Infância e urbanidade nos parques infantis de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Flávia Martinelli
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Wiggers, Ingrid Dittrich
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36511
https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945194024
http://orcid.org/0000-0002-2539-6262
http://orcid.org/0000-0001-5412-7021
Resumo: Os parques infantis foram instituições implantadas na década de 1930, na cidade de São Paulo, que pretendiam promover a socialização de crianças em seu tempo livre, oferecendo especialmente atividades recreativas, artísticas e culturais. Esses parques estavam circunscritos nas mudanças de pensamento a respeito da vida na cidade, provocada por novos ideários educacionais e higiênicos daquele período. Para contribuir com o entendimento da temática, este trabalho teve como objetivo buscar compreender as noções de urbanidade e infância que nortearam esse projeto político-educacional, por meio de uma pesquisa bibliográfica sistemática de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos na USP e na Unicamp. Os parques infantis foram entendidos nas fontes analisadas como um espaço e um tempo de sociabilidades entre as crianças, bem como de encontros e desencontros entre as culturas produzidas no universo infantil e as culturas do mundo adulto. Esse caráter ambíguo é assinalado nas pesquisas que abrangeram tanto seu viés disciplinador quanto sua forma de expressão da cidadania e de difusão cultural. Sobretudo, é possível afirmar que os parques infantis se configuravam como importantes na construção da experiência corporal das crianças, considerando a ênfase em práticas educativas relacionadas ao corpo.
id UNB_1b69f3aa429e392d4ceb227e2987774a
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/36511
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ferreira, Flávia MartinelliWiggers, Ingrid Dittrich2020-01-24T10:31:25Z2020-01-24T10:31:25Z2019FERREIRA, Flávia Martinelli; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Infância e urbanidade nos parques infantis de São Paulo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e1940242019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945194024. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100572. Acesso em: 14 maio 2020. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________FERREIRA, Flávia Martinelli; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Childhood and urbanity in São Paulo city’s playgrounds. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e1940242019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945194024. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100572. Acesso em: 14 maio 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36511https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945194024http://orcid.org/0000-0002-2539-6262http://orcid.org/0000-0001-5412-7021Os parques infantis foram instituições implantadas na década de 1930, na cidade de São Paulo, que pretendiam promover a socialização de crianças em seu tempo livre, oferecendo especialmente atividades recreativas, artísticas e culturais. Esses parques estavam circunscritos nas mudanças de pensamento a respeito da vida na cidade, provocada por novos ideários educacionais e higiênicos daquele período. Para contribuir com o entendimento da temática, este trabalho teve como objetivo buscar compreender as noções de urbanidade e infância que nortearam esse projeto político-educacional, por meio de uma pesquisa bibliográfica sistemática de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos na USP e na Unicamp. Os parques infantis foram entendidos nas fontes analisadas como um espaço e um tempo de sociabilidades entre as crianças, bem como de encontros e desencontros entre as culturas produzidas no universo infantil e as culturas do mundo adulto. Esse caráter ambíguo é assinalado nas pesquisas que abrangeram tanto seu viés disciplinador quanto sua forma de expressão da cidadania e de difusão cultural. Sobretudo, é possível afirmar que os parques infantis se configuravam como importantes na construção da experiência corporal das crianças, considerando a ênfase em práticas educativas relacionadas ao corpo.Playgrounds were deployed in the 1930s, in São Paulo city, aiming at promoting the socialization of children during their free time, especially by offering recreational, artistic and cultural activities, in the context of the changes of thought regarding life in the city, provoked by the new educational and hygienic ideas of that period. To contribute to the understanding of the subject, this work aimed to understand the notions of urbanity and childhood that guided this political and educational project, by means of a systematic bibliographical research of doctoral dissertations, master’s theses and undergraduate theses developed at USP and Unicamp. Playgrounds were understood in the sources analyzed as a space and a time of sociability among children, as well as agreements and disagreements between the cultures produced in the universe of children and the cultures of the adult world. This ambiguous character is pointed out in the study, which covered both their disciplinary bias and their form of expression of citizenship and cultural diffusion. Above all, playgrounds were important in the construction of children’s bodily experience, considering the emphasis on educational practices related to the body.Faculdade de Educação Física (FEF)Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(CC BY-NC) - This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY-NC.info:eu-repo/semantics/openAccessInfância e urbanidade nos parques infantis de São PauloChildhood and urbanity in São Paulo city’s playgroundsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInfânciaCidades e vilasUrbanidadeParques infantisporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_InfanciaUrbanidadeParques.pdfapplication/pdf245904http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36511/1/ARTIGO_InfanciaUrbanidadeParques.pdf62490aa92fdc20d6f35aee457475f73cMD51open accessARTIGO_ChildhoodUrbanitySao.pdfARTIGO_ChildhoodUrbanitySao.pdfapplication/pdf237885http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36511/2/ARTIGO_ChildhoodUrbanitySao.pdf94cda80ec97265540cb588e27a9b5bc4MD52open access10482/365112023-07-31 23:51:07.827open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/36511Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-01T02:51:07Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Infância e urbanidade nos parques infantis de São Paulo
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Childhood and urbanity in São Paulo city’s playgrounds
title Infância e urbanidade nos parques infantis de São Paulo
spellingShingle Infância e urbanidade nos parques infantis de São Paulo
Ferreira, Flávia Martinelli
Infância
Cidades e vilas
Urbanidade
Parques infantis
title_short Infância e urbanidade nos parques infantis de São Paulo
title_full Infância e urbanidade nos parques infantis de São Paulo
title_fullStr Infância e urbanidade nos parques infantis de São Paulo
title_full_unstemmed Infância e urbanidade nos parques infantis de São Paulo
title_sort Infância e urbanidade nos parques infantis de São Paulo
author Ferreira, Flávia Martinelli
author_facet Ferreira, Flávia Martinelli
Wiggers, Ingrid Dittrich
author_role author
author2 Wiggers, Ingrid Dittrich
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Flávia Martinelli
Wiggers, Ingrid Dittrich
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Infância
Cidades e vilas
Urbanidade
Parques infantis
topic Infância
Cidades e vilas
Urbanidade
Parques infantis
description Os parques infantis foram instituições implantadas na década de 1930, na cidade de São Paulo, que pretendiam promover a socialização de crianças em seu tempo livre, oferecendo especialmente atividades recreativas, artísticas e culturais. Esses parques estavam circunscritos nas mudanças de pensamento a respeito da vida na cidade, provocada por novos ideários educacionais e higiênicos daquele período. Para contribuir com o entendimento da temática, este trabalho teve como objetivo buscar compreender as noções de urbanidade e infância que nortearam esse projeto político-educacional, por meio de uma pesquisa bibliográfica sistemática de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos na USP e na Unicamp. Os parques infantis foram entendidos nas fontes analisadas como um espaço e um tempo de sociabilidades entre as crianças, bem como de encontros e desencontros entre as culturas produzidas no universo infantil e as culturas do mundo adulto. Esse caráter ambíguo é assinalado nas pesquisas que abrangeram tanto seu viés disciplinador quanto sua forma de expressão da cidadania e de difusão cultural. Sobretudo, é possível afirmar que os parques infantis se configuravam como importantes na construção da experiência corporal das crianças, considerando a ênfase em práticas educativas relacionadas ao corpo.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-24T10:31:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-24T10:31:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Flávia Martinelli; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Infância e urbanidade nos parques infantis de São Paulo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e1940242019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945194024. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100572. Acesso em: 14 maio 2020. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FERREIRA, Flávia Martinelli; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Childhood and urbanity in São Paulo city’s playgrounds. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e1940242019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945194024. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100572. Acesso em: 14 maio 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/36511
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945194024
dc.identifier.orcid.none.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0002-2539-6262
http://orcid.org/0000-0001-5412-7021
identifier_str_mv FERREIRA, Flávia Martinelli; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Infância e urbanidade nos parques infantis de São Paulo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e1940242019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945194024. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100572. Acesso em: 14 maio 2020. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FERREIRA, Flávia Martinelli; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Childhood and urbanity in São Paulo city’s playgrounds. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e1940242019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945194024. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100572. Acesso em: 14 maio 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36511
https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945194024
http://orcid.org/0000-0002-2539-6262
http://orcid.org/0000-0001-5412-7021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY-NC) - This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY-NC.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY-NC) - This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY-NC.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36511/1/ARTIGO_InfanciaUrbanidadeParques.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36511/2/ARTIGO_ChildhoodUrbanitySao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62490aa92fdc20d6f35aee457475f73c
94cda80ec97265540cb588e27a9b5bc4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864096478396416