O que pode fazer o psicólogo na escola?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6292 |
Resumo: | Trata-se de um artigo teórico cujo objetivo é apresentar, de forma sintetizada, o amplo leque de possibilidades de atuação do psicólogo na instituição escolar. Mostra a gradual evolução das formas de atuação dos psicólogos no País, em função da emergência de novas concepções teórico-epistemológicas e da sensibilização crescente dos psicólogos com as complexas demandas da educação brasileira. Evidencia as possibilidades de trabalho desses profissionais não apenas na dimensão psicoeducativa da instituição escolar, mas também na sua dimensão psicossocial. Complementando a descrição das formas de atuação do psicólogo, as quais são categorizadas em dois grandes grupos – tradicionais e emergentes –, discute o vínculo do trabalho do psicólogo escolar com o trabalho dos outros profissionais da escola, destacando a necessidade do trabalho em equipe. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_13b0cfa205a50edf7bc2b08ac8df821a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/6292 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
O que pode fazer o psicólogo na escola?What can the psychologist do in school?Psicologia escolarEscolasPsicólogos - atuaçãoTrata-se de um artigo teórico cujo objetivo é apresentar, de forma sintetizada, o amplo leque de possibilidades de atuação do psicólogo na instituição escolar. Mostra a gradual evolução das formas de atuação dos psicólogos no País, em função da emergência de novas concepções teórico-epistemológicas e da sensibilização crescente dos psicólogos com as complexas demandas da educação brasileira. Evidencia as possibilidades de trabalho desses profissionais não apenas na dimensão psicoeducativa da instituição escolar, mas também na sua dimensão psicossocial. Complementando a descrição das formas de atuação do psicólogo, as quais são categorizadas em dois grandes grupos – tradicionais e emergentes –, discute o vínculo do trabalho do psicólogo escolar com o trabalho dos outros profissionais da escola, destacando a necessidade do trabalho em equipe. __________________________________________________________________________________ ABSTRACTAs a theoretical and an original article, it presents, in a summarized way, a wide range of work possibilities for the school psychologist. It shows a gradual improvement of the psychologists’ approaches in the Brazil due both to the urgency of new epistemic-theoretical ideas and to the increasing psychologists’ awareness regarding the complex educational demands in Brazilian Education. It underlines the work possibilities of these professionals not only from the psycho-educational point of view, but also from the psycho-social one. In addition, these roles – that can be divided in two major groups (the traditionalists and the groundbreakers) – discuss about the bounds between the school psychologist work and the one of other professionals in schools, underling the need for a team work.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)2010-12-22T17:10:10Z2010-12-22T17:10:10Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARTÍNEZ MITJÁNS, Albertina. O que pode fazer o psicólogo na escola?. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 83, p. 39-56, mar. 2010. Disponível em: <http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1634/1298>. Acesso em: 15 dez. 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6292Mitjáns Martínez, Albertinainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T18:34:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/6292Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T18:34:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que pode fazer o psicólogo na escola? What can the psychologist do in school? |
title |
O que pode fazer o psicólogo na escola? |
spellingShingle |
O que pode fazer o psicólogo na escola? Mitjáns Martínez, Albertina Psicologia escolar Escolas Psicólogos - atuação |
title_short |
O que pode fazer o psicólogo na escola? |
title_full |
O que pode fazer o psicólogo na escola? |
title_fullStr |
O que pode fazer o psicólogo na escola? |
title_full_unstemmed |
O que pode fazer o psicólogo na escola? |
title_sort |
O que pode fazer o psicólogo na escola? |
author |
Mitjáns Martínez, Albertina |
author_facet |
Mitjáns Martínez, Albertina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mitjáns Martínez, Albertina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia escolar Escolas Psicólogos - atuação |
topic |
Psicologia escolar Escolas Psicólogos - atuação |
description |
Trata-se de um artigo teórico cujo objetivo é apresentar, de forma sintetizada, o amplo leque de possibilidades de atuação do psicólogo na instituição escolar. Mostra a gradual evolução das formas de atuação dos psicólogos no País, em função da emergência de novas concepções teórico-epistemológicas e da sensibilização crescente dos psicólogos com as complexas demandas da educação brasileira. Evidencia as possibilidades de trabalho desses profissionais não apenas na dimensão psicoeducativa da instituição escolar, mas também na sua dimensão psicossocial. Complementando a descrição das formas de atuação do psicólogo, as quais são categorizadas em dois grandes grupos – tradicionais e emergentes –, discute o vínculo do trabalho do psicólogo escolar com o trabalho dos outros profissionais da escola, destacando a necessidade do trabalho em equipe. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-22T17:10:10Z 2010-12-22T17:10:10Z 2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARTÍNEZ MITJÁNS, Albertina. O que pode fazer o psicólogo na escola?. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 83, p. 39-56, mar. 2010. Disponível em: <http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1634/1298>. Acesso em: 15 dez. 2010. http://repositorio.unb.br/handle/10482/6292 |
identifier_str_mv |
MARTÍNEZ MITJÁNS, Albertina. O que pode fazer o psicólogo na escola?. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 83, p. 39-56, mar. 2010. Disponível em: <http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1634/1298>. Acesso em: 15 dez. 2010. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508183157211136 |