Gêneros e práticas de letramento no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edna Cristina Muniz da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3308
Resumo: Tese(doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2007.
id UNB_4d114b0adbc0a86651de236099d465cd
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/3308
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Gêneros e práticas de letramento no ensino fundamentalLetramentoPrática de ensino - língua portuguesaAnálise do discursoTese(doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2007.Esta tese é o resultado de uma pesquisa realizada com turmas dos últimos ciclos do Ensino Fundamental na área de Língua. Meu objetivo é mostrar que os gêneros devem constituir o centro para o ensino de letramentos, baseando-me em teorias críticas e funcionais para o estudo da linguagem. Para compreender a relação entre gêneros e práticas de letramento no contexto desta pesquisa, apóio-me na articulação de três abordagens teóricas: (1) Análise de Discurso Crítica (Fairclough, 1992; Chouliaraki e Fairclough, 1999; Wodak e Meyer, 2001; Fairclough, 2003); (2) Novos Estudos do Letramento (Street ,1983, 1995; Barton e Ivanic, 1991; Barton 1994; Barton e Hamilton, 1998; Hamilton, 2000, 2001; Barton, Hamilton e Ivanic, 2000); (3) Abordagens teóricas sobre os gêneros e a perspectiva sistêmico-funcional (Bakhtin, 2000; Halliday e Hasan, 1985; Eggins e Martin, 1998; Martin e Christie, 2000; Eggins, 2004; Halliday & Matthiessen, 2004). Na metodologia para a coleta de dados, foram adotados métodos da pesquisa qualitativa, e, para a interpretação dos dados, a Análise de Discurso Crítica associada à abordagem sistêmico-funcional. Nesta tese, é investigado como os textos são estudados nas aulas de Língua Portuguesa e em que medida o ensino da escrita contribui para que os estudantes apropriem-se dos gêneros como recurso para agirem e interagirem em diversos domínios sociais. Esta pesquisa indica que o ensino de letramentos deve apoiar-se no estudo dos gêneros e na abordagem sistêmico-funcional como referencial teórico para análise textual. Uma pedagogia de ensino de letramentos baseada nos gêneros permite o reconhecimento da diversidade do contexto cultural que envolve os textos, conforme as práticas sociais que os demandam. A consciência dos gêneros e das práticas de letramento em que se realizam efetivamente contribui para que noss@s estudantes desenvolvam capacidades para agirem e interagirem discursivamente em diferentes domínios e práticas sociais. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis thesis is the result of research done with classes of Portuguese Language in an elementary school in Brazil. The author’s purpose is to demonstrate that genres should constitute the core of literacy based on critical and functional theories in the study of language. In order to understand the genres and the literacy practices in the context of this work, the author draws on the articulation of three theoretical perspectives: 1) Critical Discourse Analysis (Fairclough 1992; Chouliaraki e Fairclough, 1999; Fairclough, 2003; Wodak e Meyer 2001); 2) New Literacy Studies (Street 1983, 1995; Barton & Ivanic 1991; Barton 1994; Barton & Hamilton 1998; Hamilton 2000, 2001; Barton, Hamilton e Ivanic 2000); 3) theoretical approaches on genres and the Systemic-Functional Perspective (Bakhtin, 2000; Halliday & Hasan, 1985; Eggins & Martin, 1998; Martin & Christie, 2000; Eggins, 2004; Halliday & Matthiessen, 2004). In the data collection methodology, qualitative research methods were adopted, and, in the analysis, Critical Discourse Analysis, associated with the systemicfunctional approach. In this thesis, the author examines how the texts studied in the Portuguese classes contribute to the students’ genre learning as resources to act and interact in different social contexts. This research indicates that literacy learning should be based on genres and Systemic-Functional perspectives as framework in textual analysis. A literacy pedagogy based on genres allows for an understanding of the heterogeneity of the cultural context of texts, according to the social practices that demand it. Students´ awareness of genres and of the literacy practices in which they actually occur contributes to their development of the capacity to act and interact in different social contexts and practices.Instituto de Letras (IL)Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)Programa de Pós-Graduação em LinguísticaMagalhães, Maria Izabel SantosSilva, Edna Cristina Muniz da2010-01-18T20:37:29Z2010-01-18T20:37:29Z2010-01-182007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Edna Cristina Muniz da. Gêneros e práticas de letramento no ensino fundamental. 2007. 258 f., il. Tese (doutorado em Lingüística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/3308info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-25T19:32:57Zoai:repositorio.unb.br:10482/3308Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-25T19:32:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gêneros e práticas de letramento no ensino fundamental
title Gêneros e práticas de letramento no ensino fundamental
spellingShingle Gêneros e práticas de letramento no ensino fundamental
Silva, Edna Cristina Muniz da
Letramento
Prática de ensino - língua portuguesa
Análise do discurso
title_short Gêneros e práticas de letramento no ensino fundamental
title_full Gêneros e práticas de letramento no ensino fundamental
title_fullStr Gêneros e práticas de letramento no ensino fundamental
title_full_unstemmed Gêneros e práticas de letramento no ensino fundamental
title_sort Gêneros e práticas de letramento no ensino fundamental
author Silva, Edna Cristina Muniz da
author_facet Silva, Edna Cristina Muniz da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães, Maria Izabel Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Edna Cristina Muniz da
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Prática de ensino - língua portuguesa
Análise do discurso
topic Letramento
Prática de ensino - língua portuguesa
Análise do discurso
description Tese(doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2010-01-18T20:37:29Z
2010-01-18T20:37:29Z
2010-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Edna Cristina Muniz da. Gêneros e práticas de letramento no ensino fundamental. 2007. 258 f., il. Tese (doutorado em Lingüística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/3308
identifier_str_mv SILVA, Edna Cristina Muniz da. Gêneros e práticas de letramento no ensino fundamental. 2007. 258 f., il. Tese (doutorado em Lingüística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/3308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580723718946816