Ser professor coordenador pedagógico: sobre o trabalho docente e sua autonomia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Samara Carla Lopes Guerra de Araujo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7CLGWM
Resumo: As reformas educacionais dos anos de 1990 determinaram transformações na organização escolar que foram orientadas por uma Ínfase no trabalho coletivo e na participação da comunidade na gestão escolar. Essas transformações resultaram em novas demandas e funÁções para os trabalhadores docentes. O trabalho do professor passou a abranger, desde ento, um conjunto de atividades que se estendem para além da sala de aula, o que repercute sobre a identidade profissional desses trabalhadores. Percebe-se que, medida que a escola se reorganiza e toma decises consideradas mais democráticas e participativas, incorpora ao trabalho docente novas funções e responsabilidades. Este trabalho investiga as transformações ocorridas na gestão e na organização escolar nas últimas décadas e suas consequências para a identidade e a profissão docente, analisando a emergência da função do Professor Coordenador Pedagógico no Projeto Político- pedagógico Escola Plural da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. São analisadas as condições e as restrições do profissionalismo no ensino, assim como a proletarização do professor, com o intuito de compreender a profissionalidade como qualidade da pr·tica profissional, definindo autonomia como qualidade educativa do trabalho docente e não como qualidade profissional. Optou-se por uma pesquisa qualitativa a qual foi realizada em duas etapas. A primeira consistiu em uma revisão bibliográfica, com o objetivo de buscar um referencial teôrico para o estudo. A segunda etapa foi composta de coleta e análise de dados, a mesma realizada em duas escolas, e também de observação e caracterização dessas escolas e entrevistas semi- estruturadas com quatro Professores Coordenadores Pedagógicos, buscando compreender a atuação, as práticas e a relação desses profissionais com os demais sujeitos escolares.
id UFMG_8401bf2b6a8c6c9e3e8d6068c0e2ac8e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-7CLGWM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Dalila Andrade OliveiraSamira ZaidanEneida Oto ShiromaLuciola Licinio de C P SantosSamara Carla Lopes Guerra de Araujo2019-08-13T10:17:37Z2019-08-13T10:17:37Z2007-08-31http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7CLGWMAs reformas educacionais dos anos de 1990 determinaram transformações na organização escolar que foram orientadas por uma Ínfase no trabalho coletivo e na participação da comunidade na gestão escolar. Essas transformações resultaram em novas demandas e funÁções para os trabalhadores docentes. O trabalho do professor passou a abranger, desde ento, um conjunto de atividades que se estendem para além da sala de aula, o que repercute sobre a identidade profissional desses trabalhadores. Percebe-se que, medida que a escola se reorganiza e toma decises consideradas mais democráticas e participativas, incorpora ao trabalho docente novas funções e responsabilidades. Este trabalho investiga as transformações ocorridas na gestão e na organização escolar nas últimas décadas e suas consequências para a identidade e a profissão docente, analisando a emergência da função do Professor Coordenador Pedagógico no Projeto Político- pedagógico Escola Plural da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. São analisadas as condições e as restrições do profissionalismo no ensino, assim como a proletarização do professor, com o intuito de compreender a profissionalidade como qualidade da pr·tica profissional, definindo autonomia como qualidade educativa do trabalho docente e não como qualidade profissional. Optou-se por uma pesquisa qualitativa a qual foi realizada em duas etapas. A primeira consistiu em uma revisão bibliográfica, com o objetivo de buscar um referencial teôrico para o estudo. A segunda etapa foi composta de coleta e análise de dados, a mesma realizada em duas escolas, e também de observação e caracterização dessas escolas e entrevistas semi- estruturadas com quatro Professores Coordenadores Pedagógicos, buscando compreender a atuação, as práticas e a relação desses profissionais com os demais sujeitos escolares.The educational reforms occurred in the 1990ís determined some transformations in he school organization that were oriented by an emphasis in the collective work and in the participation of the community in the school management. Those transformations resulted in new demands and functions for the educational workers. The work of teachers started to enclose, since then, a set of activities that extend beyond the classroom, what has brough epercussions in the professional identity of those workers. It is realized that, while the schoo tself reorganizes and takes decisions considered more democratic and participatory, i ncorporates new functions and responsibilities for the educational workers. This work investigates the transformations occurred in the management and in the chool organization in the last decades and the consequences for the identity and the educational profession, analyzing the emergency of a new function of the Pedagogica Coordinating Teacher in the so called Escola Plural (Plural School) Political-pedagogica Project of the Municipal Net of Education of Belo Horizonte. It will be analyzed here the conditions and the restrictions of the professionalism in education, as well the proletarianization of the teachers with the intention of understanding professionality as a quality of professional practice, defining autonomy as educative quality of the teaching work and not as professional quality. It was adopted a qualitative research which was carried out in two stages. The firs consisted of a bibliographical revision, with the objective of seeking for a theoretical basis fo he study. The second was composed of the collecting and analysis of data, the same one carried out in two different schools, and also the observation and characterization of those chools and semi-structured interviews with four Pedagogical Coordinating Teachers, seeking o understand the action, the practices and the relation of those professionals with their peers.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoProfessores FormaçãoPratica de ensinoTrabalho docenteProfessor coordenador pedagógicoEscola pluralGestão escolarOrganização escolarProfissionalidadeAutonomiaSer professor coordenador pedagógico: sobre o trabalho docente e sua autonomia.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALser_pcp_sobre_o_trabalho_docente_e_sua_autonomia_s_mara_c_l_g_de_araujo.pdfapplication/pdf919917https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7CLGWM/1/ser_pcp_sobre_o_trabalho_docente_e_sua_autonomia_s_mara_c_l_g_de_araujo.pdff5daad3c6d0f0dccae737132bca1db57MD51TEXTser_pcp_sobre_o_trabalho_docente_e_sua_autonomia_s_mara_c_l_g_de_araujo.pdf.txtser_pcp_sobre_o_trabalho_docente_e_sua_autonomia_s_mara_c_l_g_de_araujo.pdf.txtExtracted texttext/plain405101https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7CLGWM/2/ser_pcp_sobre_o_trabalho_docente_e_sua_autonomia_s_mara_c_l_g_de_araujo.pdf.txta5575b71d86687add05198b6cd71bb00MD521843/HJPB-7CLGWM2019-11-14 22:31:30.164oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-7CLGWMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:31:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ser professor coordenador pedagógico: sobre o trabalho docente e sua autonomia.
title Ser professor coordenador pedagógico: sobre o trabalho docente e sua autonomia.
spellingShingle Ser professor coordenador pedagógico: sobre o trabalho docente e sua autonomia.
Samara Carla Lopes Guerra de Araujo
Trabalho docente
Professor coordenador pedagógico
Escola plural
Gestão escolar
Organização escolar
Profissionalidade
Autonomia
Educação
Professores Formação
Pratica de ensino
title_short Ser professor coordenador pedagógico: sobre o trabalho docente e sua autonomia.
title_full Ser professor coordenador pedagógico: sobre o trabalho docente e sua autonomia.
title_fullStr Ser professor coordenador pedagógico: sobre o trabalho docente e sua autonomia.
title_full_unstemmed Ser professor coordenador pedagógico: sobre o trabalho docente e sua autonomia.
title_sort Ser professor coordenador pedagógico: sobre o trabalho docente e sua autonomia.
author Samara Carla Lopes Guerra de Araujo
author_facet Samara Carla Lopes Guerra de Araujo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalila Andrade Oliveira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Samira Zaidan
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Eneida Oto Shiroma
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luciola Licinio de C P Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Samara Carla Lopes Guerra de Araujo
contributor_str_mv Dalila Andrade Oliveira
Samira Zaidan
Eneida Oto Shiroma
Luciola Licinio de C P Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
Professor coordenador pedagógico
Escola plural
Gestão escolar
Organização escolar
Profissionalidade
Autonomia
topic Trabalho docente
Professor coordenador pedagógico
Escola plural
Gestão escolar
Organização escolar
Profissionalidade
Autonomia
Educação
Professores Formação
Pratica de ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Professores Formação
Pratica de ensino
description As reformas educacionais dos anos de 1990 determinaram transformações na organização escolar que foram orientadas por uma Ínfase no trabalho coletivo e na participação da comunidade na gestão escolar. Essas transformações resultaram em novas demandas e funÁções para os trabalhadores docentes. O trabalho do professor passou a abranger, desde ento, um conjunto de atividades que se estendem para além da sala de aula, o que repercute sobre a identidade profissional desses trabalhadores. Percebe-se que, medida que a escola se reorganiza e toma decises consideradas mais democráticas e participativas, incorpora ao trabalho docente novas funções e responsabilidades. Este trabalho investiga as transformações ocorridas na gestão e na organização escolar nas últimas décadas e suas consequências para a identidade e a profissão docente, analisando a emergência da função do Professor Coordenador Pedagógico no Projeto Político- pedagógico Escola Plural da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. São analisadas as condições e as restrições do profissionalismo no ensino, assim como a proletarização do professor, com o intuito de compreender a profissionalidade como qualidade da pr·tica profissional, definindo autonomia como qualidade educativa do trabalho docente e não como qualidade profissional. Optou-se por uma pesquisa qualitativa a qual foi realizada em duas etapas. A primeira consistiu em uma revisão bibliográfica, com o objetivo de buscar um referencial teôrico para o estudo. A segunda etapa foi composta de coleta e análise de dados, a mesma realizada em duas escolas, e também de observação e caracterização dessas escolas e entrevistas semi- estruturadas com quatro Professores Coordenadores Pedagógicos, buscando compreender a atuação, as práticas e a relação desses profissionais com os demais sujeitos escolares.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T10:17:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T10:17:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7CLGWM
url http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7CLGWM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7CLGWM/1/ser_pcp_sobre_o_trabalho_docente_e_sua_autonomia_s_mara_c_l_g_de_araujo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7CLGWM/2/ser_pcp_sobre_o_trabalho_docente_e_sua_autonomia_s_mara_c_l_g_de_araujo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f5daad3c6d0f0dccae737132bca1db57
a5575b71d86687add05198b6cd71bb00
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589506688876544