Práticas escolares de leitura : relação entre a concepção de leitura do PISA e as práticas da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Veruska Ribeiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9108
Resumo: Tese (doutorado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010
id UNB_1da044c3fd5a599f3de8f0da37928101
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/9108
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Práticas escolares de leitura : relação entre a concepção de leitura do PISA e as práticas da escolaLetramentoAvaliação educacionalLivros e leituraEducaçãoTese (doutorado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010O objetivo deste trabalho é estabelecer a relação existente entre situações propostas nos itens de leitura de uma avaliação internacional, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos - PISA, e as práticas escolares de leitura. Por isso, no referencial teórico, apresentaram-se concepções de leitura desenvolvidas por estudiosos do assunto, bem como reflexões sobre compreensão leitora e estratégias de leitura. Ademais, apresentaram-se também as bases teórico-metodológicas do PISA. A concepção de leitura subjacente ao teste foi identificada por meio de uma análise documental, que se dividiu em duas partes: primeiro, foram estudados os relatórios PISA para identificar as concepções neles presentes; posteriormente, analisaram-se todos os itens de leitura disponibilizados. A análise dos itens considerou três aspectos centrais: texto ao qual cada item estava ligado (gênero e formato); habilidades de leitura contempladas nos itens; estratégias de leitura dos textos e de resolução dos itens. Finalmente, foram comparados os resultados obtidos a partir da análise dos itens com a concepção de leitura apresentada nos relatórios. Identificada a concepção de leitura subjacente ao teste, procedeu-se à verificação das práticas escolares. Para isso, foram feitas observações de aulas ministradas por professoras de português em uma escola pública de Ensino Fundamental de Brasília. Nessas aulas, verificou-se o material de leitura (gênero e formato dos textos), as tarefas de leitura (localização de informação, interpretação e reflexão) e as estratégias de compreensão leitora utilizadas. Além das observações, foram feitas oficinas com as professoras, com o objetivo de apresentar-lhes os pressupostos do PISA, para que elas também pudessem estabelecer relações entre suas práticas e a estrutura do letramento em leitura contemplada no teste. Por fim, estabeleceu-se relação entre as concepções da avaliação e as práticas escolares observadas. Ressalte-se que a proposta de estabelecer comparação entre a escola e o PISA deve-se ao fato de que creio que a concepção de leitura subjacente a esse teste pode contribuir muito para que a escola reflita sobre sua prática, redirecionando as aprendizagens em leitura proporcionadas aos alunos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe aim of this project is o establish the relation between situations proposed in the reading items of an international test – the Programme for International Student Assessment (PISA) – and reading practices in schools. Because of that, in the theoretical section, conceptions of reading as developed by the field’s specialists are discussed, as well as considerations on reading comprehension and reading strategies. Also, PISA’s theoretical and methodological foundations are discussed. The test’s underlying concept of reading was identified by means of documental analysis in two stages: first, the PISA reports were studied in order to pinpoint what conceptions they conveyed; after that, all available reading items were analyzed. The items analysis considered three main aspects: the texts to which items were related (genre and format); reading skills assessed in each item; text reading and item solution strategies. Ultimately, the results obtained were compared with the reading conceptions present in the reports. Once the test’s underlying reading conceptions were identified, the study focused on classroom practices. This involved observing classes given by Portuguese teachers in a state primary school in Brasília. In these classes, reading material (text’s genre and format), reading tasks (information location, interpretation, consideration)and reading comprehension strategies were observed. Besides this survey, workshop were carried out with the teachers aiming to acquaint them with the foundations of PISA so that they could also establish relations between their practices and the literacy structure presenting the test. Ultimately, relations were established between the assessment’s conceptions and the classroom practices observed. It is important to point out that the notion of comparing the school with PISA is due t my belief that the reading conception underlying to this test can be a very positive contribution for the school in its considerations of classroom practices, leading to a redirection of student’s learning.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoBortoni-Ricardo, Stella MarisMachado, Veruska Ribeiro2011-07-18T11:40:56Z2011-07-18T11:40:56Z2011-07-182010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMACHADO, Veruska Ribeiro. Práticas escolares de leitura: relação entre a concepção de leitura do PISA e as práticas da escola. 2010. xii, 341 f., il. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/9108info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T12:47:13Zoai:repositorio.unb.br:10482/9108Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T12:47:13Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas escolares de leitura : relação entre a concepção de leitura do PISA e as práticas da escola
title Práticas escolares de leitura : relação entre a concepção de leitura do PISA e as práticas da escola
spellingShingle Práticas escolares de leitura : relação entre a concepção de leitura do PISA e as práticas da escola
Machado, Veruska Ribeiro
Letramento
Avaliação educacional
Livros e leitura
Educação
title_short Práticas escolares de leitura : relação entre a concepção de leitura do PISA e as práticas da escola
title_full Práticas escolares de leitura : relação entre a concepção de leitura do PISA e as práticas da escola
title_fullStr Práticas escolares de leitura : relação entre a concepção de leitura do PISA e as práticas da escola
title_full_unstemmed Práticas escolares de leitura : relação entre a concepção de leitura do PISA e as práticas da escola
title_sort Práticas escolares de leitura : relação entre a concepção de leitura do PISA e as práticas da escola
author Machado, Veruska Ribeiro
author_facet Machado, Veruska Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortoni-Ricardo, Stella Maris
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Veruska Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Avaliação educacional
Livros e leitura
Educação
topic Letramento
Avaliação educacional
Livros e leitura
Educação
description Tese (doutorado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-07-18T11:40:56Z
2011-07-18T11:40:56Z
2011-07-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACHADO, Veruska Ribeiro. Práticas escolares de leitura: relação entre a concepção de leitura do PISA e as práticas da escola. 2010. xii, 341 f., il. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/9108
identifier_str_mv MACHADO, Veruska Ribeiro. Práticas escolares de leitura: relação entre a concepção de leitura do PISA e as práticas da escola. 2010. xii, 341 f., il. Tese (Doutorado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/9108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580709677465600