CD-Letras : gênero discursivo, práticas de letramento de identidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Christine Maria Soares de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2470
Resumo: Tese(doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2006.
id UNB_12476ba046ef97a33a5a703f214726f4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/2470
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling CD-Letras : gênero discursivo, práticas de letramento de identidadesGênero discursivoPráticas de letramentoIdentidadeContexto virtual de ensinoLíngua portuguesa - estudo e ensinoLetramentoComunicação escritaTese(doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2006.Esta tese é um estudo das práticas de letramento que estão emergindo no contexto virtual de ensino do português resultantes das tecnologias da informação e comunicação numa ‘nova ordem da comunicação’. Analiso, de modo particular, um curso de leitura e produção de textos a distância chamado Projeto CD-ROM “Letras, Textos e Outros Contos” proposto a uma comunidade acadêmica. Esse curso tem o objetivo de oferecer aos alunos uma oportunidade de desenvolver a linguagem escrita acadêmica. No intuito de torná-lo viável foi produzido, em CD-ROM, um material didático multimídia, com atendimento aos alunos por sistema de tutoria via Internet. Uma integração entre a Análise de Discurso Crítica e a Teoria Social do Letramento é adotada como bases teóricas e metodológicas da pesquisa, considerando o letramento como discurso na prática social e sua contribuição para mudanças no processo social. Proponho a compreensão de como as práticas de letramento, em relação com diferentes modos semióticos associados com as novas tecnologias, contribuem para mudanças nas práticas sociais; de como as identidades são construídas nesse contexto de ensino; e desenvolver uma análise crítica do CD-ROM como um gênero discursivo, mostrando a tecnologização do discurso. Os resultados apontam a contribuição do Projeto para o desenvolvimento da linguagem escrita na medida em que os alunos são conduzidos à produção de textos como atividades do curso, bem como à produção de textos (e-mails) para manter a interação virtual com o(a) professor(a)-tutor(a) durante todo o processo e, além disso, apontam as mudanças sociais e culturais que o Projeto está promovendo no contexto de ensino dentro da universidade. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis thesis is a study of the literacy practices that are emerging in the virtual context of Portuguese teaching resulting from the investment of information and communication technologies in a ‘new communication order’. I analyse, in a particular way, a CD-ROM distance course of reading and writing named “Letras, Textos e Outros Contos” Project, proposed for an academic community. This course has the purpose of offering students an opportunity to develop academic writing language. In order to turn this Project feasible, it was produced in CD-ROM, an educational multimedia material, with service for students by a tutorial system through the Internet. An integration between Critical Discourse Analysis and The Social Theory of Literacy is adopted as the theoretical and methodological basis for this research, considering literacy as discourse in social practice and its contribution to changes in the social process. I propose to understand how literacy practices, in their relation with different semiotic modes associated with new technologies, contribute to changing social practices and how identities are constructed in this teaching context; and to develop a critical analysis of the CD-ROM as a genre, showing the technologisation of discourse. The results point out the contribution of the Project to the development of writing in so far as the students are led to textual production as course activities, as well as to the production of texts (e-mails) to maintain the virtual interaction with the tutor during all the process and, besides, they point out the cultural and social changes that the Project is promoting in the teaching context in the university.Instituto de Letras (IL)Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)Programa de Pós-Graduação em LinguísticaMagalhães, Maria Izabel SantosCarvalho, Christine Maria Soares de2009-12-03T17:17:45Z2009-12-03T17:17:45Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCARVALHO, Christine Maria Soares de. CD-Letras: gênero discursivo, práticas de letramento de identidades. 2006. 234 f. Tese (Doutorado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.http://repositorio.unb.br/handle/10482/2470info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-25T19:34:07Zoai:repositorio.unb.br:10482/2470Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-25T19:34:07Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv CD-Letras : gênero discursivo, práticas de letramento de identidades
title CD-Letras : gênero discursivo, práticas de letramento de identidades
spellingShingle CD-Letras : gênero discursivo, práticas de letramento de identidades
Carvalho, Christine Maria Soares de
Gênero discursivo
Práticas de letramento
Identidade
Contexto virtual de ensino
Língua portuguesa - estudo e ensino
Letramento
Comunicação escrita
title_short CD-Letras : gênero discursivo, práticas de letramento de identidades
title_full CD-Letras : gênero discursivo, práticas de letramento de identidades
title_fullStr CD-Letras : gênero discursivo, práticas de letramento de identidades
title_full_unstemmed CD-Letras : gênero discursivo, práticas de letramento de identidades
title_sort CD-Letras : gênero discursivo, práticas de letramento de identidades
author Carvalho, Christine Maria Soares de
author_facet Carvalho, Christine Maria Soares de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães, Maria Izabel Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Christine Maria Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero discursivo
Práticas de letramento
Identidade
Contexto virtual de ensino
Língua portuguesa - estudo e ensino
Letramento
Comunicação escrita
topic Gênero discursivo
Práticas de letramento
Identidade
Contexto virtual de ensino
Língua portuguesa - estudo e ensino
Letramento
Comunicação escrita
description Tese(doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2006.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2009-12-03T17:17:45Z
2009-12-03T17:17:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Christine Maria Soares de. CD-Letras: gênero discursivo, práticas de letramento de identidades. 2006. 234 f. Tese (Doutorado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/2470
identifier_str_mv CARVALHO, Christine Maria Soares de. CD-Letras: gênero discursivo, práticas de letramento de identidades. 2006. 234 f. Tese (Doutorado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/2470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508215552966656