Democratização da gestão nas escolas públicas brasileiras : a educação como intervenção participativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Camila Rosa Fernandes
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Yannoulas, Silvia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31220
Resumo: Apresenta uma análise crítica do processo de democratização da gestão nas escolas públicas do Distrito Federal, na figura da Escola Classe 415 Norte de Brasília. A pesquisa privilegiou o uso das técnicas qualitativas de estudo de caso. Realiza análise documental (Proposta Pedagógica da unidade escolar, além da legislação vigente, em especial o Regimento Escolar das Instituições da Rede Pública de Ensino do DF), e entrevistas semi-estruturadas com atores da comunidade escolar. Foram entrevistados 4 professor@s, a coordenadora pedagógica, a orientadora pedagógica, a diretora, 2 auxiliares de educação (limpeza e portaria) e 5 mães de alun@s da escola. Utiliza cinco grandes temas para analisar a participação da comunidade escolar: 1) os espaços e mecanismos de participação; 2) quem participa e em que medida; 3) o entendimento do processo de descentralização e autonomia escolar; 4) a eleição do diretor e a construção da proposta pedagógica; e 5) o sentindo em si do que é participar. Identifica que a implantação do processo de gestão democrática a partir de uma diretriz política estratégica reflete a ausência de um debate aprofundado com os atores envolvidos no campo educacional, no qual desenvolvem diferentes sentidos e maneiras de agir.
id UNB_1e796f0383242b508816c41cbfd08959
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/31220
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Souza, Camila Rosa FernandesYannoulas, Silvia Cristina2018-02-15T10:32:11Z2018-02-15T10:32:11Z2010-01SOUZA, Camila Rosa Fernandes; YANNOULAS, Silvia Cristina. Democratização da gestão nas escolas públicas brasileiras: a educação como intervenção participativa. Revista Argumentum, Espírito Santo, v. 2, n. 1, p. 71-93, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/334/245>. Acesso em: 6 fev. 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/31220Apresenta uma análise crítica do processo de democratização da gestão nas escolas públicas do Distrito Federal, na figura da Escola Classe 415 Norte de Brasília. A pesquisa privilegiou o uso das técnicas qualitativas de estudo de caso. Realiza análise documental (Proposta Pedagógica da unidade escolar, além da legislação vigente, em especial o Regimento Escolar das Instituições da Rede Pública de Ensino do DF), e entrevistas semi-estruturadas com atores da comunidade escolar. Foram entrevistados 4 professor@s, a coordenadora pedagógica, a orientadora pedagógica, a diretora, 2 auxiliares de educação (limpeza e portaria) e 5 mães de alun@s da escola. Utiliza cinco grandes temas para analisar a participação da comunidade escolar: 1) os espaços e mecanismos de participação; 2) quem participa e em que medida; 3) o entendimento do processo de descentralização e autonomia escolar; 4) a eleição do diretor e a construção da proposta pedagógica; e 5) o sentindo em si do que é participar. Identifica que a implantação do processo de gestão democrática a partir de uma diretriz política estratégica reflete a ausência de um debate aprofundado com os atores envolvidos no campo educacional, no qual desenvolvem diferentes sentidos e maneiras de agir.The article presents a critical analysis of the democratization process management in public schools in Distrito Federal, on the basis of Escola Classe 415 Norte of Brasília. The research privileged the use of qualitative techniques of case study. Document analysis were performed (Pedagogical Proposal of the school, in addition to current legislation, in particular the School Statute of Public Educational Institutions of DF), and semi-structured interviews with actors of the school community. Were interviewed, 04 teachers, the Pedagogical Coordinator, the pedagogical guide, the directress, 02 education assistants (cleaning and doorman) and 05 mothers of students from school. We use five themes to analize the school community participation: 1) the spaces and mechanisms for participation, 2) who participates and in what proportion 3) the understand of the process of decentralization and school autonomy, 4) the election of the director and the construction of pedagogical proposal and 5) the feeling itself of what is participate. It was possible to identify that the implementation process of democratic management from a strategic policy guidance reflects the absence of a thorough discussion with the actors involved in the educational field, which develop different meanings and ways of acting.Presenta un análisis crítico del proceso de domocraticazión de la gestión de las escuelas públicas del Distrito Federal, ejemplificado porla Escuela Clase 415 Norte de Brasília. La investigación privilegió el uso de técnicas cualitativas de estudio de caso. Fueron realizados análisis documental (Propuesta Pedagógica de la unidad escolar, además de la legislación vigente, en especial el Reglamento Escolar de las Instituciones de la Red Pública de Enseñanza del DF), y entrevistas semi-estructuradas con los actores de la comunidad escolar. Fueron entrevistados 4 profesor@s, la coordinadora pedagógica, la orientadora pedagógica, la directora, 2 auxiliares de educación (limpieza y portería), y 5 madres de alumn@s de la escuela. Utilizamos cinco grandes temas para analizar la participación de la comunidad escolar: 1) los espacios y mecanismos de participación; 2) quién participa y en qué medida; 3) la comprensión del proceso de descentralización y autonomía escolar; 4) la elección del diretor y la construcción de la propuesta pedagógica; y 5) el sentindo en si de lo que significa participar. Fue posible identificar que la implantación del proceso de gestión democrática a partir de una directriz política estratégica refleja la ausencia de un debate profundo con los actores involucrados en el campo educacional, en el cual desarrollan diferentes sentidos y manera de actuar.Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito SantoRevista Argumentum - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC SA 4.0). Fonte: http://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/334/245. Acesso em: 6 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessDemocratização da gestão nas escolas públicas brasileiras : a educação como intervenção participativaDemocratization of management in the brazilian public schools : education as participatory interventionDemocratización de la gestión en las escuelas públicas brasileña : la educación como intervención participativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEscolas - descentralizaçãoGestão democráticaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/31220/2/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD52open accessORIGINALARTIGO_DemocratizacaoGestaoEscolas.pdfARTIGO_DemocratizacaoGestaoEscolas.pdfapplication/pdf696547http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/31220/3/ARTIGO_DemocratizacaoGestaoEscolas.pdf5ac790141f4e485f21e3494f842dd4e2MD53open access10482/312202023-05-26 21:41:01.974open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/31220U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-27T00:41:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Democratização da gestão nas escolas públicas brasileiras : a educação como intervenção participativa
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Democratization of management in the brazilian public schools : education as participatory intervention
Democratización de la gestión en las escuelas públicas brasileña : la educación como intervención participativa
title Democratização da gestão nas escolas públicas brasileiras : a educação como intervenção participativa
spellingShingle Democratização da gestão nas escolas públicas brasileiras : a educação como intervenção participativa
Souza, Camila Rosa Fernandes
Escolas - descentralização
Gestão democrática
title_short Democratização da gestão nas escolas públicas brasileiras : a educação como intervenção participativa
title_full Democratização da gestão nas escolas públicas brasileiras : a educação como intervenção participativa
title_fullStr Democratização da gestão nas escolas públicas brasileiras : a educação como intervenção participativa
title_full_unstemmed Democratização da gestão nas escolas públicas brasileiras : a educação como intervenção participativa
title_sort Democratização da gestão nas escolas públicas brasileiras : a educação como intervenção participativa
author Souza, Camila Rosa Fernandes
author_facet Souza, Camila Rosa Fernandes
Yannoulas, Silvia Cristina
author_role author
author2 Yannoulas, Silvia Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Camila Rosa Fernandes
Yannoulas, Silvia Cristina
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Escolas - descentralização
Gestão democrática
topic Escolas - descentralização
Gestão democrática
description Apresenta uma análise crítica do processo de democratização da gestão nas escolas públicas do Distrito Federal, na figura da Escola Classe 415 Norte de Brasília. A pesquisa privilegiou o uso das técnicas qualitativas de estudo de caso. Realiza análise documental (Proposta Pedagógica da unidade escolar, além da legislação vigente, em especial o Regimento Escolar das Instituições da Rede Pública de Ensino do DF), e entrevistas semi-estruturadas com atores da comunidade escolar. Foram entrevistados 4 professor@s, a coordenadora pedagógica, a orientadora pedagógica, a diretora, 2 auxiliares de educação (limpeza e portaria) e 5 mães de alun@s da escola. Utiliza cinco grandes temas para analisar a participação da comunidade escolar: 1) os espaços e mecanismos de participação; 2) quem participa e em que medida; 3) o entendimento do processo de descentralização e autonomia escolar; 4) a eleição do diretor e a construção da proposta pedagógica; e 5) o sentindo em si do que é participar. Identifica que a implantação do processo de gestão democrática a partir de uma diretriz política estratégica reflete a ausência de um debate aprofundado com os atores envolvidos no campo educacional, no qual desenvolvem diferentes sentidos e maneiras de agir.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-15T10:32:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-15T10:32:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Camila Rosa Fernandes; YANNOULAS, Silvia Cristina. Democratização da gestão nas escolas públicas brasileiras: a educação como intervenção participativa. Revista Argumentum, Espírito Santo, v. 2, n. 1, p. 71-93, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/334/245>. Acesso em: 6 fev. 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/31220
identifier_str_mv SOUZA, Camila Rosa Fernandes; YANNOULAS, Silvia Cristina. Democratização da gestão nas escolas públicas brasileiras: a educação como intervenção participativa. Revista Argumentum, Espírito Santo, v. 2, n. 1, p. 71-93, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/334/245>. Acesso em: 6 fev. 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/31220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/31220/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/31220/3/ARTIGO_DemocratizacaoGestaoEscolas.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701
5ac790141f4e485f21e3494f842dd4e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573650356436992