Leitura de esquemas e ensino de Biologia : o caso da respiração humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Jacqueline Ribeiro de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40535
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2020.
id UNB_1914c8fb444c40228b5a9446b8f5cdd8
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/40535
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Mendes, Jacqueline Ribeiro de SouzaCarneiro, Maria Helena da Silva2021-04-14T16:42:11Z2021-04-14T16:42:11Z2021-04-142020-12-07MENDES, Jacqueline Ribeiro de Souza. Leitura de esquemas e ensino de Biologia: o caso da respiração humana. 2020. 208 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40535Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2020.Este trabalho investigou a produção de sentidos a partir da leitura de esquemas didáticos que representam o conhecimento científico acerca da respiração humana. Esquemas são representações visuais amplamente utilizadas no ensino e aprendizagem de conceitos científicos e é crescente sua inserção nos livros didáticos das disciplinas de Ciências Naturais. Entretanto, em nossa prática docente, observamos que os estudantes apresentam dificuldades na interpretação de esquemas. O estudo foi realizado com alunos cursando Licenciatura em Pedagogia em uma Instituição de Ensino Superior no Distrito Federal. A metodologia de coleta de dados foi definida a partir de um estudo piloto. Da primeira etapa da coleta, que consistiu na realização de um exercício individual em sala de aula, participaram 17 alunos. Na segunda etapa, foram realizadas entrevistas individuais com cinco alunos. As atividades envolviam a leitura e a elaboração de esquemas. Definimos três níveis de leitura com base em princípios da Iconologia de Erwin Panofsky. A Teoria da Dupla Codificação de Alan Paivio também integrou nosso quadro teórico para análise dos dados. Os resultados indicaram que alguns alunos desconhecem o significado convencional de elementos composicionais dos esquemas, como as cores; fazem leituras narrativas acrescentando elementos aos esquemas a partir de seu conhecimento sobre o assunto veiculado; nem sempre realizam as inferências necessárias para a interpretação do esquema; apresentam dificuldade para expressar conhecimento nas formas verbal e por meio da elaboração de esquemas. Por fim, resultados do estudo principal foram semelhantes em alguns aspectos aos do estudo piloto, inclusive no que se refere às concepções sobre a respiração.This work aimed to investigate the reading and interpretation of schematic diagrams that represent scientific knowledge about human respiration. Schematic diagrams are visual representations widely used in the teaching and learning of scientific concepts. Their insertion in textbooks of the disciplines of Natural Sciences is increasingly high. However, in our teaching practice, we observed that students face difficulties in interpreting schematic diagrams. We carried out this study with students taking a degree in Pedagogy at a Higher Education Institution in the Federal District of Brazil. The data collection methodology was defined based on a pilot study. Seventeen students participated in the first stage of data collection. It consisted of individually answering a six questions exercise. Five students attended the second stage, wich involved reading and drawing schematic diagrams activities. We defined three levels of reading and interpreting based on the principles of Iconology by Erwin Panofsky's. Also, we considered Alan Paivio's Dual Coding Theory as a part of our theoretical framework for data analysis. The results indicated that some students are unaware of the conventional meaning of compositional elements of schematic diagrams, such as arrows and colours. We also found they do narrative readings adding elements from their knowledge to the schematic diagrams. Also, they do not always make the necessary inferences for the interpretation of the schematic diagrams; present difficulties in expressing knowledge in verbal forms and through the elaboration of schematic diagrams. Finally, results from the main study were similar in some respects to those from the pilot study, including preconceptions about respiration.Leitura de esquemas e ensino de Biologia : o caso da respiração humanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisLeitura de esquemasRespiraçãoTeoria da dupla codificaçãoIconologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain102http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40535/2/license.txtaed4704d04bb260d4decd80db311aaa5MD52open accessORIGINAL2020_JacquelineRibeirodeSouzaMendes.pdf2020_JacquelineRibeirodeSouzaMendes.pdfapplication/pdf4895712http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40535/1/2020_JacquelineRibeirodeSouzaMendes.pdf2077f4594403f6700825598551cf4d19MD51open access10482/405352023-07-10 21:43:08.356open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/40535U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBsaWNlbsOnYSBjb25jZWRpZGEgcGVsbyBhdXRvciBlL291IGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcy4KBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-11T00:43:08Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura de esquemas e ensino de Biologia : o caso da respiração humana
title Leitura de esquemas e ensino de Biologia : o caso da respiração humana
spellingShingle Leitura de esquemas e ensino de Biologia : o caso da respiração humana
Mendes, Jacqueline Ribeiro de Souza
Leitura de esquemas
Respiração
Teoria da dupla codificação
Iconologia
title_short Leitura de esquemas e ensino de Biologia : o caso da respiração humana
title_full Leitura de esquemas e ensino de Biologia : o caso da respiração humana
title_fullStr Leitura de esquemas e ensino de Biologia : o caso da respiração humana
title_full_unstemmed Leitura de esquemas e ensino de Biologia : o caso da respiração humana
title_sort Leitura de esquemas e ensino de Biologia : o caso da respiração humana
author Mendes, Jacqueline Ribeiro de Souza
author_facet Mendes, Jacqueline Ribeiro de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Jacqueline Ribeiro de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carneiro, Maria Helena da Silva
contributor_str_mv Carneiro, Maria Helena da Silva
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Leitura de esquemas
Respiração
Teoria da dupla codificação
Iconologia
topic Leitura de esquemas
Respiração
Teoria da dupla codificação
Iconologia
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2020.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-14T16:42:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-14T16:42:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENDES, Jacqueline Ribeiro de Souza. Leitura de esquemas e ensino de Biologia: o caso da respiração humana. 2020. 208 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/40535
identifier_str_mv MENDES, Jacqueline Ribeiro de Souza. Leitura de esquemas e ensino de Biologia: o caso da respiração humana. 2020. 208 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40535/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/40535/1/2020_JacquelineRibeirodeSouzaMendes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aed4704d04bb260d4decd80db311aaa5
2077f4594403f6700825598551cf4d19
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864177120182272