Gestão escolar no processo de inserção de professores iniciantes no trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Adriana Rezende
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20093
http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20093
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
id UNB_1c641cc488535373251c188ae4f28565
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/20093
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Gestão escolar no processo de inserção de professores iniciantes no trabalho docenteGestão escolarProfessores - formação - ensinoTrabalho docenteDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.O processo de inserção na carreira docente se constitui em uma etapa profissional peculiar devido às condições de incertezas e insegurança estabelecidas na relação teoria e prática, em que o profissional realiza descobertas e diferentes identificações com a carreira que repercutirão na sua relação com o trabalho e seus respectivos resultados. Considerando as fases do ciclo de vida profissional definido por Huberman (2000) e suas implicações no desenvolvimento do trabalho docente, esta pesquisa analisa a atuação da gestão escolar das escolas públicas de ensino do Distrito Federal no processo de inserção do professor iniciante no trabalho docente. Para tal, como concepção de análise científica no campo das pesquisas sociais realiza uma aproximação ao materialismo histórico dialético e adota a análise de conteúdo para realizar a investigação na totalidade do contexto escolar e sua realidade histórica, concreta e dialética. Metodologicamente utiliza questionário semiestruturado e entrevistas para sua composição, evidenciando a natureza da função do gestor, as perspectivas do trabalho e da rotina escolar, as dimensões do processo de inserção na carreira e as mediações interativas ocorridas entre gestor e professor iniciante.The process of immersion in a teaching career is a peculiar professional step, due to the uncertain and insecure conditions stablished in the relationship between theory and practice, in which the teacher performs discoveries and develops different identifications with the career that will influence his relationship with the job and its respective outcomes. Considering the steps of the professional life cycle defined by Huberman (2000) and its implications in the professional development of the teacher, this research intends to understand the role of management in public schools in Brazil’s Federal District in the process of immersion of new teachers in the workplace. For that end, as the conception of the scientific analysis in the field of social research seeks an approximation to the historical dialectic materialism and adopts content analysis in order to investigate the whole scholar context and its historical, concrete and dialectical reality. In terms of methodology, this paper uses a semi structured questionnaire and interviews to compose the research, focusing on the nature of the manager’s function, the initiating teacher’s job and scholar routine perspectives, the dimensions of the insertion process in the career and the interactive mediations between the manager and the initiating teacher. This work intends to contribute to management related discussions, and also, to reflect on initiating teachers’ professional circumstances and their respective needs.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro daVargas, Adriana Rezende2016-05-04T12:34:42Z2016-05-04T12:34:42Z2016-05-042016-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVARGAS, Adriana Rezende. Gestão escolar no processo de inserção de professores iniciantes no trabalho docente. 2016. 211 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20093http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20093A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T17:22:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/20093Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T17:22:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar no processo de inserção de professores iniciantes no trabalho docente
title Gestão escolar no processo de inserção de professores iniciantes no trabalho docente
spellingShingle Gestão escolar no processo de inserção de professores iniciantes no trabalho docente
Vargas, Adriana Rezende
Gestão escolar
Professores - formação - ensino
Trabalho docente
title_short Gestão escolar no processo de inserção de professores iniciantes no trabalho docente
title_full Gestão escolar no processo de inserção de professores iniciantes no trabalho docente
title_fullStr Gestão escolar no processo de inserção de professores iniciantes no trabalho docente
title_full_unstemmed Gestão escolar no processo de inserção de professores iniciantes no trabalho docente
title_sort Gestão escolar no processo de inserção de professores iniciantes no trabalho docente
author Vargas, Adriana Rezende
author_facet Vargas, Adriana Rezende
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Adriana Rezende
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Professores - formação - ensino
Trabalho docente
topic Gestão escolar
Professores - formação - ensino
Trabalho docente
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-04T12:34:42Z
2016-05-04T12:34:42Z
2016-05-04
2016-03-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VARGAS, Adriana Rezende. Gestão escolar no processo de inserção de professores iniciantes no trabalho docente. 2016. 211 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/20093
http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20093
identifier_str_mv VARGAS, Adriana Rezende. Gestão escolar no processo de inserção de professores iniciantes no trabalho docente. 2016. 211 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/20093
http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580900914659328