Infância e urbanidade nos parques infantis de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36511 https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945194024 http://orcid.org/0000-0002-2539-6262 http://orcid.org/0000-0001-5412-7021 |
Resumo: | Os parques infantis foram instituições implantadas na década de 1930, na cidade de São Paulo, que pretendiam promover a socialização de crianças em seu tempo livre, oferecendo especialmente atividades recreativas, artísticas e culturais. Esses parques estavam circunscritos nas mudanças de pensamento a respeito da vida na cidade, provocada por novos ideários educacionais e higiênicos daquele período. Para contribuir com o entendimento da temática, este trabalho teve como objetivo buscar compreender as noções de urbanidade e infância que nortearam esse projeto político-educacional, por meio de uma pesquisa bibliográfica sistemática de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos na USP e na Unicamp. Os parques infantis foram entendidos nas fontes analisadas como um espaço e um tempo de sociabilidades entre as crianças, bem como de encontros e desencontros entre as culturas produzidas no universo infantil e as culturas do mundo adulto. Esse caráter ambíguo é assinalado nas pesquisas que abrangeram tanto seu viés disciplinador quanto sua forma de expressão da cidadania e de difusão cultural. Sobretudo, é possível afirmar que os parques infantis se configuravam como importantes na construção da experiência corporal das crianças, considerando a ênfase em práticas educativas relacionadas ao corpo. |
id |
UNB_1b69f3aa429e392d4ceb227e2987774a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/36511 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Flávia MartinelliWiggers, Ingrid Dittrich2020-01-24T10:31:25Z2020-01-24T10:31:25Z2019FERREIRA, Flávia Martinelli; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Infância e urbanidade nos parques infantis de São Paulo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e1940242019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945194024. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100572. Acesso em: 14 maio 2020. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________FERREIRA, Flávia Martinelli; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Childhood and urbanity in São Paulo city’s playgrounds. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e1940242019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945194024. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100572. Acesso em: 14 maio 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36511https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945194024http://orcid.org/0000-0002-2539-6262http://orcid.org/0000-0001-5412-7021Os parques infantis foram instituições implantadas na década de 1930, na cidade de São Paulo, que pretendiam promover a socialização de crianças em seu tempo livre, oferecendo especialmente atividades recreativas, artísticas e culturais. Esses parques estavam circunscritos nas mudanças de pensamento a respeito da vida na cidade, provocada por novos ideários educacionais e higiênicos daquele período. Para contribuir com o entendimento da temática, este trabalho teve como objetivo buscar compreender as noções de urbanidade e infância que nortearam esse projeto político-educacional, por meio de uma pesquisa bibliográfica sistemática de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos na USP e na Unicamp. Os parques infantis foram entendidos nas fontes analisadas como um espaço e um tempo de sociabilidades entre as crianças, bem como de encontros e desencontros entre as culturas produzidas no universo infantil e as culturas do mundo adulto. Esse caráter ambíguo é assinalado nas pesquisas que abrangeram tanto seu viés disciplinador quanto sua forma de expressão da cidadania e de difusão cultural. Sobretudo, é possível afirmar que os parques infantis se configuravam como importantes na construção da experiência corporal das crianças, considerando a ênfase em práticas educativas relacionadas ao corpo.Playgrounds were deployed in the 1930s, in São Paulo city, aiming at promoting the socialization of children during their free time, especially by offering recreational, artistic and cultural activities, in the context of the changes of thought regarding life in the city, provoked by the new educational and hygienic ideas of that period. To contribute to the understanding of the subject, this work aimed to understand the notions of urbanity and childhood that guided this political and educational project, by means of a systematic bibliographical research of doctoral dissertations, master’s theses and undergraduate theses developed at USP and Unicamp. Playgrounds were understood in the sources analyzed as a space and a time of sociability among children, as well as agreements and disagreements between the cultures produced in the universe of children and the cultures of the adult world. This ambiguous character is pointed out in the study, which covered both their disciplinary bias and their form of expression of citizenship and cultural diffusion. Above all, playgrounds were important in the construction of children’s bodily experience, considering the emphasis on educational practices related to the body.Faculdade de Educação Física (FEF)Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(CC BY-NC) - This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY-NC.info:eu-repo/semantics/openAccessInfância e urbanidade nos parques infantis de São PauloChildhood and urbanity in São Paulo city’s playgroundsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleInfânciaCidades e vilasUrbanidadeParques infantisporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_InfanciaUrbanidadeParques.pdfapplication/pdf245904http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36511/1/ARTIGO_InfanciaUrbanidadeParques.pdf62490aa92fdc20d6f35aee457475f73cMD51open accessARTIGO_ChildhoodUrbanitySao.pdfARTIGO_ChildhoodUrbanitySao.pdfapplication/pdf237885http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36511/2/ARTIGO_ChildhoodUrbanitySao.pdf94cda80ec97265540cb588e27a9b5bc4MD52open access10482/365112023-07-31 23:51:07.827open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/36511Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-01T02:51:07Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Infância e urbanidade nos parques infantis de São Paulo |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Childhood and urbanity in São Paulo city’s playgrounds |
title |
Infância e urbanidade nos parques infantis de São Paulo |
spellingShingle |
Infância e urbanidade nos parques infantis de São Paulo Ferreira, Flávia Martinelli Infância Cidades e vilas Urbanidade Parques infantis |
title_short |
Infância e urbanidade nos parques infantis de São Paulo |
title_full |
Infância e urbanidade nos parques infantis de São Paulo |
title_fullStr |
Infância e urbanidade nos parques infantis de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Infância e urbanidade nos parques infantis de São Paulo |
title_sort |
Infância e urbanidade nos parques infantis de São Paulo |
author |
Ferreira, Flávia Martinelli |
author_facet |
Ferreira, Flávia Martinelli Wiggers, Ingrid Dittrich |
author_role |
author |
author2 |
Wiggers, Ingrid Dittrich |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Flávia Martinelli Wiggers, Ingrid Dittrich |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Infância Cidades e vilas Urbanidade Parques infantis |
topic |
Infância Cidades e vilas Urbanidade Parques infantis |
description |
Os parques infantis foram instituições implantadas na década de 1930, na cidade de São Paulo, que pretendiam promover a socialização de crianças em seu tempo livre, oferecendo especialmente atividades recreativas, artísticas e culturais. Esses parques estavam circunscritos nas mudanças de pensamento a respeito da vida na cidade, provocada por novos ideários educacionais e higiênicos daquele período. Para contribuir com o entendimento da temática, este trabalho teve como objetivo buscar compreender as noções de urbanidade e infância que nortearam esse projeto político-educacional, por meio de uma pesquisa bibliográfica sistemática de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos na USP e na Unicamp. Os parques infantis foram entendidos nas fontes analisadas como um espaço e um tempo de sociabilidades entre as crianças, bem como de encontros e desencontros entre as culturas produzidas no universo infantil e as culturas do mundo adulto. Esse caráter ambíguo é assinalado nas pesquisas que abrangeram tanto seu viés disciplinador quanto sua forma de expressão da cidadania e de difusão cultural. Sobretudo, é possível afirmar que os parques infantis se configuravam como importantes na construção da experiência corporal das crianças, considerando a ênfase em práticas educativas relacionadas ao corpo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-24T10:31:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-24T10:31:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERREIRA, Flávia Martinelli; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Infância e urbanidade nos parques infantis de São Paulo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e1940242019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945194024. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100572. Acesso em: 14 maio 2020. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ FERREIRA, Flávia Martinelli; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Childhood and urbanity in São Paulo city’s playgrounds. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e1940242019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945194024. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100572. Acesso em: 14 maio 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36511 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945194024 |
dc.identifier.orcid.none.fl_str_mv |
http://orcid.org/0000-0002-2539-6262 http://orcid.org/0000-0001-5412-7021 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Flávia Martinelli; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Infância e urbanidade nos parques infantis de São Paulo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e1940242019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945194024. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100572. Acesso em: 14 maio 2020. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ FERREIRA, Flávia Martinelli; WIGGERS, Ingrid Dittrich. Childhood and urbanity in São Paulo city’s playgrounds. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e1940242019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945194024. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100572. Acesso em: 14 maio 2020. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36511 https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945194024 http://orcid.org/0000-0002-2539-6262 http://orcid.org/0000-0001-5412-7021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
(CC BY-NC) - This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY-NC. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
(CC BY-NC) - This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY-NC. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36511/1/ARTIGO_InfanciaUrbanidadeParques.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36511/2/ARTIGO_ChildhoodUrbanitySao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
62490aa92fdc20d6f35aee457475f73c 94cda80ec97265540cb588e27a9b5bc4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801864096478396416 |