A formação continuada docente no espaço/tempo da coordenação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Josimara
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18114
http://dx.doi.org/10.26512/2015.02.D.18114
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
id UNB_194014d33ca913cbd55f068d4653683f
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/18114
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A formação continuada docente no espaço/tempo da coordenação pedagógicaProfessores - formaçãoEducação permanenteDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.A formação continuada docente no espaço/tempo da coordenação pedagógica é o tema central desse trabalho. Busca-se contribuir para a ampliação do debate sobre a importância o fortalecimento da temática em uma perspectiva emancipadora. Tem-se por objetivo central analisar as contribuições que a formação continuada docente desenvolvida pelos coordenadores pedagógicos locais no espaço/tempo da coordenação pedagógica oferece aos professores dos anos iniciais de duas escolas rurais da Rede Pública de Ensino do DF. De forma específica busca-se: analisar as influências e implicações dos aspectos históricos, sócio-políticos e culturais na formação continuada dos professores dos anos iniciais do DF no contexto atual; analisar as concepções de formação continuada dos coordenadores locais e dos professores regentes; discutir as estratégias de formação empreendidas pelos coordenadores pedagógicos dos anos iniciais no espaço/tempo da coordenação pedagógica; analisar as perspectivas/concepções das estratégias da formação continuada que se fazem presentes no espaço/tempo da coordenação pedagógica dos professores dos anos iniciais. São eixos orientadores do percurso: o trabalho como fundamento do processo formativo; a formação continuada docente como possibilidade emancipadora e a formação no espaço/tempo da coordenação pedagógica como possibilidade de mudança ou de perpetuação da ideologia dominante. Trata-se de um estudo de caso múltiplo na abordagem qualitativa, realizado no primeiro semestre de 2014. Os interlocutores foram duas diretoras, duas coordenadoras pedagógicas locais e vinte e dois professores regentes. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: observação; complemento de frases; entrevista e questionário. A pesquisa de natureza teórico-prática utilizou-se da análise documental e da pesquisa bibliográfica. A fundamentação teórica apoia-se em Marx (1983); Saviani (1988, 2002); Saviane e Duarte (2012); Tonet (2005a, 2005b); Lessa e Tonet (2008); Veiga (2012); Veiga e Quixadá Viana (2012); Fernandes (2012); Zeichner (1998); Placco e Silva (2011); Soares (2012); Lima (2013), dentre outros. Verifica-se que o espaço/tempo da coordenação pedagógica é privilegiado para a formação continuada docente, assim, sua importância e organização não podem ser ignoradas; esse espaço/tempo pode favorecer o desenvolvimento pedagógico e docente. Sua estrutura atual favorece a formação continuada docente na escola a partir de suas reais necessidades, todavia ainda são muitos os desafios a serem enfrentados como a pouca valorização da conquista desse espaço/tempo, a falta de formação continuada do próprio coordenador pedagógico, pelo não reconhecimento da figura do coordenador pedagógico como formador, a pouca conscientização do coordenador da necessidade de se constituir como sujeito no seu espaço de atuação. Espera-se que as reflexões suscitadas a partir desse trabalho contribuam para a constituição do espaço/tempo da coordenação pedagógica como campo de uma formação continuada docente embasada na práxis como possibilidade de transcender os marcos do capital.The teacher continued education in space / time teaching coordination is the central theme of this work. The aim is to contribute to the expansion of the debate on the importance of strengthening the subject in an emancipatory perspective. It has been a central goal analyze the contributions that the teaching continuing education developed by local coordinators in space / time teaching coordination offers teachers the early years of two rural schools Public Network of the Federal District Education. To achieve this goal, were drawn also specific objectives: to analyze the influences and implications of the historical, socio-political and cultural in the continuing education of teachers in the early years of the Federal District in the current context; analyze the conceptions of ongoing training of local coordinators and school teachers; discuss training strategies undertaken by the coordinators of the early years in space / time teaching coordination; analyze the prospects / conceptions of the strategies of continuing education that are present in the space / time of the pedagogical coordination of the early years teachers. It is used as guiding axes of the route: work as a foundation for the training process; teacher continuing education as emancipatory possibility and training in space / time teaching coordination as a possibility for change or perpetuation of the dominant ideology. This is a multiple case study in the qualitative approach, which was held in the first semester of 2014. The interlocutors were two directors, two local pedagogical coordinators and twenty-two school teachers. The instruments used to collect data were observation, the complement of sentences, the interview and the questionnaire. The research of theoretical and practical nature made use of document analysis and literature. The theoretical foundation is supported by Marx (1983); Saviani (1988, 2002); Saviane and Duarte (2012); Tonet (2005a, 2005b); Lessa and Tonet (2008); Veiga (2012); Veiga e Quixadá Viana (2012); Fernandes (2012); Zeichner (1998); Placco and Silva (2011); Soares (2012); Lima (2013), among others. It appears that the space / time of teaching coordination is privileged for teacher continuing education, so their importance and your organization can not be ignored, since their recovery work in this space / time will favor the pedagogical development, development teaching and the development of postures that seek to transform the social context. Its current structure favors the teacher continuing education within the school from the real needs of the school community, however there are still many challenges that are configured for this space / time to materialize its broad possibilities, especially for the little achievement to valorize this space / time, lack of continued education of own pedagogical coordinator, not to recognize the figure of the pedagogical coordinator and trainer, passing by the still little awareness of own coordinator of the need to be as a subject in their sphere of action. It is expected that the thinking generated from this work will contribute to the formation of the space / time of teaching coordination as a field of teaching continuing education grounded in praxis as possibility of transcending the capital's landmark.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoViana, Cleide Maria Quevedo QuixadáXavier, Josimara2015-05-11T11:41:01Z2015-05-11T11:41:01Z2015-05-112015-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfXAVIER, Josimara. A formação continuada docente no espaço/tempo da coordenação pedagógica. 2015. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/18114http://dx.doi.org/10.26512/2015.02.D.18114A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:37:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/18114Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:37:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada docente no espaço/tempo da coordenação pedagógica
title A formação continuada docente no espaço/tempo da coordenação pedagógica
spellingShingle A formação continuada docente no espaço/tempo da coordenação pedagógica
Xavier, Josimara
Professores - formação
Educação permanente
title_short A formação continuada docente no espaço/tempo da coordenação pedagógica
title_full A formação continuada docente no espaço/tempo da coordenação pedagógica
title_fullStr A formação continuada docente no espaço/tempo da coordenação pedagógica
title_full_unstemmed A formação continuada docente no espaço/tempo da coordenação pedagógica
title_sort A formação continuada docente no espaço/tempo da coordenação pedagógica
author Xavier, Josimara
author_facet Xavier, Josimara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Cleide Maria Quevedo Quixadá
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Josimara
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Educação permanente
topic Professores - formação
Educação permanente
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-11T11:41:01Z
2015-05-11T11:41:01Z
2015-05-11
2015-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv XAVIER, Josimara. A formação continuada docente no espaço/tempo da coordenação pedagógica. 2015. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/18114
http://dx.doi.org/10.26512/2015.02.D.18114
identifier_str_mv XAVIER, Josimara. A formação continuada docente no espaço/tempo da coordenação pedagógica. 2015. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/18114
http://dx.doi.org/10.26512/2015.02.D.18114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508224199524352