglês)
spellingShingle À flor da (terceira) idade : crenças e experiências de aprendizes idosos de língua estrangeira (inglês)
Oliveira, Hélvio Frank de
Idosos
Língua inglesa - estudo e ensino
Linguagem e línguas - estudo e ensino - idosos
title_short À flor da (terceira) idade : crenças e experiências de aprendizes idosos de língua estrangeira (inglês)
title_full À flor da (terceira) idade : crenças e experiências de aprendizes idosos de língua estrangeira (inglês)
title_fullStr À flor da (terceira) idade : crenças e experiências de aprendizes idosos de língua estrangeira (inglês)
title_full_unstemmed À flor da (terceira) idade : crenças e experiências de aprendizes idosos de língua estrangeira (inglês)
title_sort À flor da (terceira) idade : crenças e experiências de aprendizes idosos de língua estrangeira (inglês)
author Oliveira, Hélvio Frank de
author_facet Oliveira, Hélvio Frank de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conceição, Mariney Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Hélvio Frank de
dc.subject.por.fl_str_mv Idosos
Língua inglesa - estudo e ensino
Linguagem e línguas - estudo e ensino - idosos
topic Idosos
Língua inglesa - estudo e ensino
Linguagem e línguas - estudo e ensino - idosos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-26
2011-07-05T23:55:39Z
2011-07-05T23:55:39Z
2011-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Hélvio Frank de. À flor da (terceira) idade: crenças e experiências de aprendizes idosos de língua estrangeira (inglês). 2010. 189 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8925
identifier_str_mv OLIVEIRA, Hélvio Frank de. À flor da (terceira) idade: crenças e experiências de aprendizes idosos de língua estrangeira (inglês). 2010. 189 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508236386074624