Avaliação de disciplinas semipresenciais de graduação e pós-graduação na área de promoção da saúde na Universidade de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Henry Maia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11095
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2012.
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spelling Avaliação de disciplinas semipresenciais de graduação e pós-graduação na área de promoção da saúde na Universidade de BrasíliaEvaluation of undergraduate and postgraduate semipresential courses in health promotion area at University of BrasiliaEvaluación de los cursos semipresenciales de pregrado y de postgrado en el área de promoción de la salud de la Universidad de BrasiliaAvaliação educacionalEnsino a distânciaEnsino superiorPromoção da saúdeDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2012.A educação vem passando por profundas transformações impulsionadas pelas novas tecnologias da informação e da comunicação, que, por sua vez, têm viabilizado a educação a distância (EaD), criando novas oportunidades e desafios. Na área da saúde, a EaD tem sido cada vez mais utilizada, possibilitando a inserção de alunos e de professores em um mundo mediado pela tecnologia. Atenta a esse contexto, a Universidade de Brasília oferta disciplinas de graduação e de pós-graduação, na modalidade semipresencial, que incorporam as propostas preconizadas nas conferências internacionais sobre promoção da saúde. Nessa perspectiva, a presente dissertação avaliou disciplinas semipresenciais, na área da promoção da saúde, sob a perspectiva do aluno de graduação e de pós-graduação e averiguou diferenças entre os respectivos níveis acadêmicos. Foi utilizada uma metodologia exploratória, em que foram utilizados dados quantitativos, coletados por meio de um instrumento, adaptado a partir das pesquisas realizadas por De Paula e Silva (2004) e Zerbini (2007), que investigaram o perfil dos alunos em termo de suas características sócio-demográficas e escolares, além das reações ao desempenho do tutor, aos procedimentos instrucionais, à interface gráfica e ao ambiente de estudo e aos procedimentos de interação. Os resultados demonstraram que a amostra composta por 148 alunos (80 graduandos e 68 pós-graduandos) apresentou uma predominância, em ambos os grupos, de alunos do sexo feminino; de jovens na faixa etária entre 18 e 34 anos, dos que possuíam computador, dos que realizam as tarefas das disciplinas em casa e dos que já cursaram disciplinas semipresenciais. Pôde-se observar uma semelhança nos hábitos de ensino entre os grupos, com destaque para as preferências relativas ao horário de estudo compreendido entre seis da tarde e meia-noite e estudar sozinho, além de ambos os grupos terem lido mais da metade do conteúdo. As estratégias de aprendizagem avaliadas foram utilizadas adequadamente por ambos os níveis acadêmicos (médias e medianas superiores a 7 em uma escala que variou de 0 a 10). A maioria dos itens relativos ao ambiente de estudo e aos procedimentos de interação, assim como as reações aos procedimentos instrucionais, à interface gráfica e à habilidade do tutor, apresentaram médias e mediana acima de 7 e não foram observadas diferenças estatisticamente significantes entre graduandos e pós-graduandos na maioria dos itens. Conclui-se que as disciplinas de graduação e de pós-graduação foram bem avaliadas e que não houve diferenças expressivas na forma como graduandos e pós-graduandos percebem, estudam e avaliam as disciplinas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe education has undergone for profound changes driven by the new information technologies and communication, which in turn have made possible the distance education (DE), creating new opportunities and challenges. In the health area, the DE has been increasingly used, allowing the inclusion of students and teachers in a world mediated by technology. Mindful of this context, the University of Brasilia offering graduation and post- graduation disciplines, in the form of semipresential, incorporating the proposals that are recommended in international conferences about Health Promotion. From this perspective, this dissertation of masters evaluated semipresential disciplines, in the area of health promotion, from the perspective of an undergraduate student an post-graduate and found differences between their academic levels. We used an exploratory methodology, where quantitative data were used, collected by an instrument, adapted from research made by De Paula e Silva (2004) e Zerbini (2007), who investigated the profile of students in terms of their socio-demographics and school, addition reactions to the performance of the tutor, for instructional procedures, the graphical interface and the learning environment and procedures of interaction. The results showed that the sample composed by 148 students (80 graduating students and 68 post-graduating) it presented a predominance, in both groups, of female students; of young people aged between 18 and 34 years, those who had a computer, of who make the tasks of the disciplines at home and who that already attended to semipresential disciplines. It was possible to observe a similarity in the teaching habits between the groups, with emphasis on the preferences on the study schedule in between 6 pm and midnight an to study alone, beyond of both groups have read more than half of the content. The Learning strategies evaluated were used appropriately by both academic levels (medium and medians greater than 7 on scale ranging from 0 to 10). Most of the items related to the environment of study and procedures of interaction, as well as the reactions to the instructional procedures, the graphical interface and the ability of the tutor, presented medium and medians above 7 and there were no observed differences statistically significant between graduating students and post-graduating on the most items. It is concluded that the disciplines of graduation and post-graduation have been well evaluated and that there were no significant differences in the way as graduating students and post-graduating realize, study and evaluate the disciplines. ______________________________________________________________________________ RESUMENLa educación ha sido objeto de profundos cambios impulsado por nuevas tecnologías de información y de comunicación, que, a su vez, han permitido a la educación a distancia (EaD), creando nuevas oportunidades y desafíos. En materia de salud, la EaD ha sido cada vez más utilizado, lo que permite la inclusión de estudiantes y profesores en un mundo mediado por la tecnología. En este contexto, la Universidad de Brasilia ofrece disciplinas de pregrado y de postgrado en la modalidad semepresencial, que incorporan las propuestas recomendadas en conferencias internacionales sobre promoción de la salud. Desde esta perspectiva, la presente disertación evalúo disciplinas semipresenciales en el área de promoción de la salud, desde la perspectiva del estudiante de pregrado y postgrado y se examinaron las diferencias entre los niveles académicos. Se utilizó una metodología exploratoria, en la que se utilizaron los datos cuantitativos, recogidos por medio de un instrumento, adaptado de la investigación llevada a cabo por De Paula e Silva (2004) y Zerbini (2007), que investigó el perfil de los estudiantes en cuanto a su situación socio-demográfica y de la escuela, y las reacciones a la actuación del tutor, a los procedimientos de instrucción, la interfaz gráfica y el ambiente de aprendizaje y los procedimientos para la interacción. Los resultados mostraron que la muestra estuvo conformada por 148 estudiantes (80 estudiantes de pregrado y 68 estudiantes de postgrado) presentó un predominio, en ambos grupos, de estudiantes femenios, de jóvenes entre 18 y 34 años, de los que tenían un ordenador, de los que realizavan las tareas de las disciplinas en casa y de los que ya estavan estudiado temas semipresencial. Se observó una similitud en los hábitos de estudio entre los grupos, en especial las preferencias para el horario de estudio entre las 18:00 y la medianoche y el estudio solo, y también ambos grupos han leído más de la mitad del contenido. Las estrategias de aprendizaje evaluadas fueron utilizadas adecuadamente por ambos los niveles académicos (medias y medianas de más de 7 en una escala que van desde 0 a 10). La mayoría de los temas relacionados con el ambiente de estudio y procedimientos de interación, así como las reacciones a los procedimientos de instrucción, la interfaz gráfica y la capacidad del tutor, tenían medias y medianas por encima de 7 y no hubo diferencias estadísticamente significativas entre los estudiantes de pregrado y postgrado en la mayoría de los artículos. Se concluye que las disciplinas de grado y posgrado han sido bien evaluados y no hubo diferencias significativas en la forma como los estudiantes de pregrado y de posgrado perciben, estudian y evaluan las disciplinas.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Departamento de Enfermagem (FS ENF)Programa de Pós-Graduação em EnfermagemAlves, Elioenai DornellesPeixoto, Henry Maia2012-09-04T13:25:03Z2012-09-04T13:25:03Z2012-09-042012-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEIXOTO, Henry Maia. Avaliação de disciplinas semipresenciais de graduação e pós-graduação na área de promoção da saúde na Universidade de Brasília. 2012. 92 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11095info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-08T19:54:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/11095Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-08T19:54:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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