A gestão democrática sob a ótica do dirigente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mercy Rodrigues Ligeiro
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-855HHS
Resumo: Esta dissertação analisa a concepção de gestão democrática do diretor(a) na relação com os processos de participação no cotidiano escolar. Investiga em que medida a percepção do(a) diretor(a) sobre a gestão democrática tem favorecido, ou não, a ampliação dos espaços e processos de participação da comunidade escolar, analisando os aspectos e limites para a sua efetivação. A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso em duas escolas públicas municipais de Belo Horizonte MG por permitir um contato com a realidade do processo investigado. Na coleta de dados, durante a pesquisa empírica, utilizou-se de procedimentos tais como: observações, análise documental (de atas do colegiado e da proposta pedagógica das escolas) entrevistas não estruturadas com docente e funcionária(o) e semi-estruturadas com a diretora de cada instituição. Elaborou-se um quadro de categorização dos dados que direcionou a exposição separadamente de cada caso, e, no último capítulo a apresentação dos resultados de forma comparativa entre os dois estudos de caso. O princípio da gestão democrática na legislação educacional atual tem imprimido às instituições educacionais um novo formato na organização do trabalho, com o envolvimento da comunidade escolar em conselhos escolares. Nesse sentido, a gestão da escola passa a ser realizada de forma descentralizada exigindo do(a) diretor(a) uma nova postura na administração da instituição educativa. A investigação revela que, na ótica do dirigente, a gestão escolar constitui-se enquanto um processo complexo e dicotômico, pois ao mesmo tempo em que favorece a democratização da educação, com maior participação da comunidade nos processos decisórios sobre as demandas da escola, reflete os limites do(a) diretor(a) na condução da administração com essas características. A relevância deste estudo se coloca na tentativa de contribuir para as reflexões que vêm sendo desenvolvidas sobre as políticas educacionais na relação entre o Estado e a escola como forma de garantir maior autonomia para as unidades escolares.
id UFMG_84b56f603f96601633e5c37de79a182d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-855HHS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Angela Imaculada L de F DalbenLeila de Alvarenga MafraMaria de Lourdes Rocha de LimaMercy Rodrigues Ligeiro2019-08-12T18:27:34Z2019-08-12T18:27:34Z2007-10-31http://hdl.handle.net/1843/FAEC-855HHSEsta dissertação analisa a concepção de gestão democrática do diretor(a) na relação com os processos de participação no cotidiano escolar. Investiga em que medida a percepção do(a) diretor(a) sobre a gestão democrática tem favorecido, ou não, a ampliação dos espaços e processos de participação da comunidade escolar, analisando os aspectos e limites para a sua efetivação. A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso em duas escolas públicas municipais de Belo Horizonte MG por permitir um contato com a realidade do processo investigado. Na coleta de dados, durante a pesquisa empírica, utilizou-se de procedimentos tais como: observações, análise documental (de atas do colegiado e da proposta pedagógica das escolas) entrevistas não estruturadas com docente e funcionária(o) e semi-estruturadas com a diretora de cada instituição. Elaborou-se um quadro de categorização dos dados que direcionou a exposição separadamente de cada caso, e, no último capítulo a apresentação dos resultados de forma comparativa entre os dois estudos de caso. O princípio da gestão democrática na legislação educacional atual tem imprimido às instituições educacionais um novo formato na organização do trabalho, com o envolvimento da comunidade escolar em conselhos escolares. Nesse sentido, a gestão da escola passa a ser realizada de forma descentralizada exigindo do(a) diretor(a) uma nova postura na administração da instituição educativa. A investigação revela que, na ótica do dirigente, a gestão escolar constitui-se enquanto um processo complexo e dicotômico, pois ao mesmo tempo em que favorece a democratização da educação, com maior participação da comunidade nos processos decisórios sobre as demandas da escola, reflete os limites do(a) diretor(a) na condução da administração com essas características. A relevância deste estudo se coloca na tentativa de contribuir para as reflexões que vêm sendo desenvolvidas sobre as políticas educacionais na relação entre o Estado e a escola como forma de garantir maior autonomia para as unidades escolares.This paper analyzes the schools headmasters conception about democratic management in relation to its participation process in the schools daily life. It investigates how much the perception of the schools headmasters about the democratic management has favored, or not, the increase in participation spaces and processes for the school community, analyzing the aspects and limits for its effectiveness. The methodological approach used was a case study of two municipal public schools in Belo Horizonte - MG considering that this methodology allowed a closer contact with the reality of the investigated process. The main procedures used for collecting data were: observations; analysis of documents (such as department meetings reports and pedagogical proposal); unstructured interviews with teachers and employees; and semi-structured interviews with the schools headmaster. The data was categorized on a table in order to illustrate each case separately. In the last chapter, the results were presented in a comparative way considering the two case studies. The principle of democratic management in the current educational legislation has imposed to the educational institutions a new format in which labor organizes itself, with the schools community participation taking place through school councils. Thus, school management becomes more decentralized which demands from the schools headmasters a new posture in the administration of the educative institution. This inquiry reveals that, in the schools headmasters point of view, school management is a complex and dichotomical process. At the same time it favors the democratization of education, with the community playing a larger role in the decision-making process on schools demands, these characteristics reflect the boundaries and limitations with which the headmaster has to conduct the schools administration. The significance of this study is in its attempt to contribute to the current discussions on educational politics and the relationship established between State and School in order to guarantee more autonomy to the educational facilities.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoGestão democráticaEscolas  Organização e administração Descentralização administrativa  Trabalho escolarGestão democráticaOrganizaçãoDescentralizaçãoParticipaçãoA gestão democrática sob a ótica do dirigente escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_mercy__1__revis_o_p_s_defesa.pdfapplication/pdf903620https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-855HHS/1/disserta__o_mercy__1__revis_o_p_s_defesa.pdfc8f4161752bdcf57be947887d6d24ae4MD51TEXTdisserta__o_mercy__1__revis_o_p_s_defesa.pdf.txtdisserta__o_mercy__1__revis_o_p_s_defesa.pdf.txtExtracted texttext/plain402549https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-855HHS/2/disserta__o_mercy__1__revis_o_p_s_defesa.pdf.txt49fe74a0aa1413ea8b4edfe7dd057c9cMD521843/FAEC-855HHS2019-11-14 19:17:14.367oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-855HHSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:17:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gestão democrática sob a ótica do dirigente escolar
title A gestão democrática sob a ótica do dirigente escolar
spellingShingle A gestão democrática sob a ótica do dirigente escolar
Mercy Rodrigues Ligeiro
Trabalho escolar
Gestão democrática
Organização
Descentralização
Participação
Educação
Gestão democrática
Escolas  Organização e administração 
Descentralização administrativa  
title_short A gestão democrática sob a ótica do dirigente escolar
title_full A gestão democrática sob a ótica do dirigente escolar
title_fullStr A gestão democrática sob a ótica do dirigente escolar
title_full_unstemmed A gestão democrática sob a ótica do dirigente escolar
title_sort A gestão democrática sob a ótica do dirigente escolar
author Mercy Rodrigues Ligeiro
author_facet Mercy Rodrigues Ligeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Angela Imaculada L de F Dalben
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Leila de Alvarenga Mafra
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria de Lourdes Rocha de Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Mercy Rodrigues Ligeiro
contributor_str_mv Angela Imaculada L de F Dalben
Leila de Alvarenga Mafra
Maria de Lourdes Rocha de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho escolar
Gestão democrática
Organização
Descentralização
Participação
topic Trabalho escolar
Gestão democrática
Organização
Descentralização
Participação
Educação
Gestão democrática
Escolas  Organização e administração 
Descentralização administrativa  
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Gestão democrática
Escolas  Organização e administração 
Descentralização administrativa  
description Esta dissertação analisa a concepção de gestão democrática do diretor(a) na relação com os processos de participação no cotidiano escolar. Investiga em que medida a percepção do(a) diretor(a) sobre a gestão democrática tem favorecido, ou não, a ampliação dos espaços e processos de participação da comunidade escolar, analisando os aspectos e limites para a sua efetivação. A abordagem metodológica utilizada foi o estudo de caso em duas escolas públicas municipais de Belo Horizonte MG por permitir um contato com a realidade do processo investigado. Na coleta de dados, durante a pesquisa empírica, utilizou-se de procedimentos tais como: observações, análise documental (de atas do colegiado e da proposta pedagógica das escolas) entrevistas não estruturadas com docente e funcionária(o) e semi-estruturadas com a diretora de cada instituição. Elaborou-se um quadro de categorização dos dados que direcionou a exposição separadamente de cada caso, e, no último capítulo a apresentação dos resultados de forma comparativa entre os dois estudos de caso. O princípio da gestão democrática na legislação educacional atual tem imprimido às instituições educacionais um novo formato na organização do trabalho, com o envolvimento da comunidade escolar em conselhos escolares. Nesse sentido, a gestão da escola passa a ser realizada de forma descentralizada exigindo do(a) diretor(a) uma nova postura na administração da instituição educativa. A investigação revela que, na ótica do dirigente, a gestão escolar constitui-se enquanto um processo complexo e dicotômico, pois ao mesmo tempo em que favorece a democratização da educação, com maior participação da comunidade nos processos decisórios sobre as demandas da escola, reflete os limites do(a) diretor(a) na condução da administração com essas características. A relevância deste estudo se coloca na tentativa de contribuir para as reflexões que vêm sendo desenvolvidas sobre as políticas educacionais na relação entre o Estado e a escola como forma de garantir maior autonomia para as unidades escolares.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-10-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T18:27:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T18:27:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-855HHS
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-855HHS
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-855HHS/1/disserta__o_mercy__1__revis_o_p_s_defesa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-855HHS/2/disserta__o_mercy__1__revis_o_p_s_defesa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c8f4161752bdcf57be947887d6d24ae4
49fe74a0aa1413ea8b4edfe7dd057c9c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589219792191488